O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP/RO) realizou, nos dias 11 e 12 de dezembro, o Curso de Sutura para Enfermeiros, na Faculdade São Lucas, em Porto Velho. A iniciativa visou capacitar profissionais de enfermagem para a realização de suturas simples e administração de anestésico local injetável, em conformidade com a Resolução COFEN nº 731 de 13 de novembro de 2023. (https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-731-de-13-de-novembro-de-2023/)
Durante a manhã, os participantes assistiram a aulas teóricas ministradas pelas enfermeiras Tatiane Mendes da Silva e Camile Cristina S. Ferronato, que abordaram temas como anatomia da pele, técnicas de anestesia local, seleção de materiais cirúrgicos e cuidados pós-sutura. À tarde, aplicaram esses conhecimentos em estações práticas supervisionadas, consolidando suas habilidades técnicas e aprimorando sua atuação profissional.
Com 30 vagas disponibilizadas por dia, o curso foi destinado a enfermeiros (as) já formados e adimplentes com a Autarquia. A formação ofereceu uma oportunidade valiosa para o aprimoramento profissional, aumentando a empregabilidade dos enfermeiros e possibilitando uma assistência mais qualificada aos pacientes.
SUTURA SIMPLES
A sutura é um procedimento fundamental na prática de enfermagem, sendo frequentemente utilizada no atendimento a pacientes com pequenas lesões em ferimentos superficiais de pele, anexos e mucosas e a aplicação de anestésico local injetável, recomendando que seja estabelecido rotina ou protocolo aprovado na instituição de saúde.
O domínio dessa técnica garante o cuidado adequado das feridas, promovendo uma cicatrização eficiente e minimizando riscos de infecções e outras complicações. Por essa razão, o curso ofereceu uma abordagem completa, desde conceitos teóricos até a prática supervisionada.
O presidente do Coren-RO, Josué Sicsú, destacou a relevância do curso aos profissionais. “Capacitações como essa reafirmam nosso compromisso com a qualificação contínua dos profissionais de enfermagem. Investir na educação é investir em uma assistência de saúde mais segura e eficaz para a sociedade, além disso, são essenciais para o desenvolvimento profissional e para a promoção de uma enfermagem de excelência.”
Fonte: Ascom – Coren-RO / Acácia Cavalcanti