
Evento na Casa do Jornalismo Socioambiental reunirá lideranças do Sul Global para fortalecer a presença da Sociobioeconomia nas agendas oficiais do clima
Belém (PA), 11 de novembro – No próximo dia 16 de novembro, das 15h às 17h (horário de Brasília), a Casa do Jornalismo Socioambiental irá sediar o painel “A importância da Declaração Sul–Sul no reconhecimento da Sociobioeconomia como solução climática global”, uma atividade oficial da COP30 que reunirá representantes de diferentes regiões do Sul Global.
O encontro vai debater o papel da Declaração Sul–Sul como marco político e estratégico para o reconhecimento da Sociobioeconomia nas agendas internacionais do clima. Lançada durante a pré-COP, em Brasília, a iniciativa global liderada pelo Instituto Conexsus propõe integrar a Sociobioeconomia à agenda climática global, reconhecendo os povos e comunidades tradicionais como protagonistas das soluções para o clima.
Entre os principais tópicos do debate, estão a importância da Declaração como instrumento político e de cooperação entre países do Sul Global; as oportunidades e os desafios de ampliar sua incidência nas negociações internacionais; e o papel da Sociobioeconomia como solução climática já existente, que necessita de reconhecimento, escala e investimento para cumprir seu potencial de transição justa e sustentável.
A proposta é que o painel seja mais um marco nesta jornada conjunta para consolidar a Sociobioeconomia como uma resposta concreta à crise climática, capaz de gerar prosperidade econômica, conservação ambiental e inclusão social a partir dos territórios.
Participantes confirmados:
● Fabíola Zerbini, Diretora-Executiva da Conexsus (Brasil) — atua na articulação de negócios comunitários de impacto socioambiental e na construção de ecossistemas de financiamento e governança para a Sociobioeconomia.
● Fiorentina Refani, Diretora de Sociobioeconomia na CELIOS (Indonésia) — especialista em bioeconomia comunitária e integração de políticas territoriais na Ásia Pacífico.
● Mariana Gómez Soto, Coordenadora da Alianza NorAmazónica (América Latina) — pesquisadora e articuladora regional em desenvolvimento sustentável e gestão territorial.
● Basiru Isa, Secretário-Geral da REPALEAC – Rede de Populações Indígenas e Locais para a Gestão Sustentável dos Ecossistemas Florestais da África Central (África Central) — liderança indígena e comunitária que atua na conservação e gestão sustentável das florestas do Congo.
● Sara Omi, Presidente da Associação de Mulheres Líderes Territoriais da Aliança Mesoamericana de Povos e Florestas (América Central) — líder indígena e ponto focal de gênero na Aliança Global de Comunidades Territoriais (GATC)
Sobre a Declaração Sul–Sul
A Declaração Sul–Sul da Sociobioeconomia é uma iniciativa global dedicada a fortalecer negócios comunitários e de impacto socioambiental e já reúne mais de 40 organizações da África Central, América Latina e Ásia, com apoio da CLUA (Climate and Land Use Aliance), Skoll Foundation e PNUD/ONU. Tem como uma de suas metas principais transformar o reconhecimento da Sociobioeconomia como solução climática global em programas, recursos e políticas públicas, tanto na esfera internacional quanto nas agendas nacionais.
Leia o documento completo em: sociobioeconomia.com/declaracao/
Sobre a Conexsus
O Instituto Conexões Sustentáveis – Conexsus atua na promoção da conexão dos negócios comunitários com os mercados, sejam locais, regionais, nacionais ou internacionais, disponibilizando acesso a investimentos financeiros customizados para apoiar a estruturação dos arranjos comerciais e viabilizar as operações.
Sobre a Casa do Jornalismo Socioambiental
A Casa do Jornalismo Socioambiental funciona como uma base central e operacional que oferece hospedagem e apoio a profissionais de 21 veículos de imprensa que estão na cidade de Belém para cobrir a COP30. A proposta é tornar a cobertura mais ampla, diversa e aprofundada, dando ênfase às vozes do território e à distribuição conjunta de conteúdos para audiências nacionais e internacionais. O espaço contará com uma programação exclusiva para os comunicadores e para a sociedade civil, além de produzir conteúdos que serão distribuídos nacional e internacionalmente.
Local:
Casa do Jornalismo Socioambiental – Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 864, Belém (PA) Data e horário: 16 de novembro, das 15h às 17h (horário de Brasília)
