A cerimônia de certificação da 1ª turma da Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) profissionalizante, realizada nesta quinta-feira, 24, no Teatro Banzeiros, foi marcada por momentos de grande emoção. Fruto de um convênio entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), a iniciativa possibilitou a conclusão do Ensino Fundamental II e a formação profissional no curso de Operador de Computador para 35 alunos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade regular.
Familiares, professores e a equipe pedagógica do SESI Porto Velho estiveram presentes para prestigiar o evento. Jaqueline Gomes da Costa, gerente da divisão de educação básica da SEMED, representou a secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros, na solenidade.
Os alunos elogiaram a metodologia da Nova EJA, que, com aulas semipresenciais, possibilitou a conclusão dos estudos de forma flexível. Leonardo Fernando Polla de Souza, aluno da turma, destacou que, após 14 anos afastado dos estudos, conseguiu conciliar trabalho e estudo. “Aos 15 anos, tomei a decisão de deixar a escola para trabalhar”, relatou ele. Souza contou que, ao saber da EJA Profissionalizante do SESI por meio de um amigo, decidiu retomar os estudos. Ele elogiou a plataforma de estudos e o apoio dos professores. “Meu próximo passo é concluir o ensino médio e ingressar em uma faculdade na área de Tecnologia da Informação”, declarou.
A aluna Esmerina Bentes, afastada dos estudos há mais de 30 anos, decidiu retornar à sala de aula com o incentivo da pedagoga Lucélia Santos, da Nova EJA do SESI. “É uma conquista pessoal. Agora vou seguir estudando e considerar se faço faculdade em Gastronomia ou Assistência Social”, comentou.
A mesa diretiva foi composta por Juliane Loubach Sordino, gerente do SESI Porto Velho, Jaqueline Gomes da Costa, representante da SEMED, Marcela Xavier, representando a gerência de Educação Básica e Profissional do SESI, SENAI e IEL, Vanessa Pereira de Sousa, coordenadora de Educação do SESI Porto Velho, e Lucélia Santos, pedagoga da Nova EJA. Todas parabenizaram os alunos e destacaram que a Nova EJA é transformadora e representa o primeiro passo para a continuidade dos estudos.
Em nome da turma, Matheus Córdova de Oliveira e Jacó de Araújo proferiram palavras de agradecimento, de trajetória de vida e de esperança de momentos melhores após essa certificação. “Nosso primeiro passo rumo a novas conquistas”, disse Matheus. Jacó fez uma reflexão sobre a caminhada da vida e seus desafios, dificuldades e conquistas. “Hoje podemos dizer que não é mais um sonho, é uma vitória”, enalteceu.
Os professores do SESI, Diego Bezerra (Linguagens), Ademir Junior (Ciências Humanas) e Adriana Simões (Ciências da Natureza), presentes na solenidade, elogiaram o empenho e a dedicação dos alunos ao longo do curso. Eles destacaram que alguns alunos vinham de Candeias e de comunidades próximas ao rio Amazonas. Um exemplo é Vanessa Dantas Tavares, moradora do município de Candeias do Jamari, que, infelizmente, não pôde comparecer à cerimônia.
Uma nova turma da EJA terá início no próximo dia 4 de novembro, e o SESI informa que ainda há vagas para a EJA Profissionalizante. Os interessados podem se inscrever na unidade do SESI Lagoa, em Porto Velho, na Avenida Rio de Janeiro, das 14h às 19h. No ato da matrícula, devem ser apresentados duas fotos 3×4 atualizadas, identidade e CPF, histórico escolar original ou atestado de escolaridade e comprovante de residência atualizado com CEP válido. A iniciativa é destinada a jovens a partir de 15 anos.
Imprensa/FIERO