Search
12 de dezembro de 2024 – 01:54

O DIA 30 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA – Dia Nacional do Evangélico

O DIA 30 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

30.11.24 – BOM DIA!

RONDÔNIA
1919 – Em discurso na Assembleia Legislativa (AM) o deputado Joaquim Augusto Tanajura denuncia que o governo de Mato Grosso pediu ao presidente da República que toda a região da cidade de Porto Velho seja incorporada àquele Estado.
1937 – O Real Forte do Príncipe da Beira passa a ser considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
1947 – Em comemoração ao 1º ano de sua nomeação como bispo de Porto Velho, D. João Batista Costa lança hoje
a pedra fundamental da igreja Nossa Senhora das Graças.
1967 – José Campdelli toma posse como governador do Território.
1969 – Depois de mais de 40 anos voltam a ser eleitos vereadores em Porto Velho. Em Guajará-Mirim é realizada a primeira eleição municipal. Nenhum dos eleitos é do sexo feminino
1984 – Para o presidente regional do PDS, Desival Reis, há dificuldades em manter a favor do candidato do partido, Paulo Maluf, dentre os representantes de Rondônia no colégio eleitoral.
1985 – A hidrelétrica de Ávila, em Vilhena, vai gerar 40 % da capacidade hoje instalada em Rondônia e redução de U$25 milhões/ano de gasto com diesel, disse o governador Angelo Angelin ao assinar o contrato U$ 90 milhões para início da obra.

HOJE É
Dia Nacional do Evangélico. Dia do Estatuto Da Terra (Lei 4.504/64). Dia do Teólogo. Dia Nacional do Síndico. Dia em Memória de todas as Vítimas de Armas Químicas.
Católicos celebram Santo André (também Padroeiro da Igreja Ortodoxa de Constantinopla),

BRASIL
1930 — Inauguração de voos comerciais Brasil/USA, pela Pan American Airlines. 1983 — A Câmara Federal aprova a criação do Estado de Tocantins.

MUNDO
1947 – Logo após a aprovação pela ONU da partilha da Palestina, árabes invadem Israel. 2005 – John Sentamu se torna o 1ºrimeiro arcebispo negro da Igreja Anglicana. 2006 — A Wikipédia lusófona completa 200 mil artigos criados.

FOTO DO DIA

O PASSADO VALE VOTO

Para mais ou para menos. Na eleição do governador Osvaldo Piana, pesou muito foi a atenção dada aos jornalistas do interior que vieram “cobrir”, em 1989, o seminário “Rondônia discute nossa Natureza”, evento da Assembleia Legislativa.
Confirmadas as vindas de equipes de veículos do “sul maravilha”, e que eles ficariam no então melhor hotel de Porto Velho, o “Vila Rica”. A Assembleia convidou também os veículos do interior. E quem convida paga a despesa.
Inicialmente a ideia era colocar os “nossos” num hotel bem simples, até com a desculpa de que esse grupo poderia ficar inibido no “Vila”. Na discussão quem defendia o tratamento igual levantou uma questão.
Era bom para a Assembleia e para Rondônia a vinda dos do “sul maravilha”, mas o tratamento igual poderia abrir espaço para os deputados que seriam candidatos no ano seguinte. Isso definiu a questão, e os resultados práticos mostraram que fora uma decisão acertada.
Em muitas campanhas “o passado tira voto”. Na de Piana, em 1990, valeu.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp