O DIA 29 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA – QUEBRA-QUEBRA EM CACOAL (II)

O DIA 29 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

29.10.24 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1942 – O Delegada de Ordem Política e Social do Amazonas determina que todos cidadãos italianos e alemães residentes neste Estado, se apresentem nas delegacia de polícia de cada município para identificação (AM – ed 2.651 – Pág 1)
1944 – Fundada a Federação de Desportos do Guaporé (FDR), presidida pelo médico Renato Medeiros. A FDR foi a 2ª entidade a coordenar o desporto em Porto Velho, a 1ª na década de 1920.
1955 – O Conselho Consultivo do Banco de Crédito da Amazônia aprovou proposta do representante do Território do Guaporé, Othon Sidou, isentando de impostos de venda e consignações a borracha produzida na Amazônia. (AM – ed 5001 – Pág 1)
1985 – Os advogados Abílio Nascimento e Wagner Andrade querem indenização do governo para os filhos de Fátima Fernandes, funcionária da SSP, morta durante um tiroteio entre 2 delegados na Secretaria de Segurança. (AM – ed16.799 – Pág 1 e 3)
1990 – Nenhuma igreja católica da prelazia de Porto Velho cantará qualquer música, em protesto contra a onda de violência contra moradores da região. (ED.20708- Pág 4)

HOJE É
Dia nacional do livro. Dia Mundial da Psoríase. Dia nacional da prevenção da lavagem de dinheiro. Dia Nacional do AVC.
Católicos celebram Santos Jacinto, Feliciano e Lúcio – mártires, São Narciso,

BRASIL
1810 – 1810 — Fundada, por D. João VI, a Real Biblioteca, hoje Biblioteca Nacional do Brasil, depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil. 1945 – Ministros militares do governo depõem o presidente Getúlio Vargas, acaba o Estado Novo.

MUNDO
539 a.C. — Ciro, o fundador do Império Persa, entra na capital da Babilônia e permite que os judeus retornem à sua terra. 1929 – A Bolsa de Nova Yiork “quebra”; começa a Grande Depressão. 2015 — Após 35 anos a China anuncia o fim da política do filho único.

FOTO DO DIA

QUEBRA-QUEBRA EM CACOAL (II)

Do protesto válido e com muita razão à anarquia generalizada foi apenas um passo a mais. Assim caminhou o movimento, cobrando do governo do Estado e da Centrais Elétricas de Rondônia a geração e distribuição de luz, que ocorreu em outubro de 1983 em Cacoal.
Os jornais da capital destacaram o clima de “guerra” nas ruas da “Capital do Café” e, conforme o jornal “Tribuna Popular”, o prefeito Josino Brito teve de se refugiar no quartel da Polícia Militar, onde ficou até chegar reforços policiais vindos de outros municípios.
Em 1984, lembrando o acontecimento, o jornal destacou, em uma página inteira, tanto o ambiente gerado pela falta de energia elétrica, prejudicando a economia e o dia a dia da população, mas historiando também a ocorrência.
No meio de todo esse problema, mesmo garantindo que não estava na cidade quando o fato aconteceu, ao buscar informações no quartel da PM, o jornalista Adair Perin, diretor da “Tribuna”, foi preso, uma história que ele relembrará amanhã.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia


Deputado Ezequiel Neiva acompanha obras de rebaixamento de morros em Machadinho D’Oeste

O parlamentar viabilizou R$ 400 mil para o rebaixamento de três morros no P.A Belo Horizonte. O deputado estadual Ezequiel Neiva (PL) esteve em Machadinho...