Anúncio
Anúncio
Anúncio

Semana do Meio Ambiente: Sustentabilidade a partir da conscientização

02/06/2020

Compartilhar:

A integração de três fatores é fundamental para que a vida do planeta flua em equilíbrio. Compromissos reafirmados pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, na resolução que instituiu a sua Política de Sustentabilidade, atendem a essa necessidade, com atuação justa socialmente, ambientalmente responsável e economicamente viável. O Nages – Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental do TJRO, realiza, nesta Semana do Meio Ambiente, uma programação que, compatível com o período de isolamento social, tem como objetivo contribuir para ampliar a consciência da sociedade rondoniense sobre o tema e reforçar a importância do assunto para todos.

O que é sustentabilidade?

Infografico cinco elementos PORTUGUESE

Segundo a Organização das Nações Unidas, “Desenvolvimento Sustentável é o capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”. Em outras palavras, o desenvolvimento sustentável é aquele que assegura o crescimento econômico, sem esgotar os recursos para o futuro.

O conceito surgiu em 1983 e foi criado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, (ONU). 

O que sustenta a sustentabilidade?

guilhermeBaldanePresJPG

Um  tripé de princípios e o seu equilíbrio é necessário para que a sustentabilidade se concretize: social, ambiental e econômico. Unindo o aspecto social, que visa a inclusão e contribuição para que todos possam ter uma vida digna, ao aspecto ambiental, minimizando ao máximo os impactos ambientais causados pelas ações do homem, ao desenvolvimento econômico atrelado às necessidades sociais e ambientais visando não somente o lucro, mas o bem-estar e qualidade de vida da população. 

Surge ainda o quarto aspecto, o cultural, que é a capacidade de ter um modelo de desenvolvimento que preserve a diversidade, aliado aos demais pilares.

Para Guilherme Baldan, juiz auxiliar da presidência responsável pela área, “é importante trazer um olhar mais amplo e dedicar mais atenção ao tema, pois a sustentabilidade é um assunto transversal em que o ser humano é parte integrante, e como instituição, é importante que tenhamos entendimento do conceito para, concretamente, aplicarmos em nossa atuação, sempre respeitando e atendendo às expectativas e interesses de todas as partes envolvidas”.

Política de Sustentabilidade

collagePilaresSustjpg

Conforme a Política de Sustentabilidade do TJRO, o Judiciário é portador da responsabilidade social e ambiental como atributos de valor institucional, comprometendo-se com o empenho na melhoria de práticas sociais e ambientais responsáveis, buscando sempre atender às necessidades imediatas da sociedade, bem como adotar rigorosa atenção nas tomadas de decisão, considerando as possíveis implicações sociais e ambientais futuras.

A partir da declaração da Política, por meio da Resolução n. 143/2020-TJRO, o Poder Judiciário do Estado de Rondônia se compromete em rever seus processos adequando seus planos, programas e projetos de trabalho para obter melhores resultados alinhando os aspectos da sustentabilidade.

(Assessoria de Comunicação Institucional – TJRO)

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Mariana Carvalho pede a ministro atendimento dos pleitos de municípios

Em audiência com o Ministro Rogério Marinho, a deputada Mariana Carvalho pediu a liberação de recursos para obras e ações […]

07/07/2020

Municípios com leitos de UTI próprios ou locados para o tratamento da Covid-19 poderão evoluir de fase em Rondônia

O governo de Rondônia editou o novo Decreto n° 25.195, na noite de 6 de julho de 2020, que estabelece novos critérios […]

07/07/2020

Começam as inscrições para o Sisu

Até sexta-feira (10) serão oferecidas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior do país A partir de […]

07/07/2020

SESI retoma atendimentos odontológicos de urgência e emergência

O Serviço Social da Indústria (SESI), através da Coordenação de Segurança na Indústria (SSI), informa que retomará os atendimentos dos […]

07/07/2020