Lúcio Albuquerque / 69 99910 8325
2.11.24 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1938 – Índios “Boca Negra” atacaram o seringal “Bom Jardim”, no Rio Jaru, ferindo o gerente Miguel Galvez, tornando muito tenso o ambiente naquela região.
1981 – O deputado João Martins (PDS-RR) garantiu que o projeto de criação do Estado de Rondônia vai direto ao plenário e deve ser votado até a próxima 6ª feira.
1981 – O deputado Jerônimo Santana (PMDB-RO) garante acordo de 211 deputados para inserir na lei do Estado a eleição a governador ano que vem.
1986 – A “Norberto Oderbrecht”, construtora da hidrelétrica de Samuel, anuncia o fim da concretagem do dique da margem direita do Rio Jamari.
1988 – A oposição elege o deputado Osvaldo Pìana presidente da Assembleia Legislativa, e pela 1ª vez o PT chega à mesa diretora com Neri Firigolo.
1990 – O ex-candidato a governador José Guedes (PSDB) anunciou apoio a Valdir Raupp na disputa do returno pelo governo.
HOJE É
Dia de Finados. Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas.
Católicos celebram Dia de Todos os Fiéis Defuntos,
BRASIL
2008 — O piloto inglês Lewis Hamilton garantiu seu primeiro título ao vencer o Grande Prêmio do Brasil.
MUNDO
1917 – O ministro de Assuntos Estrangeiros Arthur Balfour divulga a Declaração Balfour, o apoio britânico a um lar nacional para o povo judeu” na Palestina.
A NORMA QUE NÃO VALIA (II)
O Art. 59 Constituição de 1983 indicava que se impedidos o governador e o vice, assumiria o governo o presidente da Assembleia Legislativa. Alegando que Teixeira não era eleito, o presidente João Figueiredo tomou outro caminho.
Nomeou para o cargo a secretária de Planejamento Janilene Melo, da equipe que iniciou, no governo Humberto Guedes, os estudos para a criação do Estado.
Na história política de Rondônia só uma vez um presidente da Assembleia, o deputado Silvernani Santos, assumiu a governadoria, em razão de doença do governador Osvaldo Piana e do vice Assis Canuto estar no exterior.
Em 1990, por duas vezes, por ordem judicial, o governador Jerônimo Santana foi afastado do cargo e como o vice e o presidente da Assembleia eram candidatos, o governo foi assumido pelo presidente do Poder Judiciário.
Ao tomar posse, Janilene – na foto despedindo-se de Teixeira no aeroporto – entrou para a história como a 1ª mulher no país a assumir um governo de Estado. (Foto Machado)