Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

Profissionais das escolas SESI-SENAI de Rondônia destacam importância do Dia Mundial da Educação

28/04/2021

Compartilhar:

Neste 28 de abril, é celebrado o dia Mundial da Educação. A data foi estabelecida em função do Fórum Mundial da Educação, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O encontro – considerado um marco para o ensino global – aconteceu em Dakar, capital do Senegal, há 21 anos, com a participação de 100 países.

400 2 1

A Declaração de Dakar, estabeleceu um pacto entre representantes de centenas de países pelo desenvolvimento e implementação de medidas para garantir que toda criança e adolescente tenham acesso à Educação Básica e Secundária. A Declaração de Dakar incentiva os países a fornecerem educação inclusiva, igualitária e de qualidade, além de oportunidades de aprendizado ao longo de toda a vida, para todos.

O coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho destacou a implantação do Plano Nacional de Educação (PNE), a partir de 2015 no Brasil. “Esse plano consiste em ser um referencial para as políticas educacionais adotadas pelos estados. Com 10 diretrizes e 20 metas, o documento abrange todos os níveis de formação, desde a Educação Básica até o Ensino Superior. SESI e SENAI acreditam na importância da educação enquanto um direito fundamental”.

O PNE, comentou Coelho, aborda questões importantes para o ensino brasileiro, como a educação inclusiva, taxa de escolaridade, a capacitação dos professores e o ensino profissionalizante. O acompanhamento desses indicadores é feito a cada dois anos. “Avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação da Educação (Saeb) são ferramentas pedagógicas importantes para medir o desempenho e a evolução dos estudantes e as escolas SESI-SENAI estão inseridas neste contexto educacional”, disse.

No ponto de vista do superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, a transformação pela educação é um fato. “A educação, seja a formal, aprendida em sala de aula, ou aquela aprendida em casa, com as famílias, é essencial para o nosso desenvolvimento. A tecnologia tem mudado a educação, e a educação muda a sociedade. Educar é muito mais que decorar conteúdos e fórmulas, é formar seres humanos para a vida”, comentou.

Conforme a coordenadora de Educação SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, Juliane Loubach Sordino, o Dia da Educação é uma data importante, pois lembra o compromisso que vários países, incluindo o Brasil, firmaram para melhorar o desenvolvimento da educação no mundo. E tanto SESI quanto o SENAI ao longo dos anos estão trabalhando com afinco para que crianças, jovens e adultos tenham acesso a uma educação de qualidade, que possibilite que futuramente sejam profissionais diferenciados, aptos a pensarem em soluções inovadoras para os desafios enfrentados no mundo do trabalho.

“Falar de educação para mim é algo natural”, afirmou o gerente da unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno, Diogenes Pierre de Moraes. “Cresci em meio a este Universo transformador. Como professor por formação, afirmo que a Educação, é a força motriz que pode mudar as diversas realidades de desigualdades sociais que encontramos. É por meio da educação, que conseguimos mudar os rumos de nossa trajetória. Venho de uma família tradicionalmente atuante na educação. A minha maior inspiração, foi a minha mãe – Cícera Maria”, falou.

Segundo Moraes, o SESI-SENAI, é o caminho mais assertivo para quem deseja conquistar um futuro de qualidade e de sonhos realizados. “Nossos alunos do NEM, por exemplo, estão aptos a concorrerem as melhores vagas nas diversas universidades, pois o ensino ofertado pela educação básica (SESI) garante esse feito. Temos muitos exemplos de ex-alunos bem-sucedidos no mercado de trabalho”.

Ele acrescentou que, a educação profissional ofertada pelo SENAI, garante o ingresso de profissionais, altamente qualificados no mercado de trabalho. Pois, levando em consideração o período de pandemia, o SESI-SENAI, se reinventou. Permitindo que uma educação de qualidade, possa chegar aos lares de nossos alunos. “Se eu acredito na educação? Sim. “A educação transforma o homem, que muda o mundo”.

Luciane Lima, da Coordenação de Educação Básica e Profissional SESI-SENA-IEL de Cacoal e Rolim de Moura, ressaltou que este dia Mundial da Educação é momento de reflexão sobre o poder transformador da educação e o que se tem feito pela vida de tantas crianças e jovens, principalmente neste momento de pandemia, quando a maioria está sendo privada do ensino presencial, com precárias condições de acesso a tecnologias. Quais serão as condições de tudo isso para o Brasil?

“Expresso a minha gratidão por fazer parte de um sistema que investe diuturnamente na formação de jovens e transformações da nossa sociedade, através de metodologias ativas, atualizadas e em consonância com a indústria 4.0 e o mundo do trabalho” exultou Luciane.

Já a pedagoga Tatiana Botelho, da escola SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, argumentou que ao falar em educação não há como se desvencilhar das pessoas, que são os verdadeiros agentes transformadores da educação. “Ensinar está intimamente relacionado a educação, tal afirmação nos remete a Paulo Freire quando diz que a ‘Educação não muda o mundo, educação transforma as pessoas e pessoas transformam o mundo’. Por este motivo, acredito que o único caminho para uma nação de sucesso, é a educação”, finalizou.

Assessoria de Comunicação Social da FIERO

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Fila de espera por exame de ressonância magnética é zerada em Rondônia

Os pacientes estão aguardando no máximo quatro dias após o agendamento para a realização do exame O Governo de Rondônia, […]

13/05/2021

Vereador Minduim quer limpeza de fossas sépticas nas residências sem esgoto

O vereador cacoalense Ezequiel Câmara Minduim quer limpeza de fossas sépticas nas residências da cidade de Cacoal e seus distritos […]

13/05/2021

Rondônia registra 23 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da […]

13/05/2021

Exportação de café em nível mundial totaliza 65,4 milhões de sacas em seis meses

Cafés da espécie arábica participaram das exportações com 64% e robusta com 36% % no período de outubro de 2020 […]

13/05/2021