A parlamentar participou ativamente do Duelo na fronteira 2025 em Guajará-Mirim.

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) acompanhou desde a obra do bumbódromo no bloqueteamento interno do espaço até o resultado do boi consagrado campeão. Sua atuação nesse período no município de Guajará-Mirim foi intensa de muitos trabalhos.
A parlamentar tem demonstrado um forte compromisso com a valorização e o fortalecimento do Duelo na Fronteira, com diversas ações em seu mandato:
Infraestrutura do Bumbódromo: solicitando ao governo de Rondônia a elaboração e execução de um projeto de bloqueteamento interno em todo o Bumbódromo.
O objetivo é garantir mais segurança e organização para os participantes e alegorias, especialmente o trecho de terra batida que liga os barracões à arena, que ficava intransitável em períodos chuvosos. A demanda foi atendida.
Estande da Alero
Levou pela primeira vez o estande da Assembléia Legislativa de Rondônia para o bumbódromo em Guajará-Mirim.
Reconhecimento e homenagem
Promoveu uma sessão solene na Assembleia em homenagem às agremiações Malhadinho e Flor do Campo, reconhecendo a contribuição delas para a preservação da cultura popular de Guajará-Mirim.
Boi malhadinho (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)
Reconhecimento e valorização: promoveu Votos de Louvor para moradores dos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, cerca de 176 pessoas foram homenageadas pelos seus serviços entregues à população onde residem, a ocasião aconteceu no stand da Alero instalado no Bumbódromo.
Destinação de recursos: a parlamentar contribuiu ativamente para o evento destinando recursos financeiros por meio de emendas parlamentares, demonstrando apoio direto à realização do festival, onde destinou 500 mil para a realização do festival.
Nome oficial do Bumbódromo: A deputada protocolou um projeto de lei que denomina oficialmente o bumbódromo de Guajará-Mirim como Márcio Paz Menacho, uma homenagem que segue para a sanção do governador.
Boi flor do campo e sinhazinha (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)
Regulamentação e data fixa: Atendendo a pedidos da população, propôs um projeto de lei para definir uma data oficial para a realização do Duelo na Fronteira, visando respeitar a tradição, fortalecer a identidade e valorizar as agremiações, buscando evitar problemas relacionados a mudanças climáticas (chuvas) que impactaram edições recentes.
A atuação da deputada Dra. Taíssa tem sido intensa e focada em garantir a estrutura, a segurança e a visibilidade para manter viva essa cultura tão enriquecedora que é o Duelo na Fronteira.
Texto: Leidy Melo | Assessoria Parlamentar
Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO
