Pedro Fernandes trata em Brasília de manifestação da Funai sobre área produtiva em Campo Novo

 

Com risco de mais de 200 famílias serem afetadas por nova demarcação, parlamentar leva demanda de Campo Novo à bancada federal.

Encontro aconteceu na capital federal (Foto: Ivan Lara)

Durante agenda em Brasília na terça-feira (1º), o deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) esteve no gabinete do deputado federal Lúcio Mosquini para tratar de uma preocupação urgente envolvendo a região de Campo Novo de Rondônia. A pauta é a recente manifestação de interesse da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) sobre uma extensa área produtiva, que inclui localidades como quilômetro 90, Terra Roxa, Grotão e trechos da BR-421.

 

 

 

Acompanhado de dados e relatos da comunidade, Pedro levou a demanda diretamente ao parlamentar federal, destacando os riscos que a situação representa para centenas de famílias. “Lá é uma área muito produtiva, precisa imediatamente tomar alguma solução porque vai prejudicar mais de 200 famílias que moram ali naquela região” afirmou Pedro Fernandes, destacando a urgência do tema.

 

 

 

Mosquini reforçou o compromisso com a população local e revelou que a situação será tratada diretamente com os órgãos competentes. “Já agendamos uma reunião no Incra, vamos estar tratando com a Funai e o Incra pra que essas pessoas não sejam atingidas” garantiu o deputado federal, que já havia tratado de pautas semelhantes com outros parlamentares estaduais.

 

 

 

Pedro reforçou que os moradores da região não invadiram áreas indígenas, mas vivem da produção rural e precisam de segurança jurídica para continuar gerando sustento. “Lá são homens trabalhadores, são pais de família, e a gente que tá lá naquela região, buscamos essa demanda e trouxemos aqui para o deputado Lúcio, para o senhor ajudar a gente lá na região” declarou o deputado estadual.

 

 

 

Ao final, Lúcio Mosquini reafirmou sua posição. “Não queremos que ninguém toque nem a terra indígena. A terra indígena tem que ser intocável, mas criar mais área indígena em cima de quem tá plantando, produzindo, fazendo o seu pão de cada dia em cima de uma terra, não podemos admitir.”

 

 

 

A mobilização dos parlamentares representa um esforço conjunto para preservar o direito à terra e à produção das famílias que vivem na região e dependem diretamente daquela área para sua subsistência.

 

 

 

Texto e foto: Ivan Lara I Jornalista

Notícias

Notícias