Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 9 DE AGOSTO!
COMEMORA-SE
Dia Nacional da Equoterapia. Dia Internacional dos Povos Indígenas.
Católicos lembram Santa Teresa Benedita da Cruz, padroeira da Europa (alemã, morta pelos nazistas). São Romão.
RONDÔNIA
Em 1983, o presidente deputado José Bianco, instala o Poder Legislativo, e acontece a primeira sessão ordinária. O deputado Sadraque Muniz (PMDB), de Ji-Paraná, foi o primeiro orador.
1995 – Na Fazenda Santa Elina, em Corumbiara, um confronto entre policiais-militares e posseiros causa 12 mortes, dois PMs e 12 posseiros. O fato fica conhecido como o “Massacre de Corumbiara”.
BRASIL
1931 — Nasce Mário Jorge Lobo Zagallo, quatro vezes campeão mundial, duas como jogador, uma como coordenador e outra como técnico.
MUNDO
1173 – Começa a construção do campanário da Catedral de Pisa (hoje conhecido como Torre de Pisa).
1892 – Thomas Edison recebe uma patente para um telégrafo de duas vias. 1896 – Nasce Jean Piaget, psicólogo suíço.
1945 – Os Estados Unidos lançam a 2ª bomba atômica sobre o Japão, na cidade de Nagasaki.
1973 – Lançamento da nave Marte 7 pela União Soviética.
1974 – Como resultado do caso Watergate, Richard Nixon se torna o primeiro presidente dos Estados Unidos a renunciar ao cargo.
FOTO DO DIA
Errata: Na Foto de ontem, 8, a foto é do médico Joaquim Tanajura.
Há 39 anos. Data em que a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou sua sessão inaugural, na antiga sede da Avenida Major Amarante. Na fila de cima: Deputados Genivaldo Souza, José do Prado, Manoel Messias, Ronaldo Aragão, Amir Lando, Valderedo Paiva. Fila do meio: Jô Sato, Amizael Silva, Arnaldo Martins, Zuca Marcolino, Cloter Mota, Heitor Costa e Tomás Correia. Fila de baixo: Jacob Atallah, Angelo Angelin, José Bianco (presidente), Francisco Nogueira, João Dias, Marvel Falcão e Sadraque Muniz (assinalado), que fez o primeiro discurso da sessão. Os deputados Osvaldo Piana, Jerzy Badocha, Silvernani Santos e Sérgio Carminato não estão na foto. Nessa primeira reunião ordinária da Assembleia, o deputado Arnaldo Martins apresentou o projeto de lei 01 que tratava dos limites entre os municípios do Estado.