Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

Atividade econômica no Brasil dispara em fevereiro, antes do impacto da segunda onda do COVID-19

19/04/2021

Compartilhar:

500 15

A atividade econômica do Brasil disparou em fevereiro, mostrou um índice do banco central na segunda-feira, um dos maiores ganhos já registrados e um sinal de que a economia estava funcionando bem antes de ser atingida por uma segunda onda mortal da pandemia COVID-19.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, apontou como evidência o registro de arrecadação de impostos e de empregos formais em janeiro e fevereiro. Agora ele pode somar o índice de atividade IBC-Br, um indicador antecedente do produto interno bruto.

O índice apresentou ajuste sazonal de 1,7% em fevereiro, marcando o décimo mês consecutivo de variação e seguindo a alta de 1,3% revisada para cima no mês anterior.

Foi o nono maior ganho desde o início da série em 2003, segundo dados do Refinitiv. Com essa medida, a maior economia da América Latina em fevereiro voltou ao tamanho de março de 2015.

O índice com ajuste sazonal em fevereiro ficou em 143,24, superior aos 139,98 de fevereiro do ano passado, antes que a pandemia de COVID-19 paralisasse a economia e desencadeasse a maior queda anual da atividade desde 1990.

O gráfico do banco central acima mostra, no entanto, que apesar dessa forte recuperação, a maior economia da América Latina medida pelo índice IBC-Br ainda é 3,7% menor do que estava em seu pico em dezembro de 2013, em uma base com ajuste sazonal.

As perspectivas imediatas permanecem incertas, já que a segunda onda da pandemia não mostra sinais de diminuir, o desemprego continua alto e a ajuda governamental de emergência a milhões de pessoas pobres será apenas uma fração dos pagamentos do ano passado.

O índice IBC-Br subiu 1% em uma base não corrigida de sazonalidade em relação a fevereiro do ano passado, disse o banco central.

(Reuters – Jamie Mcgeever)

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Fila de espera por exame de ressonância magnética é zerada em Rondônia

Os pacientes estão aguardando no máximo quatro dias após o agendamento para a realização do exame O Governo de Rondônia, […]

13/05/2021

Vereador Minduim quer limpeza de fossas sépticas nas residências sem esgoto

O vereador cacoalense Ezequiel Câmara Minduim quer limpeza de fossas sépticas nas residências da cidade de Cacoal e seus distritos […]

13/05/2021

Rondônia registra 23 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da […]

13/05/2021

Exportação de café em nível mundial totaliza 65,4 milhões de sacas em seis meses

Cafés da espécie arábica participaram das exportações com 64% e robusta com 36% % no período de outubro de 2020 […]

13/05/2021