O Brasil estará representado por 322 atletas na disputado Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, de 17 a 26 de novembro, convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a maior delegação brasileira em todas as disputas.
Foto: Cristian Westmair Ribera, paratleta, que defende o Jundiaí Clube (SP), é o único rondoniense (Cerejeiras) convocado
Por Lúcio Albuquerque – Os atletas são das modalidades atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC (Paralisados Cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e tiro esportivo.
Foram convocados também 10 atletas-guia, três calheiros e dois goleiros. A delegação contará ainda com 31 profissionais: um chefe de missão, três subchefes de missão, oito oficiais administrativos, seis médicos, três fisioterapeutas, três psicólogos, dois nutricionistas, um classificador, um cientista do esporte, uma assessora de imprensa, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem para apoio aos atletas.
O atletismo levará 60 atletas (35 homens e 25 mulheres), dentre os quais os campeões paralímpicos e mundiais: os lançadores Alessandro Silva e Beth Gomes, o velocista Petrúcio Ferreira e o fundista Yeltsin Jacques. Só três estados não tiveram atletas convocados: Mato Grosso, Tocantins, Alagoas.
(https://cpb.org.br/noticias/confira-todos-os-atletas-convocados-para-os-jogos-parapan-americanos-de-santiago-2023/)