Após Tribuna Popular veicular as informações do Boletim Covid-19 desta terça-feira (07) divulgado pelo Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o prefeito de Cacoal, Adailton Furia, entrou em contato com a equipe deste Portal e também alegou em alguns grupos de WhatsApp que não procedem os dados divulgados de que a Capital do Café tenha registrado 87 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas.
Furia compartilhou um áudio gravado pela enfermeira Ivani Grossman, da Vigilância em Saúde do Município de Cacoal. No áudio, Ivani também aponta que a matéria divulgada por Tribuna Popular não procede. “Essa informação (87 casos em 24h) se refere aos dados digitados no sistema e-SUS e que migraram para o sistema estadual. São informações dos últimos dias e que foi atualizado o sistema hoje. Com isso, dá a impressão que o município tem esse X de casos em um único dia”, alega a coordenadora da Vigilância em Saúde. Ivani não explica no áudio a qual período compreende esses 87 novos casos registrados em Cacoal e divulgados pelo Boletim do Governo Estadual.
“Hoje, dia 07, foram registrados nove casos novos, por tanto não procede essa informação”, completa Ivani que destacou, contudo, que nos últimos dias o município vem registrando uma média de 19 a 20 novos casos por dia.
Confronto de informações
Sem levar em consideração os dados divulgados pelo Boletim Estadual e de acordo apenas com os boletins da Prefeitura Municipal, de 30 de novembro à 07 de dezembro, 219 casos novos de Covid-19 foram registrados em Cacoal. Em uma semana, a média diária chegou a 27 novos casos. Neste período, três óbitos foram registrados.
Já diferente dos boletins do Município, neste mesmo período os boletins da Agevisa apontaram 291 novos casos em Cacoal, entre 30 de novembro e 07 de dezembro. Com estes dados, a média passa a superar 36 casos novos de Covid-19 diariamente.
Confira os boletins divulgados pelo Município e também pelo Governo de Rondônia em 30 de novembro e 07 de dezembro:
(Da Redação – Tribuna Popular)