Foi aprovado nesta segunda-feira (17), pela Câmara de Vereadores de Cacoal, o Projeto de Lei que altera a nomenclatura do cargo de Vigilante para Guarda Civil Patrimonial Municipal (GCPM). A proposta, encaminhada pelo executivo municipal, é fruto da indicação 61/2024 do vereador Edimar Kapiche.

Aprovada por unanimidade, a mudança tem por objetivo padronizar o nome da categoria seguindo a tendência nacional. A alteração de nome acontece devido a necessidade atual, modernizando as funções que cuidam do patrimônio público e da população em locais públicos. Durante seu discurso, Edimar Kapiche, que também é Guarda Civil Patrimonial, destacou que esses profissionais têm prestado um serviço de grande relevância para o município de Cacoal.

Acrescentou ainda que nos últimos anos a categoria tem contribuído de forma mais efetiva e mostrado a importância de investimentos pela administração municipal. A GCPM tem participação efetiva na segurança patrimonial e pessoal em escolas, unidades de saúde, hospitais, praças, parques, centros de convivência, em logradouros públicos no combate a furtos de rede elétrica, cemitérios, em eventos esportivos, feiras e festas públicas.

“Essa mudança de nomenclatura tem por finalidade reconhecer e garantir dignidade aos servidores municipais no exercício da função patrimonial de cuidado da população e dos estabelecimentos públicos”, apontou o vereador.

Além de Edimar Kapiche, a votação do projeto, que foi acompanhada por guardas civis patrimoniais e outros servidores municipais, foi defendida por todos os vereadores e vereadoras, que fizeram questão de defender a categoria pela união e pelo importante serviço prestado à sociedade cacoalense, especialmente na área da segurança pública.

Durante suas falas, vários parlamentares parabenizaram o vereador Edimar Kapiche por seu trabalho em prol da categoria e do serviço público. Os vereadores também elogiaram o executivo municipal pelo encaminhamento da matéria, e se puseram à disposição para debater e buscar mais melhorias para a categoria.

Junto ao cuidado e proteção do patrimônio público e pessoal, a Guarda Civil Patrimonial Municipal poderá auxiliar na segurança de eventos e autoridades, e apoiar e apoiar a Defesa Civil.

Fonte: Tudo Rondônia.