Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

O DIA 13 DE MAIO NA HISTÓRIA

13/05/2021

Compartilhar:


Por Lúcio Albuquerque – jlucioac@gmail.com

08 05 21 5jschnaoylxtj2u 4

BOM DIA 13 DE MAIO!

RONDÔNIA
Em 1945 – O Ministério da Guerra determina ao Exército criar a 2ª Companhia Rodoviária Independente, com a missão de abrir uma estrada no sentido sul do então Território, a partir de Porto Velho.

COMEMORA-SE: Assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel, então regente do Império do Brasil, que extingue a escravidão no país. Dia Nacional do Chefe de Cozinha. Dia da Nacional da Fraternidade. Dia do Automóvel e Dia do Zootecnista. Dia em que umbandistas homenageiam as entidades chamadas “pretos velhos”.
Católicos lembram 1ª aparição de Nossa Senhora de Fátima a três crianças, que disseram tê-la visto azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal.

FATOS
Em 1750 – Portugal e Espanha admitem que violaram o Tratado de Tordesilhas e assinam o Tratado de Madri, fixando as fronteiras das suas colônias na América do Sul.

1809 — Dom João VI cria a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, predecessora da Polícia Militar (RJ);

1926 — Inaugurada a Ponte Hercílio Luz na cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

1929 — Nasce Angela Maria, cantora brasileira.

1933 — Nasce Waldick Soriano, cantor e compositor brasileiro.

1967 — Entra no ar, em São Paulo, a TV Bandeirantes.

1981 — O turco Mehmet Ali Ağca tenta assassinar o Papa João Paulo II na Praça de São Pedro, no Vaticano, mas o papa sobrevive.

FOTO DO DIA


500 13

Há 104 anos, em 1917, três crianças que pastoreavam carneiros na Cova da Íria, na localidade de Fátima, em Portugal, contaram terem visto uma senhora em meio a muita luz sobre uma pequena azinheira. As aparições aconteceram sempre a cada dia 13 dos meses seguintes, até outubro – exceção do dia 13 de agosto quando as crianças foram sequestradas para não irem ao encontro. A Igreja foi iniciada em 1952, chamada apenas “Capela do Areal”. A paróquia foi criada em 1953 e a introdução da imagem do Sagrado Coração de Maria foi a 1º de janeiro de 1954, sendo que em 1955 passou à condição de paróquia e seu primeiro vigário foi o padre Mário Castagna. A paróquia é responsável pela igreja mais antiga de Porto Velho, a de Santo Antonio, inaugurada em 1913 na antiga cidade do mesmo nome, desde 1945 um bairro de Porto Velho. Na foto, o Altar-mor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Areal.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

CACOAL: Café com leite, combinação que vai bem do campo à mesa

Campeão de qualidade do café também é referência na produção de leite em Rondônia O produtor Juan Travain é o campeão, […]

23/06/2021

MP move ação de improbidade contra investigados na Operação Reciclagem

O Ministério Público de Rondônia ajuizou Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra um deputado estadual da atual […]

23/06/2021

Setur vai promover I Workshop Supera Turismo para fortalecer o empreendedorismo no setor

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) tem promovido ações de fomento ao Turismo em […]

23/06/2021

Projeto ‘Empoderamento da Mulher’ está com 2 mil vagas disponíveis em cursos gratuitos

Deputada Jaqueline Cassol destinou R$ 700 mil para a realização da 3ª edição do projeto. Inscrições já estão abertas. Uma […]

23/06/2021