SETEMBRO AMARELO
Como acontece todos os anos, este mês é reservado por muitos brasileiros e muitas instituições para o desenvolvimento de campanhas em defesa da vida. O mês divulga a campanha denominada “Setembro Amarelo”, cuja finalidade é alertar a sociedade da necessidade que temos de ouvir pessoas, conversar com pessoas dar atenção às pessoas, visto que muitas vezes a morte por suicídio está relacionada com a depressão, com a falta de oportunidade para desabafar, falta de oportunidade para dialogar e receber conselhos e apoiamento. Infelizmente, no município de Cacoal, existe um alto índice de suicídios e precisamos estar atentos a esta realidade. Neste período de pandemia, em que muitas pessoas se recolheram em suas casas, a possibilidade de acontecer crises de depressão é muito grande. Assim, precisamos estar dispostos a conversar, dialogar, orientar pessoas. Esta prática pode evitar muitas mortes no país. Vamos todos ajudar na divulgação da campanha “Setembro Amarelo”, porque todos nós devemos exercer nossa cidadania. TODOS PELA VIDA!!!
ADVOGADOS DE CACOAL
No começo desta semana, a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Cacoal, promoveu um evento de inauguração da nova sede da entidade. O evento foi coordenado pelo advogado Diógenes de Almeida, atual presidente da OAB/Cacoal. Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas vereadores, juízes, promotores, prefeito. Outras pessoas que possuem relação próxima com a OAB também participaram da inauguração. O representante da OAB/Rondônia usou a palavra e lembrou que o terreno onde foi edificada a sede da instituição foi doado para a OAB durante a gestão do ex-prefeito Franco Vialeto e que isto foi uma importante iniciativa do petista. Vale registrar que a Ordem dos Advogados do Brasil possui uma importância muito grande para a sociedade e tem atuação de destaque em muitos momentos da História do Brasil. Em 1992, por exemplo, a OAB liderou a grande parte da população brasileira a favor do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que acabou cassado pelo Congresso Nacional.
SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO
O Secretário de Educação do município de Cacoal esteve essa semana na Câmara Municipal para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre diversos assuntos. Como sempre acontece, quando algum secretário municipal vai à Casa de Leis, ele foi muito elogiado pelos vereadores e recebeu muitos parabéns. O secretário falou sobre a possibilidade de volta às aulas presenciais e declarou que está se preparando para inaugurar em Cacoal a “Escola dos Sonhos”. O secretário não entrou em detalhes sobre o que seria essa escola dos sonhos, mas certamente a expectativa será grande por parte da população. Embora muitas pessoas da administração estejam vivendo como se a pandemia tivesse acabado, o secretário afirmou que a volta às atividades presenciais está sendo feita dentro das normas de prevenção contra a covid-19. O secretário declarou ainda que tem o sonho de construir pontos de ônibus no setor urbano e rural para abrigar os estudantes, mas numa cidade com o perfil de Cacoal, talvez esse sonho do secretário não seja uma das principais prioridades.
JOSÉ DE ALMEIDA
Conforme todas as pessoas sabem, a escola José de Almeida, uma das principais instituições de ensino de Cacoal, está interditada há vários anos e não existe nenhuma previsão para voltar a funcionar. É muito estranho que o secretário de educação do município tenha ido à sessão e nenhum vereador tenha tratado do assunto. A população de Cacoal precisa parar de pagar impostos que são empregados em aluguéis de prédios, enquanto diversos imóveis do município estão abandonados. O aluguel do prédio onde funciona hoje a escola José de Almeida custa milhares reais por mês e esse dinheiro não retorna para os cofres públicos. Está na hora de discutir as prioridades do município. Os vereadores foram eleitos para mudar essa realidade. Será que os vereadores eleitos não sabem que a obra da escola José de Almeida está parada? Em vez de fazer tantos elogios ao secretário da educação, talvez fosse mais interessante os vereadores cobrar da administração a conclusão desta reforma e a volta das atividades no prédio do município.
CHUVAS DE VERÃO
Diversos vereadores de Cacoal usaram a tribuna da Câmara Municipal para denunciar a falta de manutenção em vários trechos da cidade. A chuva que caiu essa semana deixou diversas famílias desabrigadas em alguns pontos da cidade onde a erosão danificou as ruas e invadiu residências. Para fazer justiça, não podemos afirmar que esses problemas foram criados pela atual administração, mas é preciso que o prefeito Adailton Fúria adote todas as medidas cabíveis para evitar que outras situações como esta voltem a acontecer, porque as consequências são muito problemáticas. Se nada for feito neste momento de estiagem, com certeza, as fortes chuvas que caem no inverno podem causar danos irreparáveis à população. Aliás, essas enchentes em Cacoal já fazem parte da tradição do município e não podemos mais aceitar desculpas sobre o assunto. Todos os anos, as pessoas que deveriam resolver os problemas falam que estão esperando a seca para trabalhar, mas quando chega o período de chuvas dizem que não podem fazer nada, porque está chovendo.
GUARDA MUNICIPAL
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cacoal, realizada na última segunda-feira, o vereador Edimar Kapiche fez várias reclamações contra a coluna e afirmou que nós sugerimos o fechamento da SEMTTRAN, em virtude da ideia defendida por ele de criar em Cacoal a Guarda Municipal. Não é verdade que a coluna sugeriu a extinção de nenhum órgão municipal. O vereador Valdomiro Corá, colega do vereador Edimar Kapiche, afirmou na tribuna da Casa de Leis que a Guarda Municipal poderia criar uma indústria de multas no município e que a SEMTTTRAN já possui a função de fiscalizar o trânsito. Corazinho afirmou que para criar outro órgão que já tenha entre suas atribuições a função de fiscalizar o trânsito, como seria o caso, era necessário extinguir a SEMTTRAN. Basta o nobre vereador fazer a leitura da coluna anterior e buscar nos arquivos da Câmara de Cacoal as declarações dos seus colegas. O compromisso da Tribuna Popular e da coluna é levar as informações aos leitores da forma como os fatos acontecem, sem inventar nenhuma notícia. Caso o vereador Kapiche queira esclarecer os motivos pelos quais a criação de uma Guarda Municipal seria prioridade na cidade, vamos publicar também suas versões sobre os fatos. Na citada sessão, o vereador Kapiche declarou que a coluna foi irresponsável, ao comentar os fatos, mas talvez seja mais irresponsável a ideia de ir para o interior da Bahia buscar modelos de instituições para Cacoal.
CAMPEÕES DE DIÁRIAS
A população de Cacoal voltou a criticar os altos valores gastos com diárias pelos vereadores durante esta legislatura. Em vários grupos de redes sociais, já existem listas com os chamados campeões de recebimento de diárias. Sempre este assunto vem a público, vários vereadores correm para jornais, canais de internet e outros meios de comunicação para dizer que viajaram para buscar recursos para Cacoal. Como essa desculpa já é usada há vários anos, talvez seja importante os vereadores arrumarem outra justificativa, porque os cacoalenses já não acreditam mais. Esta semana, por exemplo, os discursos tentando justificar os benefícios foram exaustivos durante a sessão, mas muitas pessoas não acreditam na história. Em Cacoal, por várias vezes, as diárias da Câmara de Cacoal foram usadas para custear situações que não possuem nenhuma relação com as finalidades para as quais foram criadas. Pelos cálculos que são feitos, com base no Portal da Transparência da Casa de Leis, tudo indica que esta legislatura caminha para superar todas as demais em valores pagos com diárias.
MESA DIRETORA
Nos últimos dias, a Câmara de Cacoal teve sua rotina diária bem agitada. A razão do clima de tensão é um projeto de resolução que foi protocolado na Casa e cuja finalidade é criar novas regras para a eleição dos membros da Mesa Diretora. Pelo projeto, a eleição deverá acontecer na primeira sessão ordinária do mês de dezembro de 2022, o que coloca em cheque o projeto político de vários vereadores. O projeto recebeu oito assinaturas e a tendência é que realmente a mudança seja feita. Nos bastidores da cidade, já circulam diversos comentários indicando que alguns vereadores que assinaram o projeto poderão retirar apoio à matéria por pressão da administração municipal. Segundo fontes seguras, vários vereadores estão sendo pressionados pela administração para votar contra a alteração na regra. Além de definir uma data para a eleição, o projeto prevê a inclusão do cargo de vice-presidente na Mesa Diretora da Casa de Leis, visto que o cargo não existe na estrutura do legislativo cacoalense.
VACINAÇÃO EM CACOAL
O ano letivo nas escolas públicas de Cacoal certamente poderá iniciar com todas as atividades presenciais em 2022. Isto porque os estudantes já começaram a ser vacinados, como desejam as famílias cacoalenes. No caso dos profissionais da educação, a agenda do município já cumpriu o calendário de vacinação e foi realizada a imunização dos profissionais nos últimos dias do mês de agosto. Entretanto, a vacinação apenas dos profissionais não é garantia de volta às atividades sem o risco de contaminação, visto que os alunos possuem família e precisam estar protegidos. A rotina de uma escola envolve contatos diários e essa situação é necessária para atender as dinâmicas didáticas e pedagógicas do processo de ensino. O ideal é que, no início de 2022 toda a população esteja imunizada, porque novas cepas da covid-19 têm sido anunciadas pelos cientistas. Há diversos estados brasileiros onde as atividades foram retomadas e houve grande número de infectados. Não é possível afirmar com certeza quando acaba o risco de contaminação e mortes por covid-19 e isso assusta a população.