Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

Rolim de Moura entra na rota do Mapeia Rondônia com a realização de 460 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19

19/09/2020

Compartilhar:

Drive-thru movimentou o município de Rolim de Moura, com realização de testagens rápidas para diagnostico da Covid-19

A realização de testes rápidos, com objetivo de identificar a infecção pelo coronavírus na população, movimentou durante toda a manhã de sexta-feira (18), o município de Rolim de Moura, quando foi realizada mais uma ação do projeto Mapeia Rondônia desenvolvido pelo Governo do Estado para testes em massa, visando na detecção e em caso de resultado positivo, iniciar rapidamente as providências relacionadas à prevenção e ao tratamento. Os testes rápidos ocorreram no formato de drive-thru, onde foram realizadas 460 testagens em pouco mais de quatro horas de atuação.

O Governo do Estado chegou ao 7º drive-thru, totalizando mais de 5.600 testes rápidos realizados neste formato, distribuídos da seguinte forma: Porto Velho – 6 de junho (mil testes, destes 112 tiveram resultado positivo); Cacoal – 13 de junho (598 pessoas fizeram os testes, com 23 testando positivo à Covid-19); Extrema – 27 de junho – (200 testes rápidos, dos quais 11 testaram positivos); Porto Velho – 4 de julho – (1.543 testes, dos quais 261 foram positivados); Vista Alegre do Abunã – 11 de julho (500 testes rápidos, destes 35 pessoas testaram positivo); Ji-Paraná – 21 de agosto – (1.330 testes rápidos, 111 testaram positivo, 40 no drive-thru do Centro e 71 nas Unidades Básicas de Saúde).

Em Rolim de Moura, a testagem rápida foi dividida em duas frentes, com uma estrutura toda montada pelo Governo de Rondônia no Espaço Alternativo da cidade, onde foram realizados 407 testes. Já a outra frente de trabalho ocorreu na Unidade Básica de Saúde, com 53 registrados, totalizando 460. Dos testes rápidos realizados em Rolim de Moura, 64 apresentaram resultados positivos. Vale destacar que o Governo, durante todo o enfrentamento ao coronavírus, também incentivou e participou de ações de testagens rápidas realizadas por outros municípios.

NO TOPO DO RANKING NACIONAL

Com as ações do projeto Mapeia Rondônia, o Governo garantiu com que o Estado se mantivesse no topo do ranking nacional entre os que se destacam no trabalho com a população para detectar a infecção da doença antes que, em alguns casos, pudesse atingir o estágio mais grave.

Em menos de 15 minutos, a pessoa já saía com o resultado dos testes rápidos
Somado ao projeto Mapeia Rondônia, há a rápida resposta do Governo na informação exata com detalhamentos relativos à pandemia do coronavírus, o que tem garantido ao Estado um nível alto com parâmetros de qualidade de dados. Dessa forma, Rondônia se mantém no topo do ranking nacional do Índice de Transparência da Covid-19, uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) que avalia a qualidade dos dados e informações que têm sido publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.

Rolim de Moura entra na rota do Mapeia Rondônia com a realização de 460 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19

Em menos de 15 minutos, a pessoa já saía com o resultado dos testes rápidos

Segundo explicado pelo secretário-adjunto de Estado da Saúde, Nélio de Souza, trata-se de um projeto mantido pelo Governo de Rondônia que visa levar à população uma testagem em massa, considerada importante, pois identifica as pessoas que estão acometidas pela Covid-19, podendo iniciar de imediato o tratamento.

“Dessa forma, se consegue fazer um tratamento prévio com essas pessoas e, consequentemente, impedindo com que o paciente com a Covid-19 posso parar no leito de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esse projeto tem sido destacado pelo governador do Estado, coronel Marcos Rocha, e objetiva realmente trazer uma segurança para a população. Se a pessoa apresentar positivo à Covid-19, ela sairá  já com o kit de tratamento para que possa se tratar em sua casa”, disse o secretário-adjunto, lembrando que o projeto Mapeia Rondônia está previsto para ser executado durante toda a pandemia do coronavírus, ou seja, enquanto não surgir uma vacina eficaz, o Governo do Estado estará com o projeto ativo para atender a população.

Conforme o boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia, publicado na quinta-feira (17), em Rolim de Moura registrava ainda 1.405 casos confirmados, apresentando uma grande quantidade de casos recuperados, com 1.302 no total.

RECONHECIMENTO PELA INICIATIVA

O 7º drive-thru organizado diretamente pelo Governo de Rondônia, teve inicio às 9 horas de sexta-feira (18) e o primeiro a ser atendido foi o aposentado Cirilo da Cunha que destacou a iniciativa do Governo em levar à população essa ação para o diagnóstico da Covid-19. “Todos estão de parabéns. Isso que deve ser feito mesmo e o mais importante é cuidar do povo, como está fazendo”, enfatizou.

“É mais fácil, para que possamos tirar logo a dúvida se estamos ou não com a Covid-19. Foi tudo muito rápido e em menos de 15 minutos saímos com o resultado”, disse a operadora de caixa de uma loja, Cícera Patrícia.

Já a odontóloga Elisângela Fátima acredita ser fundamental que o Governo do Estado se preocupe com a saúde da população. “Foi muito fundamental para todos. Temos que preservar a vida de cada um. Todo o trabalho foi muito bem organizado e isso é bom para nosso Estado. Estamos todos na torcida para que isso acabe logo (referindo-se à pandemia do coronavírus) e volte tudo ao normal”, disse a odontóloga, reforçando que a testagem é uma medida importante para encontrar pacientes assintomáticos, evitando a proliferação do coronavírus pela cidade.

Texto: Paulo Ricardo Leal

Fonte: SECOM – GOVERNO DE RONDÔNIA

Compartilhar:
Categorias: Geral

Notícias Relacionadas

Senador Marcos Rogério, vice-líder de Bolsonaro, reforça apoio a campanha de Vasques

O Senador Marcos Rogério (DEM), esteve neste sabádo (24) em Cacoal, onde reforçou seu apoio na campanha do candidato Marco […]

25/10/2020

Trágico acidente mata empresário na Br-364, próximo a Presidente Médici

Um trágico acidente na noite deste sábado 24, deixou uma pessoa morta, e dois feridos na Br-364, saída de Presidente […]

25/10/2020

Afogamento: Mais um jovem morre afogado enquanto banhava com amigos no Rio Urupá

As mortes por afogamento este ano, tem superado os limites de todos os outros anos. Já foram muitas vidas perdidas […]

25/10/2020

Adoção e abandono de animais domésticos aumentaram

Ter, em casa, a companhia de um animal doméstico pode representar, para muitos, uma forma de espantar a solidão que […]

25/10/2020