Rondônia, 11 de setembro de 2024 – 01:37
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11 de setembro de 2024 – 01:37

Estagiários dizem que o IFRO pode abrir muitas portas e definir o que se quer para o futuro

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Os alunos do Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) cumprem estágio de 200 horas em cada modalidade de formação no Ensino Médio. São vinte horas por semana intercaladas entre estágio e aulas. Neste dia do Estagiário, comemorado no dia 18 de agosto, enfocamos quatro estudantes que cumprem estágio em vários setores e que, como os demais, são muito importantes, pois com o aprendizado auxiliam no desenvolvimento das diversas atividades da unidade.

Ruan Caic Lima da Costa representa o Curso de Eletrotécnica entre os estagiários. Com 20 anos, atualmente no 3º ano, está estagiando na Coordenação de Serviços Gerais (CSG), onde executa serviços na área de eletrotécnica. Ao falar sobre a importância de estudar e estagiar no IFRO, Ruan lembra que quando estava se apresentando no auditório, no início do curso, alguém disse: “O IFRO é do tamanho dos seus sonhos”. E hoje ele acredita que sim, pois estudar na instituição mudou toda a realidade de sua vida. “Hoje eu vejo que o IFRO é grande, muito grande, porquê pode nos levar a qualquer lugar”, destaca. Mesmo agora fazendo estágio, conta que já foi indicado para três empresas do ramo, por causa dos serviços que já prestou no Campus Calama. Ele conta que, orientado pelo professor Fernando Gromiko, participou da reforma do Laboratório de Instalações Elétricas e “até ganhamos uma portaria de elogio”. E informa que reformaram também os cinco laboratórios de Informática e outros de Química. Nos dois primeiros anos do curso, participou da confecção de um cofre e no segundo ano fizeram uma LED que tocava música de rock conforme o ambiente. Ruan diz ser muito grato aos professores que o orientam, como também manifesta gratidão ao seu Tio Barnabé, com quem reside e que trouxe ele e seus irmãos do Estado do Paraná e os colocou para estudar no IFRO, porque queria que ao findar o curso eles já tivessem uma profissão. Ruan fez também o curso de Energia Fotovoltaica, foi quando conheceu o pessoal das empresas que o convidaram para trabalhar quando concluir o ensino médio. Posteriormente ele pretende cursar Engenharia Civil ou de Automação, também no Campus Calama. Ele também agradece o empenho da professora Ligia e do amigo Deilson. Segundo ele, é preciso ter sempre dedicação e confiança em tudo o que se está fazendo.

Júlia Beatriz Estevão da Cunha também faz estágio na Coordenação de Serviços Gerais (CSG) do Campus Calama na área de Edificações e cursa o 3º ano nessa modalidade. Fez o ensino fundamental na Escola Duque de Caxias, mas veio para o IFRO orientada por seu irmão que também cursava Edificações. Satisfeita, conta que no momento está atualizando a planta do campus, inserindo as novas reformas que foram feitas, como o Depae, a sala para descanso de estudantes, entre outras. Ela conta que faz a atualização por meio do programa AutoCAD e que já finalizou o térreo, os blocos A e B e o piso superior. Mas diz que não pretende seguir na área de Edificações. Júlia diz que vai tentar estudar Economia ou Contabilidade na universidade, porém, antes quer se preparar para concurso, buscando ter uma estabilidade e uma renda fixa para quando ingressar no ensino superior. Segundo ela, o IFRO a auxiliou a definir o que ela quer para o futuro. “O IFRO abriu mais minha mente em relação à vida. Consegui ver o que eu gosto e o que eu não gosto”, afirma.

Jasmim Santos Silva, tem 17 anos e cursa o 3º ano de Química. Ela estagia nos laboratórios de Química – Orgânica e Instrumental – desde o ano passado. Tem mais duas irmãs, uma que estuda Química na Universidade Federal de Rondônia (Unir) e outra que está iniciando o ensino médio. Participou no projeto de bacias hidrográficas de Porto Velho durante o segundo ano. Acha o IFRO uma ótima escola e como todos dizem, “abre muitas portas, não só para mim, quanto para outras pessoas”. Acha difícil acompanhar as disciplinas, mas acha importante ser persistente para levar o ensino adiante. Diz que foram seus pais que a incentivaram a estudar no IFRO. Vai estudar Engenharia Química, contudo, quer fazer um curso para Perícia Criminal, uma vez que gosta de mistérios e da parte investigativa. No Laboratório de Química, conta com a orientação do professor Rodrigo Campos e do supervisor Nilton Araújo, onde prepara as soluções que são utilizadas nas aulas práticas de todas as turmas.

Para João Cristian Felix Proença, 18 anos, do 3º ano de Informática matutino, estudar no IFRO é bastante corrido. São muitas atividades e exercícios. “Há uma carga grande de atividades, mas com dedicação e força de vontade, é possível superar esse desafio”, afirma. Para ele, o estágio é a busca por mais experiências. João Cristian também participa com um grupo de estudantes do Coletivo Paz e Amor, que luta contra abusos, discriminações e discursos de ódio. O coletivo começou em 2023 e ele é um dos coordenadores. Realizam palestras, rodas de conversa, campanhas solidárias, conscientização em redes sociais e contato com os demais alunos. Fizeram atividade no dia do Orgulho LGBTQIA+ e Roda de Conversa para entender sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); a campanha do Maio Laranja contra o abuso e assédio sexual contra crianças e adolescentes com conscientização nas redes sociais, mostrando textos informativos e mensagens. Participou do Cine Debate, que desenvolveu temas de interesse da sociedade, e da Semana de Ciência e Tecnologia onde ministrou curso de conhecimentos básicos do Aplicativo Canva para desenvolvimento de artes gráficas. Como estagiário da Coordenação de Comunicação (CCom), diz ser desafiador e que está alcançando um rico aprendizado porque executa as artes relativas aos temas e eventos que ocorrem no campus. Nesse contexto, pesquisa pela busca de conceitos e soluções que possam abranger os alunos com informações mais ativas e dinâmicas. Segundo ele, a CCom abriu-lhe caminhos profissionalizantes para seguir não somente na área de Informática, como também lhe despertou o interesse pela área da Comunicação Publicitária. João agradece o seu supervisor do estágio na CCom, Vitor Viana, pelo esforço e dedicação por estar sempre pronto a ensinar, como também o convívio com os demais colegas. Na universidade vai cursar Publicidade e Propaganda.

Nem sempre o estágio precisa ser feito na própria escola. Para obter maiores informações sobre as regras de estágio, os alunos devem procurar o Departamento de Extensão (Depex) do Campus Calama.

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IFRO contrata professor bolsista para atuar no projeto “IFROatleta Cidadão”

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O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou edital de seleção de professor de Educação Física para atuar no projeto “IFROatleta Cidadão” na modalidade Atletismo. Será selecionado um profissional de Educação Física para atuar no polo Porto Velho Zona Leste.

O período para os interessados manifestar interesse será até o dia 19/8/2024, às 18 horas, e a manifestação de interesse será feita exclusivamente via internet, por meio do link do Formulário de Inscrição do Projeto IFROatleta Cidadão, sendo para Professor(a) Formador(a): Atletismo o seguinte endereço: https://docs.google.com/forms/d/1csgaKQu9MM3z-77C8CDm6IIZfRa8_LZFlJzZlW40s1A/prefill.

Na seleção dos bolsistas para atuarem na função de professor de Educação Física é necessário ter graduação em Educação Física com ou sem vínculo com o serviço público, Carteira de Identidade Profissional (CIP) ou Certidão Negativa de Regularidade. A carga horária mensal é de 64h, com bolsa no valor de R$ 2.200,00, por um período de até 10 meses.

O edital completo pode ser consultado neste link aqui.

 

Projeto IFROatleta Cidadão

O Projeto IFROatleta Cidadão decorre fundamentalmente da necessidade de oferecer aos estudantes de escolas públicas e privadas oportunidades quanto à prática esportiva. Serão oportunizadas aos jovens na faixa etária entre 13 e 17 anos atividades nas modalidades de futsal, futebol, voleibol, handebol, basquetebol e atletismo, além dos eventos de formação cidadã, que ficarão a cargo de uma equipe de profissionais de sociologia.

As atividades práticas do projeto irão ocorrer nas dependências dos campi do IFRO e, também, nos locais viabilizados via parceria, tanto com prefeituras quanto com clubes e entidades privadas. Além de arcar com os custos dos professores e colabores, o projeto irá fornecer os materiais necessários ao desenvolvimento das atividades como: bolas, camisetas e material didático para as práticas das modalidades.

Campus Avançado São Miguel do Guaporé seleciona professor substituto na área de Agronomia

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O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Avançado São Miguel do Guaporé, realiza Processo Seletivo Simplificado para contratação, por tempo determinado, de professor substituto na área de agronomia.

O vencimento básico é de R$ 3.412,63, que, dependendo da titulação, o total da remuneração pode chegar a R$ 6.356,02. Podem concorrer profissionais graduados em Agronomia, Ciências Agrárias e Ciências Agrícolas. Às remunerações, poderão ser acrescidos os auxílios transporte, pré-escolar e alimentação.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível neste link aqui, até às 23h59 do dia 20/8/2024 (horário de Rondônia). Deve-se preencher o formulário eletrônico e anexar, conforme especificado no edital, digitalizados em um único arquivo no formato PDF, os documentos de identificação oficial com foto; currículo padrão IFRO; diploma e histórico da graduação; mais comprovantes de titulação acadêmica, das experiências profissionais docentes e dos certificados de cursos extracurriculares.

O Processo Seletivo Simplificado será constituído de duas etapas de avaliação. Na primeira etapa, a prova de desempenho didático é de caráter eliminatório e classificatório. O envio do plano de aula deve ocorrer de 24 a 26/8/2024, para o e-mail: [email protected].

E a realização da Prova de Desempenho Didático está marcada para 29/8/2024, via ambiente on-line. A segunda etapa é a prova de títulos, de caráter classificatório.

Confira o Edital nº 19/2024/SMG – CGAB/IFRO, de 14 de agosto de 2024, no link: Processo Seletivo – Edital nº 19/2024 – Contratação de Professor Substituto – Agronomia (ifro.edu.br)

 

Campus Porto Velho Zona Norte abre processo de seleção simplificada para profissionais atuarem nos Cursos Formação Inicial (FIC) em Agente de Desenvolvimento Cooperativista

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O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, está selecionando profissionais para atuarem como bolsistas nos Cursos Formação Inicial (FIC) em Agente de Desenvolvimento Cooperativista.

Estão disponíveis 12 vagas na seleção. Na função de professor, as vagas estão divididas em: Comunicação e Linguagem; Educação Financeira; Informática Aplicada; Promoção da Saúde e Segurança do Trabalho; Cooperativismo e Associativismo; Legislação Cooperativista; Contabilidade para Cooperativistas; Empreendedorismo e Marketing para Cooperativas; Gestão de Pessoas/Cooperados e Gestão de Cooperativas/Projetos. Na função de Apoio Técnico, as vagas são para: Apoio Técnico para Gestão Acadêmica e Apoio Técnico para Gestão Financeira. As atribuições necessárias para cada vaga podem ser consultadas no edital.

As inscrições devem ser realizadas de 21 a 28 de agosto via formulário eletrônico disponível no link: Formulário de Inscrição Colaboradores Bolsistas 2024/2 – Curso de Formação Inicial em Agente em Desenvolvimento Cooperativista na modalidade presencial Campus Porto Velho Zona Norte.

O candidato deve anexar no formulário, em um único arquivo PDF e na ordem solicitada, o documento oficial de identificação com foto; a cópia legível do CPF; o comprovante de endereço; os títulos comprobatórios dos requisitos de formação e experiência para atendimento às funções, e o comprovante de vínculo com serviço público para as vagas com este requisito.

Mais informações poderão ser obtidas por meio do Edital nº 29/2024/PVZN – CGAB/IFRO, de 15 de agosto de 2024, disponível no link: Processo Seletivo – Edital nº 29/2024 – Seleção de Profissionais para atuarem nos Cursos de Formação Inicial (FIC) em Agente de Desenvolvimento Cooperativista

Sobre o curso

O curso de Formação Inicial (FIC) em Agente de Desenvolvimento Cooperativista será financiado pela Linha de Fomento da Bolsa-Formação Aquicultura e Pesca, parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), com a Secretaria Nacional de Aquicultura (SNA) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O Programa Aquicultura tem como objetivo promover qualificação profissional de, prioritariamente, aquicultores, pescadores, povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas.

Exposição “Ateliê na Caixa de Sapato – Experiências de Iluminação Natural” está disponível para visitação em Vilhena

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Estudantes do 5º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Vilhena realizam, de 12 a 21 de agosto, a exposição “Ateliê na Caixa de Sapato – Experiências de Iluminação Natural”, com trabalhos desenvolvidos durante a disciplina “Conforto Ambiental II: Luminoso”.

O projeto foi idealizado pela professora Regina Morão e continuado pela professora Priscyla Brasileiro, desafiando os alunos a explorar e aplicar conceitos de iluminação natural em ambientes reduzidos. Priscyla informou que os estudantes foram divididos em grupos e receberam a tarefa de criar estudos de iluminação para diferentes ambientes, utilizando a caixa de sapato como um modelo em escala reduzida. “A ideia era projetar aberturas e soluções que maximizassem a entrada de luz natural e minimizassem a dependência de iluminação artificial”, explicou.

Assim, cada grupo realizou um experimento em sua caixa de sapato, projetando e instalando aberturas para iluminação, e observou os resultados através de um olho mágico. Essa abordagem permitiu uma análise prática das diferentes técnicas de iluminação natural e sua aplicabilidade nos projetos arquitetônicos. “Esta atividade prática reside na possibilidade de os alunos visualizarem e entenderem de forma tangível o impacto da iluminação natural nos ambientes. Ao trabalhar com maquetes em escala reduzida, eles puderam experimentar diretamente como diferentes soluções influenciam a qualidade do ambiente, promovendo a saúde e o bem-estar dos ocupantes, além de contribuir para a sustentabilidade das edificações”, destacou Priscyla.

A exposição está aberta à visitação até o dia 21/08, e oferece ao público a oportunidade de apreciar a criatividade e a inovação dos futuros arquitetos na busca por soluções mais eficientes e sustentáveis para os desafios do conforto ambiental.

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Clube de Leitura do Campus Jaru organiza programação anual de encontros e obras a serem debatidas

O Clube de Leitura Robinson Schoaba (nome em homenagem ao professor do campus falecido em novembro de 2023 e um dos fundadores do clube) realiza encontros mensais no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, para debater obras literárias e filosóficas de temas diversos. Campus Jaru Clube de Leituras

O projeto de extensão desenvolve atividades desde abril de 2023, quando foi iniciado e coordenado pela Professora Amanda Sayonara Fernandes Prazeres, intitulado “Entrelinhas do pensamento”.

Na versão de 2024, é coordenado pela professora de língua portuguesa Elisabete Ferraz Sanches, e conta com a colaboração dos servidores Gustavo Adolfo Suckow Barbosa, Glauco José Costa Souza e Sarah Freire Bezerra.

Por meio de encontros mensais, os participantes são convidados a ler e debater obras literárias nacionais e internacionais, abrangendo diversos gêneros e temas. Além de estimular o hábito da leitura, o projeto tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos participantes, com discussões mediadas pelos professores de Língua Portuguesa, Filosofia e História.

Por meio da discussão de diferentes obras, espera-se que os participantes ampliem seus horizontes culturais, desenvolvam o hábito da leitura e aprimorem suas habilidades de análise e argumentação, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e engajados.

O primeiro encontro deste ano foi realizado no dia 27 de março com o debate sobre o livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. O próximo encontro está previsto para o dia 28 de agosto, no qual será discutido o livro Tudo sobre o amor: novas perspectivas, da escritora e ativista norte-americana Bell Hooks.

Ao longo do ano letivo, ocorrerão mais cinco encontros presenciais, sempre na última quarta-feira de cada mês, às 17h30. Os livros a serem debatidos em cada mês foram selecionados previamente em reunião com os membros do grupo, conforme a programação: 28 de agosto: Tudo sobre o amor (Bell Hooks); 25 de setembro: Hibisco Roxo (Chimamanda Adichie); 30 de outubro: É isto um homem? (Primo levi); 27 de novembro: Eu sou Malala (Malala Yousafzai); 29 de janeiro de 2025: Mad Maria (Márcio Souza).

A Coordenadora do projeto fala sobre a importância de promover a leitura no ambiente escolar por meio do projeto. “É de extrema necessidade proporcionar um espaço para a comunidade ler, discutir e ampliar seu repertório cultural, especialmente em um país com baixo índice de leitores, como acontece no Brasil”, diz a Professora Elisabete.

A aluna Vivian Schmitz, do terceiro ano do curso Técnico em Comércio, uma das colaboradoras discentes do projeto, que auxilia na divulgação e organização dos encontros, comenta sobre sua participação e porque considera importante a sua realização. “É muito importante para mim, pois fui convidada pelo Professor Robinson Schoaba a participar, até que um dia dei chance para o projeto e, indo, comecei a criar gosto. Após a saída de colaboradores antigos, fui convidada pela Professora Elisabete e hoje participo como colaboradora. Gosto de participar porque faz bem, me instiga a ler leituras dinâmicas para construir uma base acadêmica e literária para a vida. Eu gosto muito de falar, então me sinto feliz naquele ambiente e é divertido estar ali e fazer parte, além de me lembrar do professor que foi muito especial na minha vida”, recorda.

Os encontros presenciais do Clube de Leitura Robinson Schoaba são abertos a alunos, servidores e também à comunidade externa. Para participar, não é necessário realizar inscrição, apenas comparecer ao Campus Jaru no dia e horário de realização das atividades.

Imprensa/IFRO

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