Governo Federal envia ventiladores pulmonares para Rondônia reforçar o combate à Covid-19

19/05/2020

Compartilhar:
Ventiladores Pulmonares

No último domingo (17), o governo de Rondônia, por meio da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), recebeu 25 ventiladores pulmonares, sendo 20 de leito e cinco de transporte usados em ambulâncias, que foram enviados pelo Ministério da Saúde para reforçar o combate à Covid-19 no Estado.

Em coletiva nesta segunda-feira (18), o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, agradeceu a parceria entre o governo estadual e federal no enfrentamento à pandemia.

“O governador Marcos Rocha está em constante contato com o presidente Bolsonaro, para conseguir reforço para Rondônia, e essa doação é fruto dessa parceria associada ao empenho da deputada Mariana Carvalho, que vem auxiliando bastante. Estamos muito felizes com essa doação”, destacou Fernando Máximo.

Os ventiladores pulmonares são de extrema importância, pois dão total suporte ao paciente quando os órgãos vitais são prejudicados comprometendo a respiração. Em outras palavras, o ventilador pulmonar substitui a respiração humana, mantendo o organismo ativo.

AQUISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS

O governo do Estado aguarda ainda a chegada de mais 30 ventiladores pulmonares, comprados em março de 2020, e 200 bombas de infusão, de tecnologia alemã, usadas na aplicação dos medicamentos em pacientes internados.

“Antes da confirmação dos primeiros casos, a Sesau se antecipou montando estratégias e comprando estes equipamentos que hoje, além de escassos, demoram muito a chegar, devido aos trâmites para aquisição. Estamos trabalhando frente à pandemia em busca da diminuição dos casos”, concluiu o secretário.

CEMETRON

Dentro do planejamento antecipado da Sesau, para ampliação de leitos no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), que é a referência hospitalar estadual, para pacientes com o novo coronavírus, o Estado fez a aquisição também de 44 equipamentos entre eles: ventiladores pulmonares mecânicos, cardioversores, monitores e leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para suporte à vida. Estes aparelhos foram entregues no mês de março.

(SecomRO)

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Mega-Sena acumula e próximo sorteio deve pagar R$ 45 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2266 da Mega-Sena, realizado ontem (30), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, […]

31/05/2020

Rondônia fecha o mês de maio de 2020 com 2.157 pacientes recuperados

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da […]

31/05/2020

Cacoal tem a primeira vítima do Covid-19

Na madrugada deste domingo, 31, Cacoal registrou o primeiro óbito por COVID-19. Segundo as informações repassadas pela Secretaria Municipal de […]

31/05/2020

Rondônia bate recorde nessa semana de recuperação de pacientes com covid-19

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da […]

30/05/2020