ADVOGADA DO BARULHO
Com o ano letivo próximo ao encerramento, os professores estão sempre muito ocupados com inúmeras atividades. Isso todo mundo sabe. Mas os professores de uma escola de Cacoal arrumaram um novo problema. Trata-se de uma senhora que passou a frequentar a escola e se apresentar como advogada, ameaçando vários professores de processo, sem que nada tenha ocorrido de errado. Para que se faça justiça, a OAB de Cacoal tem uma contribuição inestimável em defesa dos interesses da população de Cacoal. No caso das escolas, diversos advogados contribuem, fazendo palestras para a comunidade estudantil e dando orientação para todos os alunos, sobre cidadania, direitos humanos, direitos da mulher, direitos da criança e adolescente e vários outros temas. Por isso, a pessoa que tem promovido barracos na escola não representa a instituição e os professores da escola sabem bem disso. Assim, talvez o caminho mais simples para resolver o problema seja comunicar o fato à Subseção da OAB de Cacoal, porque a imagem da OAB não pode ser manchada dessa maneira. Os professores, igualmente, merecem respeito e atrapalhar os trabalhos de fim de ano letivo não combina com a ética e com a urbanidade, marcas históricas da Ordem dos Advogados do Brasil. A Coordenação Regional de Ensino já foi informada sobre os fatos e avalia as medidas cabíveis.
NATAL FELIZ
Os conflitos envolvendo a Administração Municipal e os vereadores parecem mesmo ser intermináveis. A polêmica mais recente tem como motivo um projeto chamado pela Administração Municipal de “Natal Feliz”, cuja finalidade é criar condições jurídicas para que a Prefeitura Municipal possa promover a distribuição de presentes para as crianças. Em uma postagem feita nas redes sociais, o prefeito Adailton Fúria citou vários vereadores da oposição e disse que eles estavam contra as crianças. O que os vereadores alegam é que o projeto chegou à Câmara Municipal e foi avaliado nas comissões e é possível que seja votado na próxima segunda-feira e nenhum dos vereadores se manifestou contra o projeto. Nas redes sociais, muitas pessoas emitiram opiniões sobre o projeto. Uns acham que a principal finalidade é fazer propaganda política, outros elogiam e parabenizam a iniciativa do prefeito Furia.
VEREADORES EM GUERRA
Durante vários meses, os vereadores de Cacoal viveram grandes conflitos pessoais, por causa da eleição dos membros da Mesa Diretora, até que uma decisão do Supremo Tribunal Federal determinou a posse do vereador Valdomiro Corá no cargo. A partir disso, muitas pessoas imaginaram que a paz voltaria a reinar no legislativo. Ledo engano! As sessões no plenário continuam marcadas por um clima tenso e muitas acusações de parte a parte são verificadas, como se fosse uma rotina do legislativo. Com essa situação, vários temas de importância relevante para a sociedade podem ficar em segundo plano, caso as acusações mútuas não sejam amenizadas pelos representantes da população. Alguns meses atrás, os conflitos mais marcantes eram protagonizados por dois ou três vereadores. Porém, nos últimos dias, até mesmo os vereadores que eram considerados mais calminhos entraram no clima de guerra no plenário e a coisa piorou. Resta saber como a população vai avaliar esses conflitos, quando for às urnas em outubro do próximo ano, porque o desgaste atinge todo o conjunto do legislativo. Muitos acreditam que o posicionamento autoritário de Valdomiro Corá, que vestiu muito bem o título de presidente, como se fosse um ser supremo das galáxias soberanas, tem piorado a situação na Casa de Leis.
JANELA DA TRAIÇÃO
Muitas pessoas imaginam que o clima de constantes conflitos entre os vereadores divide a Câmara de Cacoal em dois grupos. Em alguns momentos, isto pode parecer verdade. Entretanto, muita água ainda pode rolar embaixo dessa ponte e transformar os dois grupos em três, quatro ou até mesmo em um só. O leitor sabe que não se pode duvidar de nada, quando o assunto é política. Então, não se surpreendam, caso alguns vereadores considerados pela população como “inimigos” venham a assinar a ficha de filiação do mesmo partido nos primeiros meses de 2024. Neste momento do cenário, os vereadores não podem trocar de sigla, porque há o risco de perder o mandato, por causa da chamada infidelidade partidária. Mas a legislação eleitoral possui a chamada janela partidária, que muitos eleitores e partidos chamam carinhosamente de “janela da traição”. Todos os vereadores do município sabem que vão precisar resolver suas situações de filiação para disputar a reeleição e isto é um fenômeno que pode juntar vários vereadores no mesmo grupo. Para citar um exemplo, o vereador Edimar Kapiche foi eleito pelo PSDB, mas as disputas nacionais e estaduais de 2022 praticamente provocaram a extinção do partido. Será que ele conseguirá organizar a lista de candidatos do partido em Cacoal? Esta situação não é o caso somente do vereador Kapiche. Vale lembrar que nem todas os candidatos derrotados em 2020 querem continuar nos partidos onde estão e muito menos servir de escada para quem já tem mandato. A lista de traídos e traidores pode se tornar infinita até os primeiros dias de abril.
SANGUE NOVO
Além da situação de prováveis mudanças de filiações, existem diversos nomes novatos que devem entrar na disputa por uma das cadeiras da Câmara de Cacoal. Este fato também preocupa os atuais vereadores, porque eles podem imaginar que reinam sozinhos em alguma sigla e serem surpreendidos por um candidato novato, menos desgastado e com ideias que ganhem a simpatia do eleitor. Esta teia de aranha eleitoral pode ter muita relação com as intenções dos dois deputados estaduais de Cacoal, já que eles certamente terão interesse em eleger vereadores ligados aos seus grupos. Por esta razão, é perfeitamente possível que os deputados tentem controlar mais de um partido na cidade, visando ampliar suas bases. As articulações para acomodar todos não são nada simples e geram muitos conflitos internos e externos, porque todos os candidatos ficam de olho nos deputados para saber quem terá o direito de ser o queridinho, o preferido de cada deputado. Em geral, a população comenta que os políticos adoram enganar a população e isso parece tradição no Brasil. O problema é enganar candidatos, porque eles estão sempre com um olho no gato outro no peixe.
FEDERAÇÃO PARTIDÁRIA
Nessa verdadeira montanha-russa eleitoral, a coisa parece mais tranquila dentro da federação que envolve o PT, PV e PCdoB. Esses partidos fizeram parte da coligação nacional que elegeu Lula e Geraldo Alckmin em 2022 e a lei eleitoral determina que as federações possuam validade de quatro anos. Assim, obrigatoriamente, os três partidos terão que ficar em uma única nominata. Claro que cada partido possui sua história, seu estatuto e seus candidatos. A federação já discute a escolha de um pré-candidato a prefeito e iniciou um curso de formação para preparar os candidatos a vereadores e vereadoras. Então, pode-se dizer que a federação PT, PV e PCdoB não terá dificuldades para organizar sua lista, já que dispõe de muitos filiados e alguns nomes muito conhecidos na cidade. Diferentemente do que ocorreu em 2020, o grupo terá excelente oportunidade de garantir pelo menos uma vaga na Câmara de Cacoal. Outra coisa que precisa ser avaliada é que a forte polarização ocorrida na eleição nacional não terá tanta influência nas eleições municipais, porque, nos municípios, prevalece muito mais a capacidade dos candidatos, seus grupos de amigos e o potencial individual.
COMISSÃO PRÓ BR
Esta semana, surgiu em Cacoal um novo movimento em defesa dos interesses do município e do estado de Rondônia. Lembra da comissão formada anos atrás para lutar pela construção do Hospital Regional e do Aeroporto de Cacoal? Pois é! Agora, diversas lideranças políticas, comunitárias, empresariais, advogados e outras se juntaram para formar a “Comissão Pró BR 364”. A iniciativa é louvável e já aconteceu a primeira reunião. A ideia é juntar todas as forças possíveis para lutar pela duplicação da BR 364, no trecho entre Vilhena e Porto-Velho. A ideia certamente será muito bem aceita pelas autoridades e pela população, porque a duplicação da rodovia certamente traria muitos benefícios. O principal benefício, logicamente, seria a proteção à vida, já que o número de acidentes com vítimas fatais na rodovia é assustador. Além disso, uma obra de duplicação da BR 364 pode gerar milhares de empregos, atrair muitos investimentos e melhorar muito a vida de todos os rondonienses. Em Brasília já existe uma discussão sobre a possibilidade de duplicação do trecho entre Vilhena e Jaru. Há também que discuta sobre o trecho Vilhena a Candeias do Jamari. Mas a comissão formada em Cacoal para defender a ideia pode ganhar corpo e criar força no estado, porque conta com apoios muito importantes. A população da Capital do Café com certeza dará apoio à iniciativa.
ANIVERSÁRIO DE CACOAL
A contagem regressiva para os 46 anos de emancipação politica e administrativa de Cacoal já começou. Diversas atividades estão sendo programadas para as comemorações. Haverá shows, exposições, atividades culturais e de lazer, além de outros atrativos. Emancipada em 1977, Cacoal é uma das principais cidades de Rondônia e possui enorme potencial econômico reconhecido por todas as pessoas que conhecem a cidade, pelas autoridades estaduais e nacionais e pela grande quantidade de turistas que vistam a cidade todos os anos. Cacoal é destaque na gastronomia, no comércio e na atividade agrícola, sendo conhecida pelo apelido de Capital do Café, por estar entre os principais produtores do grão em Rondônia e na região norte. Como o aniversário da cidade, que acontece em 26 de novembro, é um evento que antecede as festas de fim de ano, a tendência é que a movimentação seja muito grande e que a animação possa contagiar grande parte da população do município e das cidades vizinhas.
CONCURSO PÚBLICO
O município de Espigão do Oeste anunciou recentemente a realização de um concurso público para preenchimento de 138 vagas e mais 08 cadastros de reserva. O concurso será realizado pela Fundação vale do Piauí, empresa contratada pelo município, e as inscrições começam na próxima segunda-feira, 20 de novembro e encerram no dia 20 de dezembro. Haverá vagas para pessoas com ensino fundamental, ensino médio e superior e os salários variam conforme as categorias. O edital completo com todos os detalhes está disponível no portal da Prefeitura Municipal de Espigão do oeste e os candidatos interessados podem acessar para conhecer as informações. A iniciativa de realizar concurso público é louvável, porque serão aprovados os candidatos com melhor aproveitamento técnico e garante a estabilidade no funcionamento administrativo do município. Infelizmente, em alguns municípios, os gestores preferem manter a ideia do teste seletivo que, embora avalie currículos é sempre sujeito a reclamações, já que muitas vezes, as regras são preparadas para abrigar interesses políticos. No caso do concurso público, os candidatos estudam, fazem as provas e vale o conhecimento de cada candidato.
PIADA DE POLÍTICO
Construção de ponte
Um prefeito havia prometido construir uma ponte e, para isso, convocou três empreiteiros: um chinês, um americano e um brasileiro.
– Faço por R$ 3 milhões – disse o chinês. Um pela mão-de-obra, um pelo material e um para meu lucro.
– Faço por R$ 6 milhões – propôs o americano – Dois pela mão-de-obra, dois pelo material e dois para mim. Mas o serviço é de primeira!
– Faço por R$ 9 milhões – disse o brasileiro.
– Nove milhões? – espantou-se o prefeito
– Por que esse valor tão alto?
E o brasileiro responde: – Três para mim, três para você e três para o chinês fazer a obra. – Negócio fechado! – responde o prefeito.