Search
12 de dezembro de 2024 – 13:00

Coluna do Xavier CACOAL: A CERVEJA, A GASOLINA, O ACARAJÉ, O SOCIALISMO…

Os constantes aumentos nos preços de combustíveis levaram os prosélitos do negacionismo a buscarem incontáveis desculpas, numa tentativa vã de justificar os graves problemas que a inflação tem causado ao Brasil, principalmente na vida das pessoas mais pobres, que esperavam um governo com o gás de cozinha a 35 reais e a gasolina a 2,50, como anunciara o “Posto Ypiranga”, na campanha eleitoral de 2018. Logicamente que não havia nenhuma possibilidade de alguém ver essa promessa se materializar, mas a turma do “Pátria, Família e Deus” acredita até nesse tipo de coisa. Hoje o Brasil vive uma situação caótica e não há nenhum brasileiro que não perceba a realidade. Em Cacoal, já existem muitas pessoas com enormes dificuldades para manter a família, porque os custos de todos os produtos estão descontrolados. Por esta razão, e como desculpa para justificar o injustificável, muitos negacionistas convictos passaram a dizer que a gasolina está muito cara, mas que a “esquerdalha” bebe cerveja. A situação inflacionária ficou tão complicada que existem brasileiros confundindo gasolina com cerveja…

Poucos dias atrás, uma imagem do ator Wagner Moura comendo acarajé em um acampamento do MTST gerou enorme polêmica nos principais jornais do país e principalmente nas redes sociais, porque muitas pessoas não aceitam que trabalhadores comam algo diferente de pés de frango, ossos de boi e restos de lixo. O próprio ministro “Posto Ypiranga” já declarou na imprensa que pobres devem comer sobras de restaurantes famosos nos grandes centros. A inversão de valores não tem limites no Brasil atual. Para muitos brasileiros, ser de direita é ter direito de comprar dois fuzis, duas pistolas e torcer para o governo privatizar todas as empresas públicas do Brasil. Para estas mesmas pessoas, socialismo é comer mal, mudar do Brasil e parar de beber cerveja. Assim não dá, minha gente!! O socialismo quer justamente o bem-estar da sociedade. Para ser socialista, uma pessoa não precisa abrir mão dos prazeres da vida. Em um país onde muitos trabalhadores estão perdendo direitos, temos que lutar para que esse quadro seja revertido. A comida no prato é sinônimo de dignidade da pessoa humana e beber cerveja ainda não é crime. Crime é querer impor aos brasileiros viver com um salário mínimo de mil reais, comer osso de boi, restos de comida do lixo e bater palminhas para os preços dos combustíveis.

O que falta a milhões de brasileiros, entre eles nossos conterrâneos de Rondônia, é informação. Quem conhece a História do Brasil sabe muito bem que a feijoada é uma invenção dos escravos e que a caipirinha foi inventada por dona Carlota Joaquina. E não podemos esquecer que, antes disso, bem antes, na Santa Ceia, a única pessoa que não bebeu nenhum gole de nada foi justamente Judas Iscariotes. Beber é pressuposto de comunhão!!! Isso é bíblico. Não que Judas fosse comunista ou socialista. Claro que não!!! Judas era defensor ferrenho da ideia de ganhar dinheiro, mesmo que fosse vendendo seus melhores amigos. Outra informação que muitas pessoas infelizmente não possuem é que o acarajé, objeto de discórdia recente nas redes sociais, é um alimento que custa bem menos que a gasolina brasileira. No Nordeste, o acarajé custa seis ou oito reais. No estado do Acre, por exemplo, a gasolina já passou de 10 reais faz tempo. Não há brasileiro que aguente suportar tantas desigualdades sem tomar nenhuma cerveja…

No caso de Cacoal, é de causar tristeza ver nas redes sociais tantas pessoas que confundem cerveja com gasolina e batem o pé, exigindo que as pessoas que reclamam dos preços estratosféricos dos combustíveis parem de tomar cerveja. Ainda bem que Paulo Guedes não indexou o preço da cerveja ao dólar, como é o caso dos combustíveis. Todos os brasileiros devemos lutar para que os preços dos combustíveis parem de subir de forma alarmante; não para que as pessoas parem de beber cerveja. Além de ser excelente diurético, o suco de cevada com lúpulo é excelente relaxante e desopilante. Com tantas pessoas alimentando esse espírito de mau humor contra os produtos etílicos, fica difícil imaginar que um dia teremos a paz e a harmonia objetivadas pelo socialismo… Tenho dito!!!

 

FRANCISCO XAVIER GOMES – Professor da Rede Estadual e Articulista

 

 

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp