Parceria promove testes rápidos, avaliações básicas e orientações para incentivar diagnóstico precoce e autocuidado entre militares
Em alusão ao Novembro Azul, A Afya Centro Universitário Ji-Paraná realiza uma ação integrada de promoção à saúde nesta quarta-feira (19) no Quartel da Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A iniciativa reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado integral com a saúde masculina, especialmente entre os militares, que frequentemente enfrentam jornadas intensas e fatores estressores próprios da rotina de trabalho.
A programação contará com testes rápidos para Hepatites B e C, HIV e sífilis, além de glicemia capilar, verificação de pressão arterial e orientações em saúde voltadas para prevenção de doenças crônicas e infecções, hábitos saudáveis e autocuidado.
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Afya Centro Universitário Ji-Paraná, Fabiana Nink, a ação fortalece a aproximação entre ensino, serviço e comunidade. “Nosso objetivo é ampliar o acesso aos cuidados preventivos e estimular que cada militar esteja atento aos sinais do próprio corpo. Quando falamos de saúde do homem, o diagnóstico precoce salva vidas”, destaca.
Ela ressalta que iniciativas como essa contribuem para quebrar barreiras culturais que ainda afastam muitos homens dos serviços de saúde. “Sabemos que, por questões de rotina e até mesmo por preconceitos históricos, os homens procuram menos atendimento preventivo. Por isso, levar esses serviços até o ambiente de trabalho dos militares faz muita diferença”, completa.
A ação também busca fortalecer a rede de cuidado, aproximando instituições e garantindo que orientações e encaminhamentos necessários sejam realizados com rapidez e segurança. “O Novembro Azul é um lembrete importante de que cuidar da saúde não pode ser eventual. É um compromisso contínuo”, reforça Fabiana.
A atividade será conduzida por acadêmicos e profissionais da área, promovendo um momento de conscientização, acolhimento e incentivo ao autocuidado entre os militares.
Afya Amazônia
A Afya tem uma forte relação com a Amazônia, com 16 unidades de graduação e pós-graduação na Região Norte. O estado do Acre conta com uma instituição de graduação (Afya Cruzeiro do Sul). Tem ainda oito escolas de Medicina em outros estados da Região: Amazonas (2), Acre (1), Pará (4), Rondônia (2) e Tocantins (3). Além delas, a Afya também está presente na região com 3 unidades de pós-graduação médica nas capitais Belém (PA), Manaus (AM) e Palmas (TO).
Sobre a Afya
A Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
