Rondônia, 24 de julho de 2024 – 12:23
Search
Anuncie aqui
Search
24 de julho de 2024 – 12:23
Anuncie aqui

Em plena noite de sábado junino (29), as apresentações do penúltimo dia da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho, tornaram um clima agradável aos amantes da festividade que assistiram ao evento. A festa folclórica, organizada pelo governo de Rondônia, trouxe à população um conjunto de amostras da última rodada de apresentações desta edição. As quadrilhas juninas da vez foram: Rosa Divina Mirim e Rádio Farol (atual campeã da modalidade adulta e mirim), enquanto os Bois-Bumbás ficaram marcadas pelas apresentações dos grupos Veludinho (atual campeão na categoria mirim) e Marronzinho (atual campeão na categoria adulta).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância cultural do evento, ressaltando o reconhecimento como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado.

“O Arraial Flor do Maracujá promove a nossa cultura e tradições. São 40 edições em que o estado busca estimular o comércio, e assim, gerar oportunidades de emprego para os moradores da região. O sucesso desse evento é resultado do engajamento dos grupos em realizarem apresentações grandiosas”, ressaltou.

BOIS-BUMBÁS

Oficialmente chamada de Agremiação Folclórica e Cultural Nação Veludinho, o boi estreou na arena abordando a valorização da cultura amazônica, com o tema: “Ensinança Ancestral”. O grupo foi campeão ano passado na categoria Mirim, o que os motivou a apostar em mais uma chance de vitória.

Bois-Bumbás agitaram a população no sábado junino

Segundo o diretor-geral do Boi Mirim Veludinho, Vinícius Moura, elementos que representam a essência do folclore, como batucadas, personagens tribais, alegóricos e outros; moldam a atração. “Os espetáculos criados dentro dessa temática possuem um repertório forte. Portanto, estamos confiantes em conquistar mais uma vez o nobre título”, afirmou.

A condição de sair vitoriosa novamente, também foi expressada pela Associação Cultural Boi-Bumbá Marronzinho, com quase 20 anos de serviços prestados à arte popular, o tema proposto desta vez foi “Gênesis de uma raiz cultural”. A agremiação trouxe cores, muita música e ritmo para a arena, e espera repetir a conquista do ano passado.

QUADRILHAS JUNINAS

A “Fábrica de Sonhos”, tema abordado pela Quadrilha Mirim Rosa Divina, deixou o embalo tomar conta de seus brincantes nas danças ousadas e carregada de cores e brilhos, resgatando o universo infantojuvenil das pessoas. Sendo um dos grupos mais antigos, fundado na década de 70, acumulam seis vitórias consecutivas de anos anteriores, e agora, mais entusiasmados, seus integrantes perseguem o sonho de voltar a subir ao pódio das melhores quadrilhas juninas.

Diversidade de elementos alegóricos completou a Quadrilha Adulta Rádio Farol

Ela cantou, dançou e emocionou quem assistiu à apresentação. A categoria adulta da Quadrilha Rádio Farol levou o tema: “Seremos história neste São João”, com uma narrativa alegórica e aprofundada sobre o tradicional festejo, o que despertou o interesse do público. O grupo encerrou a noite de apresentações juninas, criando um clima de entusiasmo, marcando o penúltimo dia do Arraial Flor do Maracujá.

Sentimento de satisfação, como foi dito pela integrante do grupo, Ana Souza, que vive um momento único em sua vida ao dançar pela primeira vez, na popular agremiação. “Minha entrada nesta quadrilha também marca um pouco da minha história no São João. Mesmo fazendo parte de outros grupos, ingressar neste time foi importante, pois temos a oportunidade de viver experiências incríveis iguais a este emocionante arraial”, exaltou.

RETA FINAL

Termina neste domingo (30), o Arraial Flor do Maracujá 2024, e o governo do estado, entidades e a comunidade da cultura em geral se preparam para entregar a última noite espetacular. Para encerrar com chave de ouro, são aguardadas atividades especiais, com a reapresentação da Quadrilha Mirim Junina do Orgulho; danças de grupos indígenas, anúncio de campeões e muito mais, conforme programação oficial.

Pela manhã terá início o processo de apuração pelos jurados em cada agremiação. Somente à noite, após as atividades mencionadas, que acontecerá a cerimônia de anúncio dos grupos campeões.

Fonte
Texto: Jackson Vicente
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp

Últimas