“A verdadeira política é quando os produtores sabem o que precisam, sabem o que querem, sabem o necessário e conseguem transmitir isso para o Governo! E quando o governo acata isso, realmente é a junção perfeita, um casamento perfeito. E é isso o que está acontecendo na cadeia do café em Rondônia”.
As palavras do presidente da Caferon, Juan Travain Bianchini, descrevem bem a relação de parceria e de muito sucesso entre o Governo do Estado e os cafeicultores rondonienses. O apoio, o incentivo e os investimentos têm levado o café Robusta Amazônico, produzido na região de Identificação Geográfica Matas de Rondônia, para todo o Brasil e até mesmo além das fronteiras do país. Hoje o café rondoniense é conhecido e desejado praticamente em todo o mundo.
Nesta semana, uma nova iniciativa veio para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do café. A realização da 1º Feira Tecnológica do Café Robusta Amazônico, idealizada pelos produtores associados da Caferon e acolhida pelo Governo do Estado, não apenas reforça essa parceria entre o Estado e os cafeicultores, mas coloca mais uma vez o Café Robusta Amazônico em destaque nacional. No último dia da Feira, acontece também a 9ª edição do Concurso Estadual de Qualidade e Sustentabilidade do Café, o Concafé, realizado pelo Governo de Rondônia.
Todo o evento acontece na cidade de Cacoal e reúne produtores, instituições e agentes públicos, empreendedores, investidores, entusiastas do café e visitantes de diversos lugares. O evento teve início na quinta-feira (24), no Cacoal Selva Park, e segue com uma vasta programação, até sábado, quando serão conhecidos os melhores cafés de Rondônia, com a revelação dos campeões de 2024 do Concafé.
O olhar do Estado
Principal representante do Governo de Rondônia na abertura da 1ª Feira Tecnológica do Café Robusta Amazônico, a primeira-dama do Estado, Luana Rocha, que também é secretária de Estado da Assistência Social, fez questão de conversar com todos os cafeicultores que levaram para a Feira o sabor do café rondoniense. Luana foi muito bem recebida em todos os estandes e se mostrou bastante acessível e receptiva aos produtores e produtoras que se dedicam diariamente à produção dos Robustas Amazônicos.
“O Governo do Estado investiu mais de um milhão e seiscentos mil reais para elaborar esse evento, pela importância do café para Rondônia. Hoje nós estamos com grande resposta a nível internacional de exportação. Nós estamos com mais de 42 MI em negociações, em dólar, no café. Isso é maravilhoso, nunca aconteceu na história de Rondônia e está acontecendo agora. O café está sendo reconhecido a nível internacional e dá um orgulho muito grande pra gente acompanhar isso. A gente fica muito feliz”, emociona-se Luana Rocha.
De acordo com a primeira-dama, essa atenção do Governo de Rondônia ao café vem desde o início da primeira gestão do atual governador do estado, que a cada ano vem buscando elevar ainda mais a cadeia produtiva do café a novos patamares.
“O nosso governador coronel Marcos Rocha, desde 2019, vem trabalhando com essa cadeia produtiva. E hoje a gente está aqui trazendo para as pessoas, expondo o nosso café robusta, apresentando o que a gente tem de melhor para o Brasil e para o mundo. Então, é muito importante esse evento que traz reconhecimento aos nossos cafeicultores, que traz empresários de fora para poder apreciar o nosso café, é um momento de negociação. É um momento muito importante para o nosso estado de Rondônia”, ressalta.
Para Luana Rocha, algo que chama muito a sua atenção, de forma pessoal, aumentando ainda mais o seu orgulho, é o envolvimento de famílias inteiras de produtores rurais na produção do café Robusta Amazônico.
“O nosso governador Coronel Marcos Rocha, quando me mandou aqui com essa missão, eu vim com o maior carinho, porque eu sou raiz, amo café! Minha mãe produzia café também e pra mim é uma honra estar aqui. A gente fica muito feliz, porque a gente sabe que aqui tem muitas famílias que trabalham com café. Em sua maioria, são famílias que representam o nosso café, o café do nosso estado de Rondônia. E é com muita alegria que a gente vê aqui esse desempenho deles, os esforços dessas famílias se destacando. E isso me emociona”, conclui Luana Rocha.
(Giliane Perin / Tribuna Popular)