Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

COLUNA BOCA MALDITA – FUGA DO HOSPITAL

07/05/2021

Compartilhar:

DIA DAS MÃES – No próximo domingo, 09 de maio será o Dia das Mães. Conforme sabemos esta data costuma mobilizar o país inteiro e geralmente provoca um bom aquecimento da economia, visto que a imensa maioria das pessoas faz questão de presentear as mães. Tudo indica, porém, que este ano a movimentação será muito tímida, mas isto não significa que as mães não mereçam homenagens. O grande problema é que a pandemia mudou completamente os costumes da sociedade e neste momento da chamada segunda onda da Covid-19, é melhor adotar todos os critérios de prevenção, porque a situação é muito grave no país inteiro. Esperamos que no próximo Dia das Mães, em 2022,  a população esteja vacinada, trazendo de volta as grandes mobilizações e homenagens a todas as mães do Brasil. Apesar dos graves problemas provocados pela Covid-19, REGISTRAMOS OS PARABÉNS ÀS MÃES DE CACOAL E RONDÔNIA

MATAGAL NA SEMAST – A legislação municipal em Cacoal prevê multas para as pessoas que sujam e poluem a cidade. Entretanto, é necessário que a administração municipal também faça sua parte. Qualquer contribuinte que tiver a oportunidade de passar pela rua onde está localizada a antiga SEMAST vai perceber que o matagal tomou conta daquele quarteirão, deixando livre somente o prédio onde funciona o Ministério Público. A situação, além de demonstrar o abandono do local, causa uma péssima impressão sobre a cidade, coisa que não pode acontecer, porque Cacoal recebe um número grande de pessoas que visitam a cidade. O matagal também pode servir para esconder animais peçonhentos e até mesmo delinquentes. O setor responsável pela limpeza da cidade precisa agir e resolver o problema com urgência. 

DERRUBADA DE ÁRVORES – Os moradores do bairro PAINEIRAS, em Cacoal, estão indignados com a decisão da administração municipal de derrubar diversas árvores naquele setor da cidade. Realmente a Secretaria do Meio Ambiente de Cacoal precisa esclarecer os fatos, porque quando uma pessoa precisa derrubar uma árvore em casa, existe uma burocracia infinita. Por que a prefeitura derruba as árvores e ninguém é responsabilizado??? Em contato com a coluna muitas pessoas do bairro declararam total repúdio à decisão da administração municipal de derrubar árvores que não oferecem nenhum problema para a população. A equipe que está derrubando as árvores do bairro Paineiras bem que deveria derrubar o matagal na área da antiga SEMAST e em outros bens públicos, como o Teleclub. Fica a dica!!

SECRETARIA DE AGRICULTURA – Na sessão ordinária da Câmara de Cacoal, ocorrida na última segunda-feira, o vereador Romeu Moreira questionou a falta de um calendário da Secretaria Municipal de Agricultura. O vereador cobrou da pasta que faça uma programação para executar as ações, objetivando que haja organização e que seja possível a comunidade conhecer o calendário e a agenda da Secretaria de Agricultura. Romeu Moreira tem toda razão, porque a elaboração de uma programação certamente vai facilitar o trabalho da secretaria e a vida das pessoas que precisam destes serviços. Esta forma improvisada como funciona atualmente causa muito estresse e não atende as demandas da população. 

FUGA HOSPITALAR – O vereador Magnison Mota tornou-se conhecido na Capital do Café pelo fato de ser impiedoso, quando fala do Hospital Regional de Cacoal e também do HEURO. Segundo a coluna apurou, muitas vezes ele não tem nenhuma comprovação as graves acusações que faz contra a diretoria do Complexo Hospitalar, fato que gera diversos transtornos. Recentemente o vereador esteve no Hospital Regional, mas desta vez o motivo era outro. Após sofrer um acidente, o vereador procurou exatamente o Hospital Regional para fazer um procedimento cirúrgico. Conforme as informações que chegaram até a coluna, quando percebeu que teria que esperar sua vez, o vereador decidiu evadir-se do local e circula nos bastidores políticos a informação de que ele teria sido internado e fugiu do local. Será que foi parar num hospital particular? Que coisa estranha!!!

NOVOS LEGISLADORES – Os constantes atos de omissão ou barbeiragem da Câmara de Cacoal levaram ao surgimento de um movimento muito curioso na Capital do Café. Trata-se do Movimento dos Vereadores Sem Mandato de Cacoal. Os vereadores sem mandato também não terão salários e pretendem fazer novas discussões em breve, sobre diversos temas relacionados com a cidade, entre eles algumas matérias que tramitam ou tramitaram na Câmara dos Vereadores com mandato, mas foram negligenciadas. O Movimento de Vereadores Sem Mandato já está se preparando para realizar a primeira sessão ordinária nos próximos dias. Além do fato de não receberam salários, a novidade é que haverá, no mínimo, quatro mulheres no movimento que também terá um total de 12 vereadores. Nos próximos dias, a coluna vai divulgar a lista completa com os vereadores sem mandato e sem salários de Cacoal. Só se espera que ex-vereadores que nada fizeram não façam parte. Aguardem!!

SEGUNDA DOSE DA VACINA – A situação dos profissionais de saúde em Cacoal não está fácil. Mesmo fazendo parte do grupo de prioridades da vacina, estabelecido pelo Ministério da Saúde, muitos trabalhadores deste setor não sabem quando tomarão a segunda dose da vacina. Essa situação é muito preocupante, porque os profissionais de saúde enfrentam muito de perto os perigos da contaminação pela Covid-19.  É de fundamental importância que essas pessoas sejam atendidas com a segunda dose do imunizante, o efeito da vacina ocorre justamente alguns dias após a aplicação da segunda dose, segundo os especialistas do assunto. E os idosos  também estão sem a segunda dose. E muitos, por falta de informações, estão comparecendo no local e data programada para receber a segunda dose e estão perdendo a ida ao ficarem sabendo que está sem previsão. Só seis municípios deixaram reservadas as vacinas para a segunda dose, entre esses seis municípios está Ji-Paraná. E quem tinha tomado a primeira dose, ficou feliz…

HOSPITAL DE CAMPANHA – A secretaria de saúde de Cacoal precisa tomar uma medida urgentemente para resolver uma situação referente ao Hospital de Campanha de Cacoal. Diversas pessoas que atuam na unidade afirmam que é muito arriscado uma pessoa se dirigir ao local, quando sente algum sintoma parecido com os sintomas da Covid-19.  O motivo do perigo seria o fato de que o Hospital de Campanha se tornou um local em que há risco de contaminação até mesmo no setor de recepção da unidade. Alguma medida precisa ser adotada para evitar esta situação. O setor de recepção e mesmo o setor onde são feitos os testes tem os mesmos riscos de contaminação do setor de internação. 

VACINAÇÃO E COMORBIDADES – Esta semana, a Secretaria de Saúde de Cacoal iniciou os trabalhos de vacinação contra a Covid-19 para pessoas que possuem comorbidades. Essa é uma notícia importante, mas a falta de informações por parte da SEMUSA pode causar muito tumulto e diversos transtornos nos locais de vacinação. É necessário que sejam passadas, com clareza, todas as informações sobre a faixa etária, os tipos de comorbidades e os documentos que as pessoas devem apresentar no local de vacinação. Existe um número alto de pessoas que possuem comorbidades enquadrados nas prioridades para a vacina, mas que não possuem laudo médico sobre tais comorbidades.  Por esta razão, as pessoas responsáveis pelo trabalho de vacinação e a Secretaria de Saúde precisam informar corretamente a população e precisam fazer uma ampla divulgação sobre os critérios de prioridades da vacina. 

ELEIÇÕES 2022 EM CACOAL – No ano de 2018, muitas pessoas de Cacoal avaliavam que o município tinha uma possibilidade muito grande de não eleger nenhum deputado estadual, em virtude do número significativo de candidaturas no município. No fim das contas, Adailton Fúria e Elcirone Deiró acabaram eleitos. Ao que tudo indica, a situação tende a piorar, nas eleições do próximo ano, porque em 2018 as coligações para a eleição proporcional eram permitidas, fato que reduziu o número de candidaturas. Caso não haja nenhuma alteração na legislação eleitoral brasileira, até a primeira semana de outubro deste ano, o número de candidaturas a deputados estaduais com domicílio eleitoral em Cacoal poderá se aproximar de 40 nomes. Atualmente, os interessados em disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Rondônia somam cerca de 60 nomes, mas certamente haverá uma redução na lista.

PATROCÍNIO DO SAAE  – Alguns membros da diretoria do time de futebol da cidade, União Cacoalense, além de muitos torcedores estão irritadíssimos com a Presidência do SAAE. O motivo da revolta teria sido uma promessa de patrocínio para o clube, visto que a promessa não se concretizoue nenhuma explicação plausível foi dada à diretoria do clube. Nas redes sociais, diversas imagens do uniforme do União Cacoalense com a marca do SAAE foram divulgadas, mas a promessa foi cancelada.  A legislação municipal veda investimento em atividades esportivas profissionais, como é o caso do União Cacoalense, porém a promessa aconteceu e partiu de alguém da administração municipal. Caso esse apoio não tivesse ficado só na promessa, o time poderia estar bem melhor. E olha que o União lidera o grupo B. Parabéns atletas e diretoria do União, que apesar das conversas prometidas, estão muito bem!

Screenshot 20210507 0819232

DONA MARIA EMÍLIA, mineira de nascença e cacoalense de coração é uma das pioneiras da Capital do Café também lê TRIBUNA POPULAR sendo uma leitora assídua do Jornal.

(COLUNA BOCA MALDITA, da edição impressa 2.106, do 07 de maio de 2021).

Compartilhar:
Categorias: Colunistas

Notícias Relacionadas

Coluna Tribuna em Foco – Por Giliane Perin (18.06.2021)

No Dia dos Namorados, seis casais se reuniram para comemorar juntos a data com um jantar especial. Na foto, as […]

18/06/2021

COLUNA PAPUDISKINA - Vidas, que não a de Marielle Franco, também importam!

A politicagem sempre foi utilizada largamente no Brasil e em praticamente todos os países do mundo e não há muita […]

18/06/2021

COLUNA DO XAVIER - Cacoal: A Edilidade, a Tecnologia e os Pintinhos...

A evolução tecnológica certamente é um advento que possibilitou à humanidade encontrar a comodidade desejada, em inúmeras situações, facilitando, de […]

18/06/2021

Coluna BOCA MALDITA - Aglomerações em Cacoal

AGLOMERAÇÕES EM CACOAL – As autoridades do setor de segurança pública e do setor de saúde de Cacoal precisam adotar […]

18/06/2021