Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

Filhos se inspiram na trajetória do pai, oficial da Polícia Militar de Rondônia

07/08/2020

Compartilhar:
Família Cerqueira 1

Ao ingressar na Polícia Militar do Estado de Rondônia em 1982, o jovem Silvio Carlos Cerqueira jamais imaginava que mais de 30 anos depois acompanharia a evolução de seus filhos na instituição à qual serviu por 32 anos, quando se aposentou como major em 2008.

Major Cerqueira ingressou na Polícia Militar como soldado.  Em 1986, fez o curso e seguiu as promoções de sargento, tornando-se oficialmente 1º sargento da PMRO em 1992. Mas sua trajetória não parou por aí. Em 1995 prestou concurso para oficial da instituição. Aprovado, cursou a Escola de Formação de Oficiais D. João VI, no Rio de Janeiro. De volta à Rondônia, cumpriu sua missão enquanto sub-comandante da 3ª Companhia, do 4º Batalhão da Polícia Militar, em Pimenta Bueno e Cacoal, quando passou para o quadro da Reserva.

A relação do major Cerqueira com a Polícia não acaba aí. Hoje ele acompanha e se orgulha da trajetória que seus filhos Gustavo e Gabriel vem traçando na mesma corporação a qual se dedicou por mais de três décadas. Gustavo, hoje, sargento Cerqueira, ingressou na PMRO em 2002 e de lá pra cá serviu em Jaru, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e atualmente atua em Cacoal, no Patamo (Patrulhamento Tático Móvel).  Já Gabriel, soldado Cerqueira, após concluir o Curso de Formação, em Porto Velho em 2016, atua há quatro anos na Polícia Militar servindo em Ariquemes.

O caminho trilhado por “Cerqueira Pai” na corporação foi extremamente inspirador para seus filhos, tanto para o sargento quanto para o soldado Cerqueira, que hoje se dedicam diuturnamente à segurança pública do Estado de Rondônia. Para eles, não há exemplo melhor de pai e policial.

“Meu pai sempre foi meu exemplo como homem e referência como policial, pois sempre preservou pela honestidade e integridade. Sempre foi um alicerce em minha vida, com grandes feitos na Polícia Militar de Rondônia. Foi minha fonte de inspiração para ingressar na polícia, no intuito de zelar pela justiça assim como ele. Meu exemplo, meu orgulho e minha inesgotável fonte de inspiração com certeza. Devo o que tenho e o que sou graças à sua criação”, orgulha-se o soldado Cerqueira.

Sentimento esse compartilhado também por seu irmão, o sargento  Cerqueira. “Com toda a certeza meu pai foi minha inspiração. Sempre o admirei, por isso tentei seguir os seus passos e até hoje lhe tenho como exemplo. Todo dia tento fazer pelo menos um terço do que ele fez pela PMRO. Além de um ótimo profissional, sempre foi um exemplo dentro de casa. Se tem uma palavra pra resumir, seria orgulho”, ressalta.

Já para o major Cerqueira ver seus filhos galgando seu espaço e contribuindo com a Polícia Militar, é uma grande emoção. “Pai é coruja por natureza. Ter dois filhos, um em Ariquemes e o outro em Cacoal, servindo à PM, trilhando o mesmo caminho, com honradez, é muito gratificante. Fico muito satisfeito de vê-los hoje como pais de família, agindo dentro da honestidade. Todos os conselhos que eu pude dar a eles, dei ao longo da vida, da juventude. Agora é a vida que trará os conselhos que eles precisam para evoluir”, enfatiza.

Em relação à sua passagem pela Polícia Militar, o major da reserva resume em poucas palavras. “Foram 32 anos de serviço, de erros e acertos, que me propiciaram criar meus filhos. Uma experiência bem interessante, que guiou a minha vida. Se me pedissem se eu faria tudo novamente, faria. Procurando errar menos”, responde com muita humildade.

(Giliane Perin / Fotos: João Ricardo Marques e Arquivo Pessoal /Secom – Governo de Rondônia)

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Reeducandas de Cacoal confeccionam uniformes no projeto “Costurando a Liberdade”

O Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com o Tribunal de Justiça […]

26/09/2020

Média de mortes por covid-19 no Brasil cai 10,35% em uma semana

A média diária de mortes por covid-19, de acordo com a média móvel de sete dias, no Brasil chegou a […]

26/09/2020

Jogo Palmeiras x Flamengo está suspenso

O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) suspendeu a partida entre Palmeiras e Flamengo, inicialmente marcada para 16h deste domingo (26), […]

26/09/2020

Justiça manda bloquear 40% do fundo eleitoral do PT para pagar dívidas

A Justiça de São Paulo condenou o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) a repassar 40% do fundo eleitoral […]

26/09/2020