Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

CACOAL: A EDUCAÇÃO, AS PERSEGUIÇÕES E O MINISTÉRIO PÚBLICO…

Coluna do Xavier de 11 de setembro de 2020

11/09/2020

Compartilhar:

A pandemia provocada pelo coronavírus vai deixar marcas indeléveis na sociedade brasileira e em todos os setores das atividades essenciais, como a Educação. Por mais que tentemos fazer algum prognóstico, dificilmente será possível precisar os problemas. O processo de ensino sofrerá perdas que não sabemos quando serão reparadas, ou se, um dia, serão reparadas.

Além disso, há os problemas de ordem política ou administrativa, como é o caso do sistema de perseguição montado contra minha pessoa pelo Coordenador Regional de Ensino de Cacoal, sem que haja nenhuma razão para tal situação. O que mais impressiona é constatar que há pessoas batendo palminhas para ele e comemorando esse tipo de conduta, enquanto a Educação agoniza…


No ano passado, não consigo lembrar a data com precisão, eu recebi uma notificação do Ministério Público de Rondônia, assinada pela promotora Luciana Ondei Rodrigues Silva. Naquela oportunidade, ela queria saber onde eu trabalhava, quantas aulas dava e como cumpria meu contrato.

Como eu sempre fui lotado com uma quantidade de aulas bem acima daquilo que a lei estabelece, não vejo nenhuma dificuldade para responder a esse tipo de questionamento, porque a promotora está corretíssima em apurar os fatos, quando alguém denuncia. A única coisa que fiquei chateado foi porque, ao constatar que não havia absolutamente nada de errado com minha vida profissional, o Ministério Público deveria mandar outra cartinha, dizendo isso. Não mandou, mas tudo bem!!

Não obstante o fato da ausência da cartinha, considero a Doutora Luciana Ondei uma das mais brilhantes profissionais do Ministério Público de Rondônia. Já tive o privilégio de assistir a vários julgamentos em Cacoal nos quais ela atuação impecável. Aliás, só não vou falar que todos os membros do Ministério Público do Brasil são brilhantes, porque considero Deltan Dallagnol absolutamente incompetente e partidarizado, mas não posso falar a mesma coisa sobre a promotora Luciana, porque eu seria mentiroso, leviano e injusto.


Dito isso, e considerando a teoria de outro brilhante promotor, Rodrigo Janot, de que “pau que dá em Chico dá em Francisco”, sugiro ao Ministério Público de Cacoal que procure saber, por que a Coordenação Regional de Ensino está me perseguindo. Eu tenho sido sistematicamente perseguido, apenas porque enviei um documento à diretora da escola, dizendo que considero uma vergonha o governo exigir que os professores gastem dinheiro para produzir aulas, considero uma vergonha o governo exigir registro de aulas, sem que os alunos estejam sendo atendidos com amplitude, e considero uma vergonha o Coordenador Regional de Ensino se juntar com a diretora para me perseguir, apenas porque penso isso.

Os professores estão fazendo de tudo para produzir aulas, os professores estão fazendo milagres para atender os alunos, mas, infelizmente, todos os dias, acontecem “lives” com aulas que apenas três ou quatro alunos, de turmas de 35 ou 40, estão conectados. E por que isso acontece? Porque existem centenas de alunos que não possuem computador em casa, não possuem internet, não possuem créditos no celular…

A diretora da escola Bernardo Guimarães ficou magoada comigo, porque eu falo que é vergonhoso preencher diário como se as aulas tivessem sido dadas para 35 alunos, quando três ou quatro conseguiram assistir. Eu fui até a Coordenação de Ensino reclamar para o coordenador que estou sendo perseguido, mas ele disse que não pode fazer nada…


Agora, para fazer justiça, não posso culpar a diretora pelas perseguições. Ela é uma pobre coitada, semianalfabeta e que precisa do cargo de diretora, porque não sabe fazer outra coisa. Em outras ocasiões, quando ela perseguiu outros colegas, foi sempre com total apoio do Coordenador de Ensino. Como posso ficar inimigo de uma pessoa como ela??? Seria algo absolutamente injusto!!!

Com relação à minha conduta profissional, se eu cometer alguma coisa errada, tenho que responder sindicância, processo administrativo, ser investigado e punido. Mas é muito desleal a maneira como a diretora tem agido, por orientação do Coordenador de Ensino.

Eu estou entre os melhores professores de Rondônia, eu sou excelente professor da Língua Portuguesa, Espanhol, História. Alguém pode falar que sou arrogante… Posso até ser arrogante, como pessoa; posso até ser mais-ou-menos, como pessoa… Mas, como professor, estou entre os melhores. Perseguir um professor da minha qualidade é muita burrice!!!

A coitada da diretora é tão burra, que me persegue baseada em Regimento Interno de escola. A coitada faz isso, porque desconhece a Lei Complementar 68/92, desconhece a Lei 680/12 e desconhece a legislação em geral. A diretora certamente me persegue, porque não conhece a legislação citada e porque precisa do cargo. Neste caso, registro minha solidariedade a ela…


A Coordenação de Ensino de Cacoal também nunca respondeu os documentos que enviei. Neste caso, ou o Coordenador de Ensino perdeu os documentos, ou está escondendo alguma coisa. Aliás, quero registrar que fui aluno do professor Bertino, mas prometo nunca mais me matricular em uma instituição em que ele dê aulas, porque estou profundamente desapontado com a forma com a qual ele tem conduzido a CRE. Com relação à doutora Luciana, caso ela possa me receber para 15 minutos de audiência em seu gabinete, vou mostrar a ela os documentos enviei para solicitar informações da Coordenação de Ensino e vou explicar por que o coordenador nunca vai me entregar. Vale registrar, para ser bem claro, que nenhum servidor lotado na Coordenação Regional de Ensino fez nada contra mim e reconheço que naquele local existem excelentes profissionais. Não posso generalizar os fatos apenas porque o coordenador é incompetente. Ali na coordenação tem várias pessoas que merecem minha total confiança, como profissionais de educação e como pessoas. Quanto ao coordenador, a única coisa que lamento é ter um diploma de um curso de pós-graduação que fiz no qual ele foi meu professor… Tenho dito!!!!

FRANCISCO XAVIER GOMES – Professor da Rede Estadual e Articulista

Compartilhar:
Categorias: Colunistas

Notícias Relacionadas

Coluna Boca Maldita –Rodoviária Fechada (22.01.2021)

CHEGOU A VACINA!!! O estado de Rondônia, assim como todos os demais estados da federação, comemorou com muito entusiasmo a […]

22/01/2021

Coluna Papudiskina - A vacinação, o marketing político e o desrespeito ao povo brasileiro

O Brasil finalmente iniciou o processo de vacinação contra o coronavírus, com um número de doses insignificante e muito desrespeito […]

22/01/2021

Coluna Campo e Lavoura - Conta salgada (22.01.2021)

Conta salgada…!     Com o colapso provocado na economia pelo coronavirus batendo na porta de milhares de brasileiros, a pergunta […]

22/01/2021

Coluna do Xavier - Cacoal: A Vacina, o Negacionismo e a Pirotecnia... (22.01.2021)

A população de Rondônia criou uma grande expectativa, quando a imprensa informou que chegariam ao estado os lotes de vacina […]

22/01/2021