Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

O DIA 7 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA

07/11/2020

Compartilhar:


Por Lúcio Albuquerque – jlucioalbuquerque@gmail.com

BOM DIA 7 DE NOVEMBRO!

RONDÔNIA: Em 1991 – A Câmara Federal cassa o deputado federal Jabes Rabelo. É o segundo deputado federal rondoniense cassado, mas o primeiro, Renato Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional.

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Radialista. Católicos lembram São Prosdócimo, São Herculano de Erúgia e São Vilibordo.

FATOS: 1665 – Primeiro número do jornal London Gazette (uma espécie de Diário Oficial inglês), o mais antigo jornal do Reino Unido e ainda em circulação.

1825 – É lançado em Recife o Diário de Pernambuco, o primeiro jornal da América Latina, ainda circulando.

1837 – Eclode a revolta da Sabinada na Bahia.

1848 – Início da Revolução Praieira em Pernambuco.

1901- Nasce a poetisa e escritora Cecília Meirelles, a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira.

1903 – Nasce Ary Barroso, compositor e autor, dentre outras peças, do samba-exaltação “Aquarela do Brasil”.

1917 – As forças bolcheviques, constituídas por soldados e operários armados tomam o poder na Rússia, formando o primeiro estado socialista. 1949 – O primeiro óleo é coletado em Oil Rocks (Neft Daşları), a mais antiga plataforma petrolífera em alto mar a operar no mundo.

1968 – A nova sede do Museu de Arte de São Paulo é inaugurada, com a presença da Rainha Elizabeth II da Inglaterra.

1979 – A Censura começa a apreender discos e impedir a veiculação da música “Pra não Dizer que não Falei das Flores”, de Geraldo Vandré.

1993 – Senna vence em Adelaide, Austrália, a sua última corrida.

1996 — Lançada a sonda Mars Global Surveyor em direção a Marte.

2009 – Morre Anselmo Duarte, grande nome do cinema brasileiro, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes pelo seu filme O Pagador de Promessas.

FOTO DO DIA: Aniversário de Ary Barroso e em razão disso a data é comemorada como o Dia do Radialista Brasileiro. Em Rondônia a primeira emissora de rádio foi a Difusora do Guaporé, que durou pouco tempo, e em 1961 a igreja católica inaugurava a Rádio Caiari, que durante muitos anos foi a grande escola que formou nomes importantes do rádio, como Osmar Vilhena, Miguel Silva, Walmir Miranda e tantos outros, um deles, Elvestre Johnson (foto) que por curiosidade fez um teste e dominou os radiouvintes da Caiari durante quase 10 anos com seu programa “Tábua de Balanço”.

Lucio 07
Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Brasileiros usam PIX para paquerar e Banco Central se manifesta

Quando o quesito é criatividade, o brasileiro pode largar na frente de outros países. Exemplos que confirmam essa premissa vieram […]

20/01/2021

Procon Rondônia disponibiliza novos canais de comunicação para atendimento remoto

Durante a vigência do decreto nº 25.728, que estabelece hábitos de distanciamento social restritivo, o Programa de Defesa do Consumidor em Rondônia […]

20/01/2021

Governo detalha regras de incentivo à pesquisa em ciência e tecnologia

O governo federal publicou o Decreto 10.602, que regulamenta a Lei de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), novo nome […]

20/01/2021

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

Joe Biden assumiu nesta quarta-feira (20) como o 46º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia com limitações provocadas pela […]

20/01/2021