O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a relevância do programa, que além de levar os estudantes para representar o estado no Senado Federal, com oportunidade de debater assuntos de interesse nacional, estimula a reflexão e o exercício da cidadania e democracia entre os jovens.
A estudante, Karen Ângelo Pinheiro estava em sala de aula quando recebeu a notícia. Emocionada, comemorou a primeira colocação e destacou que o sentimento é de gratidão por representar não só a escola que estuda, como o município de Cacoal e o estado de Rondônia. “Estou muito feliz e emocionada. Foi incrível. Sou grata à direção da escola, as professoras que me auxiliaram, principalmente minha professora orientadora, Julia Aparecida Garcia e todos que estiveram comigo, me apoiando,” relatou.
A professora de História, Julia Aparecida Garcia, que foi orientadora da estudante no programa, frisou que no início do ano letivo de 2024, a escola recebeu o material referente ao concurso de redação Jovem Senador, cujo tema foi “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. “Apresentei a proposta e os respectivos regulamentos do concurso e desde o início, os alunos demonstraram interesse em participar. Começamos com a elaboração das redações e posterior seleção para envio. Toda a equipe gestora e pedagógica da escola Cora Coralina está feliz e orgulhosa com a conquista merecida da nossa estudante. Foi um trabalho árduo e colhemos juntos o resultado,” pontuou.
De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, em 2024, 66 escolas de Rondônia participaram do programa, totalizando 1.137 redações recebidas. “O próximo passo é confirmar a participação, e, em seguida o aluno e professor orientador vão para Brasília, onde ficarão por uma semana acompanhando os trabalhos do Senado Federal”, explicou.
SELEÇÃO
A seleção dos participantes ocorre por meio de um concurso de redação, realizado em parceria com as secretarias estaduais de educação, que mobiliza escolas, professores e alunos. Os autores das melhores redações de cada estado e do Distrito Federal se tornam os jovens senadores do ano.
Segundo a coordenadora do Programa Jovem Senador, Holdia Alves, durante a etapa estadual é feita uma banca de professores que selecionam as melhores redações. “As três melhores redações, com as melhores notas são enviadas para o Senado Federal, onde a equipe pedagógica elege o primeiro, segundo e terceiro colocado,” ressaltou.
Em Brasília, os jovens senadores participam da Semana de Vivência Legislativa e são orientados a atuar como representantes de seus estados durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas. Ao final da semana, vários projetos de lei são apresentados e votados em sessão plenária. Assim, por meio de suas ideias legislativas, os jovens senadores têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do país, caso as propostas sejam aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
JOVEM SENADOR
O Programa Jovem Senador é uma ação institucional do Senado, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas a oportunidade de vivenciar a prática política parlamentar, por intermédio da simulação do trabalho legislativo dos senadores e senadoras. Para conhecer mais sobre o programa, acesse https://www12.senado.leg.br/jovemsenador.
Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Holdia Alves
Secom – Governo de Rondônia