Search
12 de dezembro de 2024 – 08:36

COLUNA PORTA ABERTA – Por Fernando Garcia

O Guaporé Futebol Clube de Rolim de Moura, está fora da competição estadual que iniciará no dia 19 de fevereiro. Fundado em 214, o clube disputou várias competições a nível estadual, chegando em algumas delas como semifinalistas da competição, onde ano passado perdeu nos pênaltis para a equipe de Ariquemes, no estádio Gentil Valério. Segundo informações, o seu presidente o médico Júlio Gazelli, desistiu da competição e, visa formar um time de base para competir em outras oportunidades, não ficando claro se participaria em 2023, posto, que terá que cumprir as regras da Federação Estadual de Futebol, tendo que recomeçar na segunda divisão, portanto, o sonho para primeira divisão do campeonato rondoniense, somente a partir de 2024.

Sem ânimo

Conhecido como um grande entusiasta do futebol rolimourense, Júlio Gazelli, ainda não alcançou o objetivo de a equipe levantar o troféu de campeão, nas competições que o Guaporé Futebol Clube,disputou nesses quase sete anos de existência. O Guaporé, possui uma das melhores estruturas do futebol rondoniense, fazendo inveja até mesmo de times dos Estados do Amazonas, Acre e Pará, mas, infelizmente ainda continua uma equipe agonizante no quesito títulos, bem como, a expectativa do dirigente Júlio Gazelli, que sonha em participar de uma Copa do Brasil e outras como a Série D e C a nível de Campeonato Brasileiro, embora, para que tudo isso termine em realidade, é necessário ser campeão rondoniense, fato esse, que está se alongando. O Guaporé Futebol Clube, além de gozar de uma excelente estrutura, como campos para treinamentos, hospedagem para os atletas em apartamentos individuais, 2 ônibus, sendo um para levar os atletas para treinamentos e outro para distância maiores durante a competição, possui um amplo refeitório de referência e salão para atividades recreativas.

Absolutismo

Mais um dos grandes pontos de referência para jogadores e funcionários, é a pontualidade no pagamento, um dos aspectos positivo do presidente dr. Júlio Gazelli, principalmente quando da rescisão contratual, onde atletas oriundos de vários Estados, nunca teve problemas em rescindir o contrato. As falhas notadas pela maioria dos desportistas rolimourenses, quanto ao cartola, é a forma como ele dirige a equipe sem auxílio de uma diretoria, talvez, por ser o dono da equipe se esquiva em formar uma
Diretoria, para que possa dividir as tarefas do dia-a-dia. Se não tiver essa visão de empreendedor esportivo, exatamente, estará fadado aos péssimos resultados da equipe ao longo de sua existência nas disputas esportivas. A concentração de poderes gera improdutividade absoluta e, para alcançar resultados satisfatórios, é preciso montar uma equipe primeiramente fora das linhas do gramado para que possa almejar e obter o sucesso desejado, nem que seja necessário um grupo de pessoas sem custos financeiros, muitos que gostam de futebol e podem certamente ser coadjuvantes do presidente dr. Júlio Gazelli.

Recuou

O prefeito Aldo Júlio, após inúmeros comentários nas redes sociais sobre as comemorações para o Reveillon, agiu de forma rápida e acertada, cancelando as comemorações que já estavam previstas. O mundo sabe da força dessa nova variante Omicron, que vem fazendo o verdadeiro Deus-nos-acuda, em vários países e, no Brasil, novos casos já começaram a ser notificados pelas autoridades sanitárias, que alertam sobre a variante, principalmente com a chegada das festas de fim de ano, o que pode alastrar mais ainda novos casos da Ômicron. Resta saber agora, como vai comportar o esquema da Vigilância Sanitária, no dia 31 de dezembro, para fiscalizar bares, restaurantes e similares, visto, que geralmente os protocolos recomendados pelas autoridades da área, se torna mais difícil na virada do ano.

Confraternização

O deputado estadual, Jean de Oliveira, Alta Floresta, esteve em Rolim de Moura, acompanhado pelo prefeito Aldo Júlio, no plenarinho central da cidade, no Pastelão do Naldão, onde algumas conversas de interesse do município foram elencadas. Apesar de o prefeito Aldo Júlio, manter contatos diretos com outros deputados estaduais, é sabido que o prefeito tem laços bastantes estreitos com o deputado Jean de Oliveira, que por sinal ambos pertencem a sigla partidária do (MDB) e, devem caminhar juntos nas eleições ano que vem. Oliveira, juntamente como edil, foram recepcionados pelos funcionários do DER, numa festividade referente as atividades do departamento no decorrer desse ano, onde não faltou elogios do deputado, acerca da Usina de Asfalto do DER de Rolim de Moura. Derramaram elogios para o governador Marcos Rocha, Elias Resende, Diretor Geral do DER, esquecendo o nome dos verdadeiros autores que conseguiram os recursos para edificação da Usina.

Esqueceram

A propositura da emenda para construir a Usina de Asfalto, na capital da Zona da Mata, para atender aos demais municípios, foi da ex-deputada federal, Marinha Raupp e do então senador da República, Valdir Raupp,  em junho de 2017, recursos liberados pelo ex-Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, para entrega de equipamentos importantes para a composição do parque de máquinas da Usina de Asfalto, de Rolim de Moura. Na oportunidade, o casal Raupp, solicitou ao Governo do Estado, a instalação desta Usina, que posteriormente aconteceu um aporte de 3 Milhões, através da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sedam), três caminhões basculantes, dois rolos compactadores lisos e um compactador de pneus. Esperava-se, que o prefeito Aldo Júlio, lembrasse desses detalhes e completasse falando o nome de Marinha e Raupp, uma vez, que o mesmo na época era o presidente da Casa de Leis e, bem próximo do casal Raupp, que são partidários históricos da agremiação emedebista.

Pretensão

A briga pela posse do Partido Liberal, em Rondônia, está sendo um campo de batalha, e o senador Marcos Rogério e sua turma estão tentando a todo custo desalojar o ex-deputado federa, Luiz Cláudio, comandante da sigla em Rondônia. Senador Marcos Rogério, declarado pré-candidato ao Governo do Estado, vem tentando de todas as formas junto ao presidente nacional do (PL) Valdemar Costa Neto, assumir a sigla no Estado, expulsando Luiz Cláudio do comando e, abrir brechas para apoiar a candidatura de Expedito Júnior, ao Senado Federal. Até o momento, Costa Neto, vem se mantendo lealdade ao ex-deputado Luiz Cláudio, garantindo que nos compromissos mantidos com o presidente da República, Jair Bolsonaro, a permanência dele é inegociável, resta saber, se continuará na presidência, o que lhe faculta a grande fatia do Fundo Eleitoral, uma grana que sem dúvida respira qualquer candidatura para à Câmara Federal.

Falta quitar

À Renove Comunicação LTDA, que presta serviços para a prefeitura de Rolim de Moura, divulgando ações institucionais do município pelos órgãos de comunicações da cidade, está gerando muita desconfiança por parte dos proprietários de veículos de comunicação. O dono da agência que é do ramo de comunicação, além de não saldar os compromissos com os veículos de comunicação, mesmo tendo recebido alguns pagamentos da prefeitura, não atende as chamadas de telefones das partes interessadas, passando a entender que não quer ouvir cobranças dos prestadores de serviços. Quando fez contrato com o município, a primeira coisa da empresa foi se estabelecer montando seu escritório, que pouco tempo depois fecharam as portas impossibilitando à aproximação dos seus prestadores de serviços. Os assessores da prefeitura de Rolim de Moura, dizem que está repassando o dinheiro normalmente para a Renovar Comunicações, mas, infelizmente existem muitas desconfianças dos credores, uma vez, que a agência privilegia o pagamento seguidamente para rádios e TVs, e alguns sites mais próximos do prefeito, deixando os demais a ver navios. Alguns já cientes que poderá sofrer o calote, já estão se posicionando para tomar as devidas providências, mas antes tentarão falar com o cidadão responsável pelo pagamento, que reside em Vilhena e é apresentador de televisão.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp