Os produtores de café de Rondônia terão um novo prazo para se inscreverem no 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé). As inscrições foram prorrogadas até o dia 23 de agosto, e a entrega das amostras poderá ser feita até 30 de agosto. Os interessados podem se inscrever nos escritórios locais da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), sem nenhum custo. O regulamento pode ser consultado no site da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), por meio do link
O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia é realizado pelo governo do estado, e executado pela Seagri, Emater-RO e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron-RO). A cerimônia de premiação está marcada para o dia 26 de outubro, no município de Cacoal. Os prêmios serão entregues nas categorias geral, regional e sustentabilidade.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo tem impulsionado ações para fomentar o trabalho dos produtores para melhorar a qualidade do café local, e isso tem permitido a abertura de novos mercados, inclusive na Europa, representando um avanço significativo ao estado, agregando valor à produção e melhorando a renda e qualidade de vida dos pequenos produtores, além de promover a sustentabilidade nas propriedades rurais”, ressaltou.
ENTREGA DE AMOSTRAS
Após a inscrição, os participantes devem entregar uma amostra representativa do lote, com três quilos de café pilado, embalado em saco plástico transparente e identificado com o nome completo do produtor, Cadastro de Pessoa Física (CPF), telefone de contato e município. O produtor também precisa manter no mínimo três sacas de 60 quilos de café pilado, homogêneo e equivalente à amostra inscrita no concurso. A comissão organizadora poderá realizar visitas para conferência dos lotes de café, a qualquer momento durante a vigência do concurso, podendo ser auditadas, caso seja necessário.
O secretário da Seagri, Luiz Paulo destacou o processo de avaliação das amostras. “As amostras passarão por uma classificação física e sensorial, conduzida por profissionais altamente capacitados. A competência técnica da comissão organizadora tem sido essencial para colocar Rondônia em destaque no cenário cafeeiro nacional.” Fonte: Texto: Larissa Malta – Fotos: Daiane Mendonça – Secom – Governo de Rondônia