Os Jogos Escolares do Estado de Rondônia (JOER) possuem a importante finalidade de promover a integração e principalmente a interação entre os estudantes do estado. Nesse sentido, pode-se dizer que a competição tem cumprido sua função, embora sempre haja a possibilidade de melhorar, especialmente em circunstâncias como a infraestrutura, já que Rondônia possui uma extensão territorial ampla. Todavia, quanto ao trabalho e dedicação de todos os profissionais envolvidos, podemos afirmar, sem nenhuma dúvida, que eles buscam fazer o melhor, tanto na preparação dos estudantes/atletas como no trabalho de arbitragem, sempre buscando cumprir, com muito zelo, as atribuições dos jogos, que não são poucas. É neste sentido que se faz necessário registrar a impressionante dedicação da professora Karina Perim, lotada na escola Bernardo Guimarães, em Cacoal. As atividades realizadas por ela são, de fato, merecedoras de elogios, porque os resultados são muito positivos. Claro que todas as pessoas que têm a oportunidade de acompanhar a rotina diária dela sabem que esses resultados não acontecem por mero acaso…
A professora Karina Perim é especialista do handebol e treina as equipes masculina e feminina da escola Bernardo Guimarães. No ano passado, a equipe feminina infantil foi campeã da fase municipal, campeã da fase regional, campeã da fase estadual e participou dos Jogos Escolares Brasileiros, que aconteceram na cidade de Recife. Na fase final de 2024, as meninas da escola Bernardo Guimarães enfrentaram o forte time de Guajará-Mirim, que possui uma antiga tradição de vitórias no handebol de Rondônia, e venceram com brilhantismo. A equipe treinada pela professora Karina tinha jogadoras como Olívia Nicolly, Amanda Prado e Beatriz Barbati, que atualmente fazem parte da equipe do IFRO e possuem um talento impressionante. Tudo isso fruto das muitas horas de treinamento, inclusive fora dos horários regulares de trabalho. Não será nenhuma surpresa, se uma dessas três meninas chegar à seleção brasileira, porque realmente possuem uma qualidade técnica formidável. Em nome de Bia, Amanda e Olívia, registramos nossos elogios às demais meninas da equipe infantil campeã da edição 2024 dos Jogos Escolares de Rondônia. Obviamente que os elogios para a professora Karina, pela formação dessas atletas, ficam devidamente registrados. Nesta missão de conduzir a equipe da escola Bernardo Guimarães ao título de 2024, Karina sempre contou com um grande apoio da professora Raquel Erika Rodrigues e do professor Elizeu Batista Ferreira, grandes parceiros da equipe. Os elogios também vão para essa dupla…
É fácil chegar ao título estadual do JOER, no handebol infantil feminino? Claro que não!! O estado possui, somente na rede estadual, centenas de escolas, além das escolas municipais e instituições privadas. Alguém pode dizer que nem todas as escolas registram equipes de handebol no JOER, mas ninguém pode negar que todas elas têm o direito de participar da disputa. Então, obter a primeira colocação no estado, é realmente fruto de um trabalho espetacular, porque, além dos treinos técnicos, é preciso preparar o emocional das atletas, ter contato e a confiança das famílias, saber administrar os eventuais conflitos e obstáculos, aconselhar, orientar… Isso não acontece da noite para o dia. Na edição do JOER 2025, a equipe da escola Bernardo Guimarães obteve a 3ª colocação estadual. É lógico que isto não acontece por mero acaso!!! A dedicação é muito grande. E, este ano, a professora Karina precisou reestruturar a equipe em função da saída do time de 2024, para outras escolas, já que não há o Ensino Médio na escola Bernardo Guimarães. As meninas concluem o Ensino Fundamental e vão embora. Então, a equipe que conquistou a terceira colocação é praticamente outra, mas igualmente cheia de grandes talentos que resultam do trabalho feito pela professora, com a indiscutível parceria de Raquel Erika e total apoio moral de Elizeu Batista.
Importante registrar que a professora Karina Perim também tem o apoio da Direção Escolar, porque o diretor e a vice-diretora não medem esforços para garantir que os treinamentos aconteçam. No caso da equipe masculina, a participação da escola Bernardo Guimarães também foi muito positiva, embora o pódio não tenha sido dessa vez. Certamente os resultados ainda virão, em razão da mesma dedicação da professora. É necessário registrar que a prática do handebol exige um treinamento de fundamentos técnicos que carece de tempo de trabalho, e que os meninos ainda não atingiram, mas atingirão em pouco tempo. O atendimento a muitas turmas, diariamente, também é um obstáculo que impede a professora Karina, e todos os demais professores da Educação Física, de atuarem de modo mais específico nos treinamentos de equipes para competições estaduais. Não há tempo para tudo. É por isso que muitas escolas acabam não levando para os jogos todas as modalidades desejadas. Isso é humanamente impossível!!! Os alunos recebem aulas de orientações técnicas sobre outras modalidades esportivas, mas cada escola precisaria ter uns 10 professores de Educação Física, para atender todas as demandas. E isso a SEDUC não fará jamais…
Além dos excelentes resultados nas quadras, precisamos lembrar que o esporte é parte da formação humana dos estudantes e mesmo aqueles que não participam das finais dos jogos também adquirem conhecimentos muito importantes, a formação do caráter, as boas condições de saúde física e mental, entre outros benefícios. O surgimento de grandes talentos nas competições escolares é um fato conhecido por todos, e das competições escolares de Rondônia já surgiram muitos. Entretanto, o grande objetivo é formar cidadãos, e o esporte é fundamental para isso. No caso da vitoriosa professora Karina e os/as estudantes da escola Bernardo Guimarães, há carinho, dedicação, muito trabalho e a busca por um handebol praticado com muita técnica e que já levou várias das meninas a lugares que somente o esporte pode levar. Por tudo isto, ficam nossos elogios à professora Karina Perim, às meninas, aos meninos e às famílias. E fica também a nossa torcida para que o handebol cacoalense siga produzindo, além de grandes talentos, cidadãos e cidadãs muito conscientes… Tenho dito!!!

FRANCISCO XAVIER GOMES
Professor, Jornalista e Advogado
