Anúncio
Anúncio

Grupo de amigos voluntários entra em ação para produzir máscaras artesanais para doação em Cacoal

13/04/2020

Compartilhar:

Nos últimos anos, um grupo de amigos e amigas se uniram com o objetivo de promover campanhas de conscientização em Cacoal sobre as doenças que acometem a população como, por exemplo, os diversos tipos de câncer. O grupo, que teve início com poucos participantes, hoje se tornou uma rede de solidariedade com a participação de mais de 100 voluntários.

Diante da pandemia do novo coronavírus e da escassez de máscaras, um dos equipamentos de proteção individual mais recomendados pelas autoridades de saúde rondonienses, brasileiras e mundiais, o grupo “Amigos em Ação” resolveu agir e lançou a nova campanha “Máscaras do Amor, com o objetivo de confeccionar máscaras que estão sendo doadas principalmente as entidades sociais de Cacoal”.

Respeitando todas as recomendações, cada integrante do grupo assumiu sua função e, evitando ao máximo aglomerações, tem desempenhado o seu papel dentro do novo projeto, conforme explica a pedagoga Ana Cléia Monteiro Baima, uma das principais ativistas do grupo.

“Somos uma corrente do bem, onde cada um é um elo, cada um faz a sua parte. Algumas pessoas doam o material, outras fazem o corte, as costureiras participam com a costura, outras esterilizam as máscaras, outros fazem o transporte dos materiais de um lugar ao outro e outras pessoas vão às instituições para fazerem a doação. Todo o trabalho é voluntário e está sendo feito seguindo ao máximo as medidas de higienização necessárias”, ressalta.

Adriana Aparecida da Silva, artesã e uma das costureiras voluntárias no projeto, diz que a oportunidade de contribuir tem feito a diferença nesse momento de isolamento social em prol da saúde de todos. “É um prazer enorme poder contribuir na confecção dessas máscaras. Assim como eu, diversas costureiras estão apoiando esta causa, tornando o seu lar um ponto de apoio, contribuindo neste momento tão difícil que o mundo inteiro está enfrentando. Apesar da distância que precisamos manter, este é um momento de união para enfrentarmos mais esta dificuldade”, enalteceu Adriana.

A confecção das máscaras pelos voluntários do grupo “Amigos em Ação”, em Cacoal, teve início no dia 20 de março e, até hoje, aproximadamente 1500 máscaras já foram produzidas pelo grupo que se dividiu na organização e na realização das tarefas. Um dos grupos é composto por voluntários que recolhem as máscaras prontas junto às costureiras e procedem com a lavagem, esterilização e embalagem das mesmas.

“Este processo é importante para garantir a higienização de todas as máscaras produzidas. Todas ficam de molho, por pelo menos 20 minutinhos, no hipoclorito de sódio. Depois essas máscaras são passadas, embaladas e seguem para a doação. Estamos seguindo um processo bastante rigoroso, pois sabemos que a higiene é a principal aliada no enfrentamento ao coronavírus”, relata Rose Hilarimdo, empresária e voluntária.  Vale ressaltar que o hipoclorito de sódio, assim como o álcool 70%, são recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para limpeza e desinfecção de superfícies e produtos.

Entre as instituições e entidades que já receberam parte da produção do grupo “Amigos em Ação”, de Cacoal, estão o Hospital do Câncer São Daniel Comboni, comunidades terapêuticas e o Abrigo Pingo de Gente. Além disso, no primeiro dia de abril, parte do grupo, em parceria com outras instituições, realizaram uma ação nas margens da rodovia BR-364, nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal, entre Cacoal e Pimenta Bueno.

“Essa ação nos deixou bastante animados e ainda mais engajados. Nos unimos ao Conselho da Mulher, Secretaria de Saúde e outros parceiros para promover a entrega de kits e a conscientização de caminhoneiros que precisam viajar o Brasil inteiro, para manter o país abastecido, para que não nos falte nada.  Com o auxilio da PRF, pudemos entregar cerca de dezenas de kits, incluindo as máscaras produzidas através da campanha “Máscaras do Amor. Ações como estas mostram que a nossa dedicação vale a pena”, emociona-se a advogada Janete Prates, voluntária do projeto.

Na oportunidade, foram distribuídos aos caminhoneiros aproximadamente 150 kits contendo máscaras produzidas pelo grupo de voluntários, álcool gel e material informativo a respeito da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“Estamos muito felizes com a união de todos. Somos um grupo de amigos que nos unimos, por diversas vezes, em prol de campanhas de prevenção. Neste momento de pandemia não seria diferente. Nos engajamos na produção de máscaras caseiras, atendendo todas as recomendações para produzirmos um material dentro da qualidade necessária e estamos fazendo a nossa parte para enfrentar o coronavírus. Mas queremos pedir, àqueles que podem, que fiquem em casa. Precisamos entender que neste momento, a melhor ação é evitarmos o convívio social pois desta forma evitarmos a propagação do vírus”, finalizou a professora Penha Simão, também voluntária do grupo “Amigos em Ação”.

Nos últimos dias, servidores do campus de Cacoal da Universidade Federal de Rondônia uniram-se à causa e decidiram trabalhar em parceria com o projeto “Máscaras do Amor”. No período da tarde, a Unir se tornou um ponto de coleta para doações de tecido 100% algodão, linhas e elástico (6, 8 ou 10mm). Ou, através dos telefones (69) 98106-1711, (69)98495-4501, as doações podem ser feitas sem a necessidade de sair de casa. Uma equipe vai até a residência dos colaboradores buscar as doações.

Outro telefone disponível para para quem queira fazer doações de materiais ou se juntar ao grupo em prol desta causa, oferecendo mão de obra, é o do grupo “Amigos em Ação” (69) 99265-0072 (Ligação) e 98477-6443 (WhatsApp).

(Texto: Giliane Perin)

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Conab aponta aumento da produção de milho em Rondônia

A colheita do milho 2ª safra está em ritmo acelerado em todo o estado de Rondônia, com cerca de 20% […]

09/07/2020

Cinco ruas do Jardim Bandeirantes serão contempladas com asfalto e drenagem

Em live nas redes sociais nesta quinta-feira de manhã, a prefeita Glaucione Neri, anunciou que mais uma obra de infra-estrutura […]

09/07/2020

Parte dos recursos do novo Bolsa Família já está comprometida neste ano

Dos R$ 20 bilhões do abono salarial, mais de R$ 14 bilhões já foram desembolsados BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Além da […]

09/07/2020

Bolsonaro sonda três evangélicos para o MEC após pressão de aliados

O presidente tem afirmado, em conversas reservadas, que busca um nome com perfil semelhante ao do ministro interino da Saúde, […]

09/07/2020