jQuery(document).ready(function($) { const container = $('.tt-container'); if (!container.length) return; const currentId = container.data('current-id'); const isRandom = $('.tt-btn-random').length > 0; // Navegação AJAX $('.tt-btn[data-direction]').click(function(e) { e.preventDefault(); const btn = $(this); const direction = btn.data('direction'); container.addClass('tt-loading'); $.post(TT_VARS.ajax_url, { action: 'tt_navigate', nonce: TT_VARS.nonce, current_id: currentId, direction: direction }).done(function(response) { if (response.success) { window.location.href = response.data.url; } else { alert('Erro ao carregar tirinha.'); container.removeClass('tt-loading'); } }); }); // Modal fullscreen $('.tt-image').click(function() { $(this).toggleClass('fullscreen'); }); // Teclado $(document).keydown(function(e) { if (e.key === 'ArrowLeft') $('.tt-btn-prev').click(); if (e.key === 'ArrowRight') $('.tt-btn-next').click(); if (e.key === ' ' && isRandom) { e.preventDefault(); $('.tt-btn-random').click(); } }); // Swipe mobile let touchStartX = 0; let touchEndX = 0; container.on('touchstart', function(e) { touchStartX = e.originalEvent.touches[0].screenX; }); container.on('touchend', function(e) { touchEndX = e.originalEvent.changedTouches[0].screenX; handleSwipe(); }); function handleSwipe() { const swipeThreshold = 50; const diff = touchStartX - touchEndX; if (Math.abs(diff) > swipeThreshold) { if (diff > 0) { $('.tt-btn-next').click(); // Swipe left = próxima } else { $('.tt-btn-prev').click(); // Swipe right = anterior } } } }); // Handler AJAX add_action('wp_ajax_tt_navigate', [$this, 'api_navigate']); add_action('wp_ajax_nopriv_tt_navigate', [$this, 'api_navigate']); COLUNA BOCA MALDITA – VEREADORES EM FÉRIAS | Tribuna Popular






11 de novembro de 2025 | Telefone: 69 69 9962-1213
11 de novembro de 2025 | Telefone: 69 69 9962-1213


COLUNA BOCA MALDITA – VEREADORES EM FÉRIAS

DEMISSÃO AO VIVO

 A guerra política entre o governador Marcos Rocha e família do vice-governador deve ficar um pouco mais tensa, a partir de agora. Em uma entrevista concedida na capital do estado, o governador anunciou, ao vivo, a exoneração de seu vice, Sérgio Gonçalves, que, além de vice-governador, exercia o cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC). Como o vice-governador faz parte de uma sólida família que atua no comércio e na pecuária de Rondônia, certamente a nomeação dele na pasta do desenvolvimento econômico parecia estratégica para o governo do estado. O nome escolhido por Marcos Rocha para substituir Gonçalves na secretaria é do advogado Lauro Fernandes. Essa guerra política tem tudo para causar grandes estragos nos projetos políticos do governador e de seu vice, já que ambos possuem os nomes cogitados para disputarem as eleições do próximo ano. O vice-governador inclusive já anunciou sua pré-candidatura ao governo do estado, enquanto o governador é considerado como possível candidato a uma cadeira no Senado Federal. O clima de tensão entre os dois certamente colocará muitas interrogações nas pretensões de Rocha e Gonçalves.

 REDE DE INTRIGAS

 A situação política que gerou a guerra entre Marcos Rocha e seu vice começou quando Júnior Gonçalves (irmão do vice-governador) concedeu uma entrevista coletiva em Porto-Velho e acusou diversos aliados políticos do governador de fazerem parte de um grupo que estaria usando a máquina pública para perseguir adversários políticos. Entre os nomes citados nas denúncias, está o deputado Ribeiro do Sinpol. No momento em que o ex-secretário fez as denúncias, o governador estava em território israelense, em viagem internacional. Em sua volta ao Brasil, Marcos Rocha reclamou do vice-governador e passou a trata-lo como inimigo. Nos últimos dias, em uma visita ao município de Guajará-Mirim, Marcos Rocha declarou que Sérgio Gonçalves aproveitou sua ausência do Brasil e estaria articulando com membros da Assembleia Legislativa o afastamento de Rocha do cargo de governador, em razão do prazo legal de 15 dias que o chefe do executivo tem para se ausentar do país. Os deputados fizeram uma reunião de última hora e inventaram uma norma, permitindo que o governador pudesse governar o estado por meio eletrônico.  Este benefício não existe para nenhum dos demais governadores de estado no Brasil.

PROJETOS AMEAÇADOS

As brigas políticas que envolvem o centro político administrativo de Rondônia podem também trazer grandes consequências eleitorais para os grupos que protagonizam as disputas. É muito difícil imaginar que haveria grande probabilidade de vitória nas urnas de candidatos que pertencem ao grupo do governador ou do vice, caso não haja harmonia entre eles. Nesse cenário, existe até mesmo a possibilidade de o governador decidir permanecer no cargo, a partir de abril, e inviabilizar seu projeto político e também do vice-governador, que sonha governar o estado encabeçando uma chapa majoritária em 2026. Brigado com seu vice, Marcos Rocha não teria nenhuma condição de agregar forças para uma possível candidatura de senador, porque o apoio do governo faz grande diferença nesse contexto. Igualmente ficaria ameaçada a possibilidade de Sérgio Gonçalves ter uma candidatura ao governo com as condições de disputar e ter chances reais de vitória, porque suas alianças políticas dependeriam de acordos com o governo estadual. Mas não é de se duvidar que os dois protagonistas dessa confusão insistam em levar à frente a briga pueril pelo poder, justamente porque são pessoas sem uma história sólida na construção de alianças políticas em Rondônia.

VEREADORES DE FÉRIAS

 Como já virou tradição em Rondônia, os vereadores de Cacoal iniciaram o período de férias no dia 30 de junho, em sessão realizada no distrito de Riozinho. A próxima sessão ordinária está prevista para o dia 4 de agosto e neste período todas as atividades das comissões da Câmara Municipal ficam suspensas. Entretanto, os edis realizaram uma sessão extraordinária no dia 7 de julho, quando algumas matérias foram colocadas em votação. Entre os assuntos da pauta, estava o projeto que estabelece a autorização para a mudança de sede da administração municipal. O novo local será o Espaço Beira Rio, que passou por uma reforma de quase 5 anos, já que o local foi construído para ser um espaço de eventos e lazer. Durante o período da reforma, diversas denúncias foram feitas pelos vereadores, sobre eventuais ilegalidades nos gastos de recursos públicos, mas nenhuma investigação foi formalizada. Na sessão extraordinária, os atuais vereadores disseram que ouviram a opinião do prefeito e que está tudo dentro da lei. Tem sido uma rotina constante a voz do prefeito servir de parecer jurídico para as decisões dos vereadores, embora o legislativo municipal tenha uma Procuradoria Jurídica.

MUDANÇA DA PREFEITURA

A decisão de mudar a sede do Poder Executivo parece uma medida realmente acertada, porque o prédio onde atualmente funciona a Prefeitura Municipal de Cacoal possui uma estrutura muito precária. Sendo uma das cidades mais modernas de Rondônia, Cacoal tem uma prefeitura cujas divisões internas são feitas de madeira e já existem há décadas, situação que exige uma medida de adequação. Além disso, as instalações elétricas e hidráulicas também já não suportam as atividades diárias. Em um novo local, será possível aos servidores municipais melhores condições de comodidade e praticidade, já que as demandas assim o exigem. Diante da situação, é provável que a população não se volte para fazer críticas generalizadas sobre a mudança, mas alguns fatores precisam ser avaliados. Quando a antiga Unidade Mista, onde funcionava o Hospital Municipal foi desativada, muitas pessoas imaginaram que seria feita uma reforma do prédio, com a finalidade de abrigar outros serviços públicos. Não aconteceu. O prédio foi demolido e um estacionamento foi construído no local. Resta saber o que será feito com o prédio da Prefeitura Municipal, após a mudança de sede. Como está localizado na região central da cidade, o imóvel não pode servir para abrigar ratos, cobras e outros animais peçonhentos, mas até hoje nenhuma discussão sobre o assunto aconteceu em Cacoal. Mas a maior parte da população acredita que a Prefeitura, no Espaço Beiro Rio, seja temporária e que um prédio realmente com característica de prefeitura, e que Cacoal merece, seja construído ali onde está a velha prefeitura, que é uma localização, perto de tudo,  bem melhor para todos.

MUSEU DOS PIONEIROS

Embora muitas pessoas falem sobre o pioneirismo de muitas famílias cacoalenses, até hoje não existe nenhum local que possa mostrar a história daqueles que vieram de tão longe para ajudar na construção do município e do estado de Rondônia. O próprio Anísio Serrão, que deu nome ao município de Cacoal e que representa um dos principais pioneiros da história da Capital do Café, jamais foi homenageado como deveria. A única lembrança de seu nome é exatamente o nome da rua que passa pela frente da Prefeitura Municipal. Como a rua paralela é chamada de Rua dos Pioneiros, os políticos de Cacoal bem que poderiam pensar na possibilidade de uma reforma do prédio da Prefeitura de Cacoal, se é que a mesma não volte para onde está, com o objetivo de transformá-la no Museu dos Pioneiros. Ali seria possível construir um espaço para guardar todos os registros, objetos e memórias dos pioneiros de Cacoal, porque é pouco provável que a sede da administração municipal volte a funcionar no local, após a desocupação total. Como os vereadores adoram fazer discursos falando em milhões e milhões de reais que “conseguiram” para o município, talvez eles consigam alguns milhões para construir o Museu dos Pioneiros. Esta é a sugestão da coluna.

EDUCAÇÃO ESTADUAL

No último dia 07 de julho, aconteceu na capital de Rondônia uma Audiência Publica para discutir sobre o Plano Decenal da Educação do estado. No evento, compareceram muitos profissionais da educação, que se deslocaram de todos os municípios do interior, deputados estaduais e outras pessoas interessadas no assunto. O último Plano Decenal tinha vigência até o ano de 2024 e precisa ser renovado. Na prática, trata-se da elaboração de uma lei que tem como finalidade estabelecer diretrizes e metas sobre o sistema educacional do estado, como também ocorreu nas demais unidades da federação. As propostas são discutidas e deliberadas pelos participantes, sendo encaminhadas, posteriormente para uma Conferência Nacional da Educação, de onde saem as propostas que servem para nortear os rumos da educação. Após os 10 anos de vigência do Plano Decenal que será substituído, poucos avanços aconteceram, principalmente no que diz respeito à valorização dos profissionais da educação. Na lei, existem dispositivos muito bonitos, mas que nunca foram cumpridos pelo governo de Rondônia. Aliás, estes são alguns dos motivos de grande insatisfação da categoria.

REFORMA DA RODOVIÁRIA

E já que estamos falando em reformas, mais uma vez, foi anunciada a reforma da Rodoviária de Cacoal. Em vídeo compartilhado nas redes sociais, o deputado estadual Cirone Deiró declarou que a obra será iniciada e que os recursos foram garantidos pelo governo de Rondônia. Muitas pessoas que trabalham no local ou que necessitam usar o terminal rodoviário já não acreditam muito que a reforma vai acontecer, porque o anúncio já foi feito diversas vezes, nos últimos anos. Desde o período da gestão do ex-prefeito Franco Vialeto, até os dias atuais, inúmeras vezes houve a divulgação da reforma da rodoviária e todos os políticos que prometeram a obra garantiam que os recursos estavam na conta e que o projeto estava pronto. Os vários anúncios da reforma levaram a população a não acreditar mais na obra e todas as vezes em que as chuvas voltam a cair com intensidade no município, a situação se mostra uma calamidade. É realmente lamentável que um município tão importante do estado não tenha uma rodoviária decente para atender aos milhares de usuários e trabalhadores que precisam da rodoviária. Neste caso, vamos esperar que, desta vez, a reforma tão sonhada aconteça e que acabe o sofrimento das pessoas que trabalham e usam a rodoviária para embarque e desembarque.

INCÊDIOS EM RONDÔNIA

Todos os anos, no estado de Rondônia e vários outros estados brasileiros, existe uma grande preocupação com os incêndios e queimadas. O grave problema costuma acontecer exatamente a partir do mês de julho, quando a estiagem se transforma em uma crise de seca em muitas regiões da Amazônia. No caso de Rondônia, os incêndios e queimadas já começaram em diversos municípios e isto preocupa a população e autoridades municipais e estaduais. É muito importante que haja uma ampla campanha de conscientização da população para evitar que incêndios e queimadas ocorram em nosso estado. Essa conduta traz graves prejuízos à população, porque aumenta o numero de doenças respiratórias, compromete a saúde de crianças e idosos, provoca a morte de milhares de espécies nativas e enfraquece a economia do estado. Como os municípios não possuem capacidade de estrutura oficial para combater incêndios e queimadas de grandes proporções, é muito importante que haja campanhas de prevenção para evitar tragédias. As mudanças climáticas já provocaram no estado umas das maiores crises de seca em 2024. Não podemos fechar os olhos para a destruição ambiental.

 

 





Mega-Sena, concurso 2.939: prêmio acumula e vai a R$ 100 milhões

O próximo sorteio da Mega será na quinta-feira (13) O sorteio do concurso 2.939 da Mega-Sena foi realizado na noite desta terça-feira (11), em São Paulo. Nenhuma...

Parceria na COP30 reforça compromisso com a Amazônia e a regeneração

Participação da companhia na Conferência do Clima reforça compromisso com a Amazônia e a regeneração   A Natura anuncia a parceria institucional para apoiar a realização...

Poesia: Porco e Urubu rumo a final da Libertadores

Poesia: Porco e Urubu rumo a final da Libertadores Moiseis Oliveira da Paixão Lima espera, Final prometida, O porco acelera, A fé garantida, O urubu pondera, A asa estendida. Dia marcado, Vinte e...






Rádio
Rádio Rondônia

Deputado Alex Redano indica recursos para viabilizar o Duelo na Fronteira em Guajará-Mirim

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), garantiu junto ao governo do estado a liberação de R$ 200 mil para apoiar a realização...

BOAS NOTÍCIAS (nem sempre)

Por  Lúcio Albuquerque 69 99910 8325 10.11.25 O BOM EXEMPLO DO BASQUETE O técnico do Real Betis, Espanha, o chileno Manuel Pèllegrini, deu uma sugestão que vai melhorar muito...

Prefeitura de Cacoal abre processos seletivos emergenciais para contratação de médicos e servidores em...

A Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), anunciou a abertura de dois...

Mais de 150 kg de drogas e quatro armas de fogo são apreendidas pela...

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia apreendeu, na manhã de hoje, no KM 195 da BR-364, em Pimenta Bueno, 156,4 kg de entorpecentes e...

Parceria na COP30 reforça compromisso com a Amazônia e a regeneração

Participação da companhia na Conferência do Clima reforça compromisso com a Amazônia e a regeneração   A Natura anuncia a parceria institucional para apoiar a realização...