Cacoal/RO, 22 de maio de 2024 – 05:12
Search
Search
22 de maio de 2024 – 05:12

15 novos juízes são empossados em Rondônia

Na tarde do dia 22 de abril de 2024, o Tribunal de Justiça de Rondônia testemunhou um momento solene e marcante: a posse de 15 novos magistrados, aprovados no 20º concurso para ingresso na Magistratura do Estado. A cerimônia, realizada na sede do TJRO em Porto Velho, foi conduzida pelo desembargador Raduan Miguel Filho, presidente da instituição, e contou com a presença de uma série de autoridades de outros poderes, magistrados, convidados e familiares, os quais foram homenageados, tanto pelos empossandos quanto pelas autoridades que reconheceram neles o reflexo de uma trajetória de luta e vitórias.

Entre os presentes, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, Vera Paixão, e o procurador de Justiça Carlos Grott, representando o Ministério Público do Estado. Além destes, estavam presentes o defensor público geral, Victor Hugo de Souza Lima, e o procurador do Estado, Thiago Denger, representando o Governo do Estado, dentre outros representantes de instituições ligadas ao judiciário.

Após as formalidades de praxe, que incluíram a execução do Hino Nacional, a leitura do Termo do Compromisso e Termo de Posse, os novos juízes foram chamados, individualmente, para assumir seus cargos. A solenidade foi marcada por discursos repletos de emoção, que ressaltaram a importância da coragem, dedicação e compromisso com a Justiça para o exercício da magistratura.

A juíza substituta Muriel Clève Nicolodi emocionou a todos ao falar em nome da turma. Ela destacou a singularidade de cada trajetória, permeada por desafios superados com determinação e a importância do apoio mútuo durante essa jornada. Com um tom reflexivo, ela enfatizou que “a caminhada foi longa, ninguém vence sozinho”.

Em seguida, a representante da Advocacia compartilhou palavras de reconhecimento e inspiração, celebrando as premiações nacionais conquistadas e desejando sucesso aos colegas em suas futuras empreitadas. Em seu discurso, Vera Paixão transmitiu um sentimento de orgulho pela conquista e pela dedicação demonstrada por cada membro da turma.

A presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), juíza Fabíola Inocêncio, expressou profunda alegria e deu boas-vindas aos novos(as) magistrados(as). Em suas palavras, ela reconheceu os desafios que aguardam cada um no exercício da magistratura, mas também enalteceu esses desafios como oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

O procurador Grott, em seu discurso, trouxe à tona citações inspiradoras de Rui Barbosa e Gonçalves Dias, ressaltando a importância da luta, da força e da bravura no enfrentamento dos desafios que permeiam o universo jurídico. Sua fala foi, acima de tudo, um convite à resiliência e à determinação diante das adversidades.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Gilberto Barbosa Batista dos Santos, destacou a relevância do papel dos novos magistrados como guardiões dos direitos fundamentais e, também, como servidores da Justiça. Ele enfatizou a importância de enfrentar os desafios únicos que se apresentam no exercício da magistratura, promovendo a Justiça com sabedoria e imparcialidade.

O desembargador Roosevelt Queiroz Costa, decano do TJRO, trouxe uma perspectiva histórica ao discurso, recordando os desafios do pioneirismo enfrentados pelos magistrados, que, como ele, iniciaram sua jornada após a criação do Estado, em 1982. Ele destacou a vanguarda do tribunal, que serve como modelo para outras instituições do país; e enfatizou a importância do conhecimento e domínio da lei no exercício da magistratura. Além disso, ressaltou a relevância da formação oferecida pela Emeron para preparar os novos juízes para os desafios que enfrentarão.

Por fim, o presidente do TJRO, Raduan, encerrou os discursos com uma mensagem inspiradora, na qual destacou a importância da confiança que o cidadão deve ter na justiça e a responsabilidade que isso acarreta para os magistrados(as). Ele exaltou a coragem, dedicação e atenção aos detalhes como virtudes essenciais de um bom juiz; e ressaltou que cada processo, cada parte envolvida, demanda cuidado e imparcialidade.

Ainda com relação ao discurso do presidente da Corte, desembargador Raduan, ele comentou sobre a expressão: “ainda há juízes em Berlim”, enfatizando sua origem histórica e sua aplicabilidade atual, e enalteceu a trajetória de estudos e esforços necessários para ingressar na magistratura. Além disso, ressaltou a importância do compromisso com o serviço público e da sensibilidade para compreender a alma humana, reforçando o papel fundamental dos magistrados como servidores da população e guardiões da justiça.

Ao som do Hino Céus de Rondônia, a solenidade foi encerrada, com momentos de confraternização e parabenização aos novos integrantes do Poder Judiciário do Estado de Rondônia.

Confira abaixo a lista dos juízes substitutos empossados:

  • Alle Sandra Adorno dos Santos Ferreira
  • Bruna Borromeu Teixeira Piraciaba de Carvalho
  • Carlos Guilherme Cavalcanti de Albuquerque
  • Elaine Cristina Pereira
  • Hugo Soares Bertuccini
  • Jeferson Antonio Zampier
  • João Felipe Tomazini Assis Carvalho
  • Marcelo Pimenta Cavalcanti
  • Marina Murucci Monteiro
  • Muriel Clève Nicolodi
  • Pauliane Mezabarba
  • Rogério Eduardo Werneck Junior
  • Thiago Milhomem de Souza Batista
  • Victor de Santana Menezes
  • Vinicius de Almeida Ferreira

(Assessoria de Comunicação Institucional/TJRO)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp