A Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal (SEMUSA) informou a disponibilidade de doses pediátricas de vacina contra covid-19, no período de 24 a 28 de janeiro, das 14 às 17 horas. Os pais que tem crianças entre 05 anos e 12 anos incompletos, que tenham comorbidades ou alguma deficiência permanente, podem levá-los à Central de Vacinação, na antiga UCS, fundos para avenida Cuiabá (nas proximidades da Rua dos Pioneiros).
A opção por vacinar primeiro crianças com comorbidades e outras deficiências permanentes leva em conta os maiores riscos a que elas estariam expostas em caso de contraírem essa doença.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as doses pediátricas protegem as crianças contra os efeitos da covid, conferindo-lhe anticorpos, e também ajudarão na proteção indireta de toda a população por aumentar a cobertura vacinal e diminuir a circulação do vírus e suas variantes, além de diminuir os riscos de casos secundários que, sem a vacina, podem ser potencializados.
A Semusa explica que são incontáveis as justificativas éticas, epidemiológicas, sanitárias e de saúde pública que justificam a imunização da população infantil com doses pediátricas. A vacinação é a única proteção da sociedade contra o coronavírus.