
CACOAL: O CAFÉ, A REDE GLOBO E A PROPAGANDA…
O município de Cacoal é um dos principais polos do estado de Rondônia e da Amazônia. Entretanto, muitas pessoas que habitam Nossa Urbe Obediana ainda se surpreendem com alguns fatos, embora não haja qualquer motivo para surpresas. Esta semana, quando a TV Globo mostrou uma reportagem na qual informou que a Capital do Café está entre os mais qualificados produtores deste grão no Globo Terrestre, houve diversas manifestações de surpresa e orgulho, nas redes sociais. Isto partindo de pessoas que nasceram e residem no município, há décadas, mas que ignoram as potencialidades deste importante município amazônico. O fato de grande parte da população cacoalense desconhecer as potencialidades do município onde vive implica dizer que os setores competentes para mostrar a imagem de Cacoal não estão no mesmo nível da produção e das potencialidades, fato lamentável para um município em que os políticos locais fazem de tudo para divulgar fatos que representam claramente apenas a propaganda pessoal, relegando o município a segundo plano e esperando que o JN mostre o que deveria ser mostrado, de modo institucional, pela Prefeitura de Cacoal e pelos políticos locais. As propagandas pessoais existem em larga escala e isto encanta milhares de obedianos…
Com relação à produção de café, aqui nesta coluna, por diversas vezes, já foram registrados fatos que evidenciam a qualidade e a capacidade de produção do município, mas é claro que as pessoas preferem ignorar. A coluna também já fez questionamentos sobre atividades que podem ser praticadas para agregar valor à produção de commodities, o que poderia ajudar alavancar muito mais o nome do município. É evidente que a Robusta Amazônia precisa ser enaltecida pela conquista, assim como todos os demais produtores, incluindo-se as comunidades indígenas que também possuem uma atuação brilhante, neste sentido. O município não começou a produzir café de alta qualidade e de padrão internacional agora. Existe todo um histórico de investimentos, de dedicação, de zelo pelos clientes, de respeito pelo pioneirismo do município… Tudo isso é praticado diariamente por Ruan Travain, seus parceiros comerciais da Don Bento, pela comunidade Suruí e pelos demais produtores de Cacoal, como o Café da Luz. Não é por acaso que hoje o continente asiático adotou o hábito de beber café. Isto tem um motivo: a perseverança e a qualidade da produção de café de qualidade em Cacoal é que levaram a isto. E não é a primeira vez que a TV Globo faz esse tipo de reportagem, trabalho, aliás, que também merece elogios, porque os profissionais da emissora sabem perceber os fatos positivos. Além disso, diversos produtores de Cacoal já foram premiados em eventos nacionais, pela qualidade do café cacoalense.
O que falta, então? Falta institucionalizar a propaganda! E quem deveria fazer isto? A Secretaria de Indústria e Comércio de Cacoal; a Secretaria de Cultural de Cacoal; a Câmara de Vereadores de Cacoal. Alguns dirão que isto já é feito, porque no município acontece a CAFECAU. Sim, acontece, mas isto não é suficiente, porque não tem a finalidade de levar a imagem do município para outros estados, para outros países, para outros continentes. A CAFECAU ainda é muito presa à propaganda pessoal de políticos locais, enquanto os produtores e produtos são mostrados na tela de fundo do evento. O município poderia usar um setor chamado SECOM para produzir vídeos institucionais e mostrar Cacoal ao mundo. Esta é uma missão que deveria ser realizada pela Secretaria de Industria e Comércio, pela Secretaria de Cultural, pela Secretaria de Educação… Imaginemos um trabalho desse tipo feito de modo permanente. O café cacoalense certamente abriria outros excelentes espaços no comércio nacional e internacional. Agora, imaginemos um trabalho de incentivo aos produtores e pequenos produtores do município, visando colocar na CAFECAU licor, cerveja, bolo, torta, sucos, doces e outros produtos de café… É claro que isto levaria o município a ocupar um espaço ímpar no estado de Rondônia e na Amazônia, mas é preciso haver os necessários estímulos…
Assim como os produtores de café, há outras atividades turísticas e comerciais de grande valor e que poderiam mostrar o diferente. O setor de comunicação da Prefeitura de Cacoal poderia promover competições de produtos locais, poderia promover os pontos turísticos do município, poderia realizar concursos de teatro, música, redação, poesia, voltados para registrar e divulgar as potencialidades. E não é tão difícil fazer isso, mas é necessário ter vontade e organização. E não vale dizer que não tem matéria prima para explorar. O município tem rios, plantações, balneários… E tem pessoas com talento, que poderiam produzir coisas maravilhosas, caso houvesse incentivo. Como já é tradição no município, e também no estado, no início da próxima semana, todos os vereadores vão usar a tribuna para parabenizar os produtores de café e dizer que eles são motivo de orgulho para Cacoal. É possível até que alguns vereadores proponham uma sessão solene para homenagear os produtores e fazer fotos. Situação semelhante poderá ocorrer no âmbito da Assembleia Legislativa. Mas é pouco provável que algum político apareça com um projeto bem elaborado, que tenha a finalidade de fomentar as atividades que exaltam a produção local. Basta observar que, no campo da música, por exemplo, é comum ver artistas nacionais contratados para fazer shows em Cacoal, mas nada se faz para promover a cultura musical local e outras áreas da arte…
Fica a impressão de que somente os produtos de outros estados é que possuem valor, em detrimento de muitas riquezas culturais, comerciais, sociais que existem na Capital do Café. O continente asiático e o ocidente já conhecem e gostam da qualidade do café de Cacoal. Isto é fato inegável, como também é inegável que tudo foi feito por esforço e dedicação dos produtores. Mas é possível que conheçam outras riquezas que possuem também alta qualidade e que podem ser atrativos turísticos, podem levar para o mundo a imagem positiva do município. Mas não será nenhuma surpresa, se, passado o clima de euforia da reportagem da TV Globo, todo mundo volte a ficar inerte, esperando que a TV Globo realize outros programas para mostrar que Cacoal é uma das cidades mais interessantes da Amazônia e do Globo Terrestre… Tenho dito!!!
FRANCISCO XAVIER GOMES
Professor da Rede Estadual e Jornalista
