Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 4 DE AGOSTO!
COMEMORA-SE
Dia do Padre. Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer. Católicos lembram São João Maria Vianney, e Profeta Moisés.
RONDÔNIA
Em 1963 – O jornal Folha de Goiaz/Goiânia noticia a passagem pela cidade dos jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves, vindos de Porto Velho pela BR-364, para pedir ao presidente João Goulart apoio para manter aberta a rodovia.
1983 – Realizado o plebiscito/consulta sobre a proposta para a criação do município de Rolim de Moura, então distrito de Cacoal.
BRASIL
1909 – Nasce Roberto Burle Marx, arquiteto e grande nome do paisagismo brasileiro.
1930 – Morte do instrumentista e compositor fluminense José Barbosa da Silva, o Sinhô, o “rei do Samba”.
1957 – Morreu Washington Luis, presidente do Brasil de 1926 a 1930, deposto pela revolução liderada por Getúlio Vargas.
MUNDO
1875 – Morte do escritor e poeta de histórias infantis dinarmaquês Hans Christian Andersen.
1944 – A Gestapo captura Anne Frank e sua família em Amsterdam. Anne morreu em um campo de concentração e seu livro “Diário de Anne Frank” ficou mundialmente famoso.
1957 – O piloto Juan Manuel Fangio (ARG) torna-se pentacampeão na Fórmula 1, recorde só quebrado quase 50 anos depois, pelo alemão Michael Schumacher.
1970 – Morre ator hispano-brasileiro Oscar Lorenzo Jacinto de la Inmaculada Concepción Teresa Díaz, o Oscarito, grande nome dos filmes da época dos estúdios Atlântida.
FOTO DO DIA
Início da década de 1950, a cidade de Porto Velho conta ainda com pouco mais de 30 mil habitantes (Censo do IBGE), e há vastos espaços vazios além de ser bem visível a floresta no entorno da capital do recém-instalado (1943) Território Federal do Guaporé. Inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas, em 1940, o prédio dos Correios (círculo amarelo) e de roxo o Cine Resky. Entre os dois a Praça Rondon e ao fundo, ainda em construção, o fórum Ruy Barbosa. À direita a área conhecida por “Baixa da União”, de onde no final da década de 1960 os moradores foram transferidos para o que depois foi cognominado “Bairro da Liberdade”.