Pesquisa quer identificar nível de imunização para Covid-19 no Brasil; 33 mil serão testados

15/04/2020

Compartilhar:

O Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, vai medir o nível de imunização da população brasileira ao coronavírus, para identificar de que forma o vírus está se propagando pelo país.

Cerca de 33 mil pessoas de 133 municípios brasileiros serão submetidas ao teste ra pido que detecta a presença de anticorpos IgM (de infecc a o mais recente) e IgC (de infecc a o mais antiga) a partir de amostras de sangue coletadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, que apoia a pesquisa, com o resultado do estudo será possível criar políticas públicas mais eficientes e baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do novo coronavírus no território brasileiro.

A expectativa é que com o trabalho sejam esclarecidas três questões sobre o vírus no Brasil: o número de infectados; a velocidade com que o vírus tem se espalhado; e a taxa de letalidade da Covid-19 na região.

O projeto piloto teve início no dia 6 de abril, no Rio Grande do Sul. 18 mil pessoas farão o teste rápido para o coronavírus e já  começaram a ser entrevistadas.

Em cada munici pio, a pesquisa vai sortear aleatoriamente 25 setores para coleta de dados. Em cada setor, serão sorteadas dez reside ncias e um morador de cada casa, totalizando 250 pessoas por munici pio.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Governo decreta isolamento restritivo em Porto Velho a partir de sábado, 6

Inicia neste sábado (6), o período de isolamento restritivo que segue até o dia 14 deste mês. As medidas foram discutidas […]

05/06/2020

Ações contra desmatamento e queimadas são intensificadas em RO

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), intensifica ações de prevenção de combate ao […]

05/06/2020

Mês do doador - Fhemeron reforça importância da doação de sangue em Rondônia

A pandemia da Covid-19 fez os hemocentros do Brasil registrarem queda nos estoques de sangue. Por este motivo, a Fundação de Hematologia […]

05/06/2020

Sistema Penitenciário de Rondônia recebe álcool em gel produzido a partir de parcerias no Estado

Foram entregues 1.600 litros de álcool em gel para o Sistema Penitenciário de Rondônia. Essa produção foi fruto de uma […]

05/06/2020