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Região Norte registra alta de 21,39% nas vendas online no primeiro semestre do ano

19/07/2021

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venda pela internet

Nas vendas praticadas pela internet, a região Norte do país teve alta de 21,39% no primeiro semestre do ano. Usando a mesma base de comparação, o faturamento do setor teve um leve crescimento de 27,55%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.

Seguindo com o mesmo período de avaliação (janeiro a junho de 2021), o Norte ficou em terceiro lugar nas vendas por região. A configuração ficou da seguinte forma: Nordeste (28,37%) e Centro-Oeste (28,18%) foram as duas primeiras colocadas, enquanto o Sul (19,83%) e Sudeste (6,97%), as duas últimas.

“O aumento consistente do faturamento online na região Norte, no primeiro semestre de 2021, evidencia a sólida performance do segmento e a mudança de patamar nas vendas online”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online no Norte

Na métrica de vendas por e-commerce, considerando a comparação entre junho e maio, o Norte registrou queda (−3,43%), ficando na última colocação por região. As demais regiões configuraram da seguinte forma: Sul (2,88%); Centro-Oeste (−0,97%); Nordeste (−1,59%); e Sudeste (−1,69%).

Faturamento do Norte

Ao comparar os meses de junho e maio, o faturamento do e-commerce do Norte também variou negativamente (−5,72%), novamente ficando em último lugar na composição regional. As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Sul (2,69%); Sudeste (−1,90%); Nordeste (−1,91%); e Centro-Oeste (−3,82%).

No acumulado do ano, os dados foram: Nordeste (38,14%); Centro-Oeste (36,42%); Sul (30,99%); Norte (27,55%); e Sudeste (17,51%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.

Confira o estudo completo no link: https://www.mccenet.com.br/

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