Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

Locomotiva 6 vira atração no Memorial Rondon

07/07/2020

Compartilhar:
Resgate Da Locomotiva 6 Da Madeira MamorÉ 04 07 20 Fotos Edcarlos Carvalho 5
Uma viagem no passado glorioso da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Uma viagem no túnel do tempo. Essa é a sensação que os portovelhenses e turistas podem ter ao ficar frente-a-frente com a histórica locomotiva 6 que viveu o passado glorioso da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e hoje se transformou na verdadeira atração do Memorial Rondon, localizado na antiga Vila de Santo Antônio em Porto Velho. A lendária máquina que tanto já percorreu a linha férrea transportando borracha nos idos de 1900, saiu do limbo, onde estava há décadas no esquecimento para ser atração turística.

Antes, a locomotiva 6, também conhecida como Baldwin, estava literalmente abandonada em um dos galpões da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Foram várias tentativas de remoção da Baldwin, que só aconteceu no dia 4 de julho, quando por coincidência foi a mesma data que iniciou a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em 4 de julho de 1907, há 113 anos.

“O Memorial é o produto turístico com maior número de visitantes registrados no Estado”, lembra o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior.

PARCERIAS

O superintende da Setur, destacou que a transferência da Baldwin 6 só foi possível, através de contrato feito entre a Santo Antônio Energia com a empresa JJ Construções, responsável pela execução do serviço.

Para a remoção da máquina, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), realizou em tempo recorde a elaboração do projeto, preparou a base que receberia a locomotiva no Memorial Rondon e efetivou serviços de terraplanagem na estrada, para que não houvessem danos no momento da transferência da locomotiva.

Todos os projetos e ações foram submetidos a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que aprovou e acompanhou o passo a passo dos procedimentos, assim como a parceria da Fundação Cultural (Funcultural), que ajudou na emissão da declaração autorizativa para a retirada da locomotiva e para contratação de seguro para o deslocamento.

O projeto para o translado da locomotiva , também teve o apoio do vereador Aleks Palitot, da administração da Associação dos Ferroviários, e da Energisa.

Gilvan salientou o trabalho da equipe da Setur nas ações que resultaram no deslocamento da máquina Badwin 6 para a plataforma no Memorial Rondon.

Leia Mais:

 Locomotiva 6 da Madeira-Mamoré deixa o pátio ferroviário para ser vista no Memorial Rondon, em Porto Velho

 Governo de Rondônia, prefeitura e vereador discutem melhorias para o Memorial Rondon


(Fonte – Texto: Secom – Foto: Edcarlos Carvalho e Lobo Silva – Secom – Governo de Rondônia).

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Covid-19: Cirone anuncia unidade de tratamento para povos indígenas de Cacoal e região

O estado de Rondônia já registrou mais de 40 mil casos de pacientes diagnosticados com a Covid-19. O crescimento do […]

12/08/2020

Heuro realiza primeira sessão de diálise em pacientes internados em Cacoal

Na terça-feira (11), um novo avanço foi registrado na saúde pública em Cacoal. Pela primeira vez, um procedimento de diálise […]

12/08/2020

Turismo interno é a oportunidade dos rondonienses conhecerem os atrativos do Estado

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) e junto aos municípios rondonienses, conselhos municipais, associações […]

12/08/2020

Bolsonaro sanciona projeto que permite renegociação de empresas do Simples Nacional

O presidente Jair Bolsonaro assinou na tarde da quarta-feira (5) um projeto que permite a renegociação das dívidas de empresas […]

12/08/2020