Falta de chuva deve atrasar fim da janela do plantio da cultura, que estava prevista para acabar em dezembro. Plantio deve ser realizado até o início de 2024.
O fim da janela do plantio de soja na safra 2023/24 será adiado em Rondônia. Isso porque as mudanças climáticas, provocadas pelo El Niño, causaram a “diminuição das chuvas” no estado.
De acordo com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), os produtores que estão atrasados devem estender o plantio até no máximo o dia 20 de janeiro de 2024.
Segundo a Idaron, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já autorizou a ampliação do calendário de plantio.
O produtor que trabalha com a cultura deve cadastrar a área cultivada na Idaron. O processo de cadastro pode ser realizado pela internet, no site da Agência.
















