jQuery(document).ready(function($) { const container = $('.tt-container'); if (!container.length) return; const currentId = container.data('current-id'); const isRandom = $('.tt-btn-random').length > 0; // Navegação AJAX $('.tt-btn[data-direction]').click(function(e) { e.preventDefault(); const btn = $(this); const direction = btn.data('direction'); container.addClass('tt-loading'); $.post(TT_VARS.ajax_url, { action: 'tt_navigate', nonce: TT_VARS.nonce, current_id: currentId, direction: direction }).done(function(response) { if (response.success) { window.location.href = response.data.url; } else { alert('Erro ao carregar tirinha.'); container.removeClass('tt-loading'); } }); }); // Modal fullscreen $('.tt-image').click(function() { $(this).toggleClass('fullscreen'); }); // Teclado $(document).keydown(function(e) { if (e.key === 'ArrowLeft') $('.tt-btn-prev').click(); if (e.key === 'ArrowRight') $('.tt-btn-next').click(); if (e.key === ' ' && isRandom) { e.preventDefault(); $('.tt-btn-random').click(); } }); // Swipe mobile let touchStartX = 0; let touchEndX = 0; container.on('touchstart', function(e) { touchStartX = e.originalEvent.touches[0].screenX; }); container.on('touchend', function(e) { touchEndX = e.originalEvent.changedTouches[0].screenX; handleSwipe(); }); function handleSwipe() { const swipeThreshold = 50; const diff = touchStartX - touchEndX; if (Math.abs(diff) > swipeThreshold) { if (diff > 0) { $('.tt-btn-next').click(); // Swipe left = próxima } else { $('.tt-btn-prev').click(); // Swipe right = anterior } } } }); // Handler AJAX add_action('wp_ajax_tt_navigate', [$this, 'api_navigate']); add_action('wp_ajax_nopriv_tt_navigate', [$this, 'api_navigate']); COLUNA BOCA MALDITA – PEC DA BINDAGEM | Tribuna Popular






11 de novembro de 2025 | Telefone: 69 69 9962-1213
11 de novembro de 2025 | Telefone: 69 69 9962-1213


COLUNA BOCA MALDITA – PEC DA BINDAGEM

O Brasil inteiro tem manifestado indignação contra os deputados federais que votaram para aprovar a PEC da Blindagem, chamada por muitos de PEC da Bandidagem. Na prática, a aprovação da matéria significa dizer que deputados federais e senadores, caso o projeto seja aprovado no Senado Federal, não poderão ser presos, investigados e nem processados, sem a autorização do Congresso Nacional. A autorização tem que ser aprovada por votos secretos. Assim, os congressistas podem cometer estupros, agressões contra mulheres, homicídios, tráfico de drogas, roubo, assalto, pedofilia e todos os demais crimes que quiserem, mas não poderão ser incomodados. Além disso, os deputados colocaram no texto do projeto que os presidentes de partidos políticos terão os mesmos benefícios. O projeto tem a clara finalidade de proteger criminosos, mas tudo indica que não vai passar fácil pelo Senado Federal. Diversos senadores se manifestaram publicamente, após a decisão da Câmara dos Deputados e disseram que os senadores vão trabalhar para enterrar a matéria, porque não é de interesse da sociedade. Diversos setores da sociedade já se mobilizam para protestar no Brasil inteiro e alguns deputados que votaram a favor do projeto já aparecerem para pedir desculpas da população. A bancada de Rondônia inteira, com exceção da deputada Cristiane Lopes, defende o projeto.

 

CRISTIANE LOPES

Na terça-feira, quando a deputada Cristiane Lopes votou contra a PEC da Bandidagem, muitas pessoas em Rondônia bateram palmas e disseram que ela era a salvação da bancada do estado. O problema é que, no dia seguinte, ela se juntou aos demais e votou para anular todos os processos contra as pessoas que tramaram um golpe de Estado e que sofrem processos no STF. Assim como a PEC da Bandidagem, a anistia aos golpistas é igualmente um assunto criticado pela imensa maioria da população brasileira. Neste caso, todos os 8 deputados e deputadas de Rondônia votaram a favor da anistia. A destruição causada pelas pessoas que invadiram Brasília e quebraram a sede dos Três Poderes se aproxima de 40 milhões de reais de prejuízos, mas a bancada federal de Rondônia entende que não existe nenhum problema e que a população pode destruir o patrimônio público toda vez que não concordar com o resultado das eleições. Enquanto os deputados federais estão preocupados em proteger seus colegas de mandato, vários projetos de interesse da população estão parados na Câmara Federal, entre eles o projeto que prevê a redução da conta de energia de 60 milhões de brasileiros e a isenção de imposto de renda para os trabalhadores que ganham até 5 mil reais. O problema é que nossos deputados não estão nem um pouco preocupados com esses projetos. Para eles, urgente é a PEC da Bandidagem.

 

CANDIDATOS AO SENADO

No próximo ano, a disputa pelas duas vagas de senadores deve ser muito acirrada em Rondônia. Até este momento, são anunciados nomes como Marcos Rogério, Confúcio Moura, Rodrigo Camargo, Acir Gurgacz, Marcos Rocha e mais três ou quatro nomes. Este quadro pode ser alterado para mais ou para menos, quando forem definidos os nomes dos pretendentes ao cargo de governador do estado. Claro que outros nomes devem surgir na disputa, porque os partidos de menor expressão certamente também vão apresentar seus candidatos, embora alguns deles sejam nomes certos apenas para cumprir tabela, porque o poderio econômico dos nomes mais citados vai atrair a maioria dos eleitores. É justamente por isso que alguns deles podem abortar o projeto senatorial e entrar na briga por uma cadeira de deputado federal, estadual ou mesmo para o governo. Entre os fatores que pesam no cenário está a janela partidária que deve abrir no mês de março. Neste momento, os deputados federais terão o direito de mudar de partido, conforme suas conveniências. É bom lembrar que as conveniências políticas dos candidatos estão muito distantes de representar aquilo que o eleitor deseja, mas isso não tem muita importância para quem briga apenas por um espaço de poder. Os interesses da sociedade podem esperar para 2030, 2034, 2038…

 

CONCURSO PÚBLICO

A situação do concurso público realizado no município de Cacoal tornou-se um grande dilema para os candidatos aprovados no certamente, principalmente aqueles que pediriam demissão de outros empregos em diferentes municípios e se deslocaram para Cacoal com a intenção de tomar posse. Uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual suspendeu o concurso, as convocações e nomeações, deixando os candidatos aprovados numa situação de calamidade. Muitos deles chegaram ao município, alugaram casas e fizeram dívidas, acreditando que seriam empossados. Inicialmente, a Prefeitura de Cacoal alegou que houve problema com apenas um candidato, que teria tentado utilizar um equipamento eletrônico proibido pelo edital do concurso. Entretanto, não é isso que consta no documento de denúncia. O Ministério Público alega que 56 pessoas dizem que os fiscais do concurso não disponibilizaram envelopes de segurança para guardar os aparelhos. Outras 209 pessoas, segundo a denúncia, afirmam que os equipamentos e matérias proibidos pelo edital não foram guardados nos envelopes de segurança. O MP diz, ainda, que 146 pessoas foram vistas portando itens proibidos; 64 pessoas afirmaram ter ouvido sons durante a provas, sem que os fiscais tomassem providências. E 139 pessoas afirmaram ao MP que, em algum momento, ambos os fiscais se ausentaram da sala de provas. A situação parece ser mais grave do que parecia inicialmente.

 

ANA PACINI

Poucos dias atrás, os professores e técnicos educacionais da rede pública estadual de ensino comemoraram a divulgação, no Diário Oficial do estado, da exoneração de Ana Lúcia Pacini, hoje ex-secretária da educação de Rondônia. Alguns servidores da educação chegaram a imaginar que Ana Pacini seria lotada em alguma escola estadual para trabalhar, já que ela alega ser professora. Nada disso aconteceu! Ana Pacini e sua fiel escudeira, Marta Souza Costa, foram lotadas na Casa Civil do governo Marcos Rocha e vão ficar bem longe das escolas estaduais. Além disso, elas terão uma singela gratificação de R$ 18.317,10. Sim, esse é o valor que cada uma vai receber para prestar serviços na Casa Civil. Claro que elas também vão ter direito ao auxílio alimento, no valor R$ 1.519,34. A nomeação da dupla na Casa Civil indica que elas agora estão diretamente ligadas ao governador e vão participar das principais decisões políticas do estado, porque a Casa Civil é um órgão exclusivamente voltado para fazer a política do governo. Neste caso, é um pouco diferente da SEDUC, porque, agora, a dupla de amigas vai ter poder de participar de decisões sobre todas as secretarias estaduais. Antes era somente a SEDUC. A nomeação de Ana Pacini e Marta Costa aconteceu dois ou três dias após a exoneração da SEDUC. Então, elas estão tranquilas e provavelmente até tirem uns dias de férias, em setembro ou outubro. Enquanto isso, os professores trabalham todos os sábados, por uma decisão isolada de Ana Pacini.

 

HORAS EXTRAS

As aulas em dias de sábado não representam o único problema deixado por Ana Pacini na SEDUC. Desde o mês de fevereiro deste ano, muitos professores de diversos municípios do interior ministram aulas extras, sem nunca terem recebido nenhum centavo. Isso porque a equipe da SEDUC analisa desde o início do ano os documentos e não tem nenhuma previsão para concluir a análise. Os professores dão aulas extras para evitar que os alunos fiquem sem aulas de determinadas disciplinas, já que a falta de professores também é um dos maiores problemas deixado por Pacini e seu grupo na educação de Rondônia. Como a ex-secretária agora faz parte da equipe que está diretamente ligada à agenda do governador, é possível que ela visite escolas do interior, principalmente no próximo ano, quando haverá eleições, para dizer que deixou um grande legado na educação. Caso o governador realmente seja candidato a senador, como dizem seus aliados, talvez seja uma boa oportunidade para Ana Pacini levá-lo às escolas e pedir que os professores votem nele. O problema é que uma parte muito grande da rejeição que Marcos Rocha tem hoje dentro da educação é fruto da péssima atuação da ex-secretária na pasta da SEDUC.

 

PACOTE DA UTOPIA

O governador Marcos Rocha arrumou uma grande confusão com os funcionários da Procuradoria Geral do Estado. O problema não tem nenhuma relação com a cúpula da PGE, porque os servidores da cúpula devem estar rindo à toa, após a notícias de que terão um benefício extra de aproximadamente 12 mil reais. Enquanto isso, todos os demeias servidores do órgão, aqueles que carregam o piano, terão seu auxílio alimentação reduzido de R$ 1.985,88 para R$ 500,00. Na norma que trata do assunto, o governo explicou que o objetivo é unificar o auxílio alimentação, mas isso não convenceu os trabalhadores. Essas lambanças em série cometidas pelo governo de Rondônia possuem grande potencial para criar obstáculos gigantescos nos projetos políticos do governador. Segundo as informações que circulam nos bastidores políticos do estado, ele estaria se preparando para deixar o cargo em março ou abril do próximo ano e entrar na disputa por uma cadeira de senador. O governador também teria em seu pacote eleitoral a intenção de eleger sua esposa para a Câmara dos Deputados e o irmão para a Assembleia Legislativa. Claro que o cenário pode ser outro no ano que vem, mas atualmente a imagem do governador está muito desgastada. É difícil acreditar que ele teria a popularidade que imagina para eleger seus parentes e ainda garantir uma vaga de senador. Rondônia é um estado complicado para esse tipo de projeto pessoal.

 

AVENTUREIROS POLÍTICOS

Na última sessão ordinária de Cacoal, realizada na manha de segunda-feira, diversos vereadores usaram a tribuna para reclamar que alguns políticos desses que aparecem somente em vésperas de anos em que ocorrem eleições já começam dar sinais de vida. Alguns deputados estaduais, federais e senadores que nunca fizeram praticamente nada por Cacoal passaram a fazer visitas e discursos em defesa do município. É aquela velha mania de políticos velhacos, que dizem amar todo mundo. Agora, eles amam Cacoal, amam o rio Machado, amam as estradas rurais, amam a população de Cacoal e um dia sonham em morar aqui. Entretanto, durante o mandato que se finda no próximo ano, nada fizeram pelo município, em termos de viabilizar recursos públicos estaduais ou federais para a implementação de obras de infraestrutura. A população de Cacoal precisa ficar muito atenta e avaliar de modo criterioso as visitas desses políticos ao município. Não que eles estejam proibidos de frequentar a Capital do Café, mas porque é vergonhoso ter político no estado que nunca tiveram nenhuma preocupação com uma das cidades mais importantes de Rondônia. O eleitor cacoalense precisa acordar e analisar o que deseja para o município.

 

MARCA DA AUSÊNCIA

Muitas pessoas podem até não gostar do ex-deputado Nilton Capixaba, mas durante todo o período em que ele exerceu mandato em Brasília, Cacoal sempre foi tratada com prioridade. Basta lembrar que todo o trabalho de compra de equipamentos para colocar o Hospital Regional de Cacoal em funcionamento deve-se ao trabalho do Nilton Capixaba. Depois que ele deixou o cargo, apenas a ex-deputada Jaqueline Cassol teve uma atuação de respeito em relação a Cacoal, porque viabilizou um número volumoso de recursos. Caso Cacoal tivesse hoje algum deputado federal, provavelmente a obra do Hospital Municipal não estaria parada e dentro do matagal, porque um deputado federal poderia canalizar recursos para dar continuidade à obra, que está abandonada há vários anos. Pelas avaliações que própria administração municipal tem feito, seriam necessários cerca de 20 ou 30 milhões para a conclusão da obra do Hospital Municipal. Agora, com a existência das chamadas “Emendas Pix”, esses valores podem ser garantidos com extrema facilidade. A ausência de um nome de Cacoal em Brasília tem levado o município a perder grandes possibilidades de investimentos. Não para dá para aceitar que um município com essa importância seja tratado com migalhas por políticos que passeiam na Capital do Café apenas para fazer discursos vazios.





Mega-Sena, concurso 2.939: prêmio acumula e vai a R$ 100 milhões

O próximo sorteio da Mega será na quinta-feira (13) O sorteio do concurso 2.939 da Mega-Sena foi realizado na noite desta terça-feira (11), em São Paulo. Nenhuma...

Parceria na COP30 reforça compromisso com a Amazônia e a regeneração

Participação da companhia na Conferência do Clima reforça compromisso com a Amazônia e a regeneração   A Natura anuncia a parceria institucional para apoiar a realização...

Poesia: Porco e Urubu rumo a final da Libertadores

Poesia: Porco e Urubu rumo a final da Libertadores Moiseis Oliveira da Paixão Lima espera, Final prometida, O porco acelera, A fé garantida, O urubu pondera, A asa estendida. Dia marcado, Vinte e...






Rádio
Rádio Rondônia

Deputado Alex Redano indica recursos para viabilizar o Duelo na Fronteira em Guajará-Mirim

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), garantiu junto ao governo do estado a liberação de R$ 200 mil para apoiar a realização...

BOAS NOTÍCIAS (nem sempre)

Por  Lúcio Albuquerque 69 99910 8325 10.11.25 O BOM EXEMPLO DO BASQUETE O técnico do Real Betis, Espanha, o chileno Manuel Pèllegrini, deu uma sugestão que vai melhorar muito...

Prefeitura de Cacoal abre processos seletivos emergenciais para contratação de médicos e servidores em...

A Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), anunciou a abertura de dois...

Mais de 150 kg de drogas e quatro armas de fogo são apreendidas pela...

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia apreendeu, na manhã de hoje, no KM 195 da BR-364, em Pimenta Bueno, 156,4 kg de entorpecentes e...

Parceria na COP30 reforça compromisso com a Amazônia e a regeneração

Participação da companhia na Conferência do Clima reforça compromisso com a Amazônia e a regeneração   A Natura anuncia a parceria institucional para apoiar a realização...