Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

OS DIAS 14, 15 E 16 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA

16/11/2020

Compartilhar:

BOM DIA 16 DE NOVEMBRO!

COMEMORA-SE: Começa a Semana da Música. Dia do Não Fumar. Dia Internacional para a Tolerância. Dia Internacional do Patrimônio Mundial. Dia Nacional da Amazônia Azul. Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Católicos lembram Santa Gertrudes, Santa Margarida da Escócia, Santa Inês de Assis.

FATOS: 

1793 – Revolução Francesa: noventa padres dissidentes da Igreja Católica são executados por afogamento em Nantes.

1852 – O astrônomo britânico John Russell Hind descobre o asteroide 22 Kalliope.

1855 – David Livingstone se torna o primeiro europeu a ver as Cataratas de Vitória no que é hoje a Zâmbia-Zimbábue.

1894 – Nasce o marechal Henrique Teixeira Lott, que em 1956 avalizou e garantiu que o presidente eleito, Juscelino Kubischeck tomasse posse. 

1904 – O engenheiro britânico John Ambrose Fleming recebe uma patente da válvula termiônica (tubo de vácuo).

1938 – O químico suíço Albert Hofmann sintetiza o LSD pela primeira vez na história.

1945 – Fundação da UNESCO  –  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

FOTO DO DIA: Sempre presente na história da humanidade, a música é uma vertente artística capaz de promover diferentes sensações em quem a ouve. Além de sentimentos como alegria, melancolia, surpresa, espanto, euforia, entre outros, ela também é utilizada como método de socialização e aprendizado didático de crianças. De acordo com histórias da Grécia Antiga sobre o surgimento da música, uma lenda conta que os deuses pediram a Zeus divindades que fossem capazes de cantar pelas vitórias conquistadas contra os Titãs. Para isso, Zeus teve Euterpe como nova criação, nomeada a deusa da música. Em Porto Velho o movimento musical vem crescendo, e um dos expoentes é a orquestra Villa Lobos, da escola de música do mesmo nome, grupo musical inteiramente amador, que funciona há mais de 15 anos.

5e52ea39 8b7c 49af A138 B510b2cb2571

O DIA 15 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA!

RONDÔNIA: Em 1982 acontece a primeira eleição no Estado de Rondônia, instalado dia 4 de janeiro daquele ano. Escolhidos vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais e senadores. Para governador não houve eleição.

COMEMORA-SE: Proclamação da República brasileira. Dia Nacional da Umbanda. Dia do Esporte Amador. Dia do Joalheiro. Católicos lembram São Alberto Magno.

FATOS: 

1630 – Morte do astrônomo, astrólogo e matemático alemão Johannes Kepler (390 anos) – considerado figura-chave da revolução científica do século XVII, é todavia célebre por ter formulado as três leis fundamentais da mecânica celeste, denominadas por Leis de Kepler.

1831 – Começa em Recife a “Novembrada”, um levante militar que exige o desarmamento dos portugueses.

1891 – Nasce Ervin Rommel, o mais importante militar alemão na II Guerra Mundial.

1894 – Nasce Osvaldo Aranha, diplomata brasileiro que presidiu a segunda Assembleia Geral da ONU na votação para a divisão da Palestina, que resultou na criação do Estado de Israel naquele mesmo ano.

1907 – Nasce Claus von Stauffenberg, militar alemão líder da mais forte tentativa de assassinato de Adolf HItler.

1918 – A gripe espanhola ataca a população do Rio de Janeiro, causando 14.459 mortes e o presidente eleito Rodrigues Alves é uma das vítimas. 

1920 – A primeira assembleia da Liga das Nações é realizada em Genebra, na Suíça.

1926 – Washington Luiz toma posse como presidente da república brasileira, ele liberta presos políticos e abranda a censura à imprensa. Em 1930 foi deposto.

1934 – Morre Alice Liddell, jovem que inspirou o livro Alice no País das Maravilhas.

1971 – A Intel lança o primeiro microprocessador comercial de chip único do mundo, o 4004.

1982 – São realizadas as primeiras eleições diretas no Brasil, suspensas desde 1964. Eleições para todos os mandatos exceto para presidente.

FOTO DO DIA: Há 131 anos o Império do Brasil, iniciado em 1822, viveu seu último dia de vida, quando numa controversa ação, foi proclamada a República, e o velho imperador, Dom Pedro II (com a esposa na foto) foi apeado do Poder e colocado no dia seguinte num navio com a família até então real, e mandado para o exílio europeu. A República chegou num momento político difícil para o Brasil, recém-saído da escravidão, um movimento abolicionista que tinha o apoio da princesa Isabel, somado ao temor de membros de diversos grupos sociais civis e militares de que o império fosse continuado após a morte de D. Pedro e o governo fosse assumido efetivamente pelo marido francês, o conde d’Eu, da herdeira natural do trono a princesa Isabel. Doente, o marechal Deodoro foi ao campo de Santana onde oficializou a tomada do Poder, a 15 de novembro de 1889.

Ad06bbff D3c7 4047 A0c4 03ce0b04c49f

O DIA 14 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA                                                                                                                                                            

COMEMORA-SE: Dia Mundial do Combate ao Diabetes. Dia Nacional da Alfabetização. Dia do Bandeirante. Católicos lembram São José Pignatelli e São Serapião.                                                                                         

FATOS: 1840 — Nasce Claude Monet, pintor francês.

1840 – Nasce Claude Monet, pintor francês.

1921 – Morre na França a Princesa Isabel.

1922 – Início da construção da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.

1930 – É criado o Ministério da Educação e Saúde Pública.

1949 – A convenção  do PTB lança a candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República; ele fora afastado do cargo depois de 15 anos, em 1945.

1969 – Programa Apollo: a NASA lança a Apollo 12, a segunda missão tripulada à superfície da Lua. 

1975 – No Brasil, o Presidente Ernesto Geisel cria o Programa Nacional do Álcool para enfrentar a crise do petróleo.

2005 – Um show do ex-Beatle Paul McCartney é transmitido ao vivo para a estação espacial internacional.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Brasileiros usam PIX para paquerar e Banco Central se manifesta

Quando o quesito é criatividade, o brasileiro pode largar na frente de outros países. Exemplos que confirmam essa premissa vieram […]

20/01/2021

Procon Rondônia disponibiliza novos canais de comunicação para atendimento remoto

Durante a vigência do decreto nº 25.728, que estabelece hábitos de distanciamento social restritivo, o Programa de Defesa do Consumidor em Rondônia […]

20/01/2021

Governo detalha regras de incentivo à pesquisa em ciência e tecnologia

O governo federal publicou o Decreto 10.602, que regulamenta a Lei de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), novo nome […]

20/01/2021

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

Joe Biden assumiu nesta quarta-feira (20) como o 46º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia com limitações provocadas pela […]

20/01/2021