O DIA EM QUE TUDO COMEÇOU POR AQUI – HISTÓRIAS (RE)PUBLICADAS

Por Lúcio Albuquerque, repórter
69 99910 8325

OBS: Publicada pela 1ª vez em razão dos fatos históricos do dia 17 de novembro.
17.11.25

O DIA EM QUE TUDO COMEÇOU POR AQUI

Há alguns anos participei do encontro que, conforme os organizadores, seria para definir o Dia da Cultura de Rondônia, e que acabou não sendo definido. Quando passaram às “considerações finais”, perguntei que fatos importantes para nós aconteceram no dia 17 de novembro.
Alguém perguntará, como naquela ocasião o fizeram, “O que aconteceu?”. Os dois fatos têm muito a ver com Rondônia, o mais antigo 36 anos antes de ser criado o Território do Guaporé e, o outro, 38 anos depois do 13 de setembro de 1943.
Sobre os dois fatos, apesar da importância do primeiro para a criação do Estado, ouvi de dois professores de História, neste 17 de novembro, que o mais importante foi aquele de 1903, mesma resposta que repliquei aos participantes da reunião citada inicialmente.
Como há anos passados, a pergunta fiz no dia de hoje, a pessoas que gostam de falar da nossa História e que, afora os dois professores citados no parágrafo anterior, não souberam dizer.
O mais antigo fato, ocorrido nessa data em 1903 foi a assinatura, por representantes bolivianos e brasileiros, do Tratado de Permuta de Territórios e outras Compensações entre o Brasil e a Bolívia assinado na cidade de Petrópolis em 17 de novembro de 1903.
Assinado na cidade serrana de Petrópolis, e por isso no Brasil passou à história a ser clamado “Tratado de Petrópolis”, esse documento permitiu ao Brasil assumir em seu patrimônio a região do Acre, então pertencente à Bolívia, indenizando aquele país com a construção da ferrovia Madeira-Mamoré e 2 milhões de libras esterlinas.
O acerto levou ao surgimento da ferrovia, inaugurada em 1912 e desativada 60 anos depois, o que permitiu à região marginal ao Rio Madeira servir de base para a construção da ferrovia, depois à criação do Território e, em 1981, do Estado de Rondônia.
Ainda sobre Rondônia o 17 de novembro tem grande importância, em razão de ter sido nesse dia, em 1981, que a CCJ da Câmara Federal aprovou o projeto de criação do Estado.
Agora, como outras datas históricas relativas a Rondônia, são mais duas pouco conhecidas e cada vez mais esquecidas, inclusive nas escolas públicas, talvez porque seja mais fácil promover uma festa alienígena no dia 31 de outubro.
PS – Os professores citados no §2º foram Tadeu Vieira (Escola “João Bento”) e Chiquinho (Escola “Murilo Braga”)