
O mercado de consórcios vive um momento histórico no Brasil. Em um cenário de juros elevados e maior restrição ao crédito tradicional, essa modalidade de compra planejada se consolida como alternativa segura e acessível para consumo e investimentos.
De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o Sistema de Consórcios superou a marca de 11,4 milhões de participantes ativos, alcançando um dos maiores volumes de vendas dos últimos anos. O aumento da procura é impulsionado por consumidores que buscam fugir dos juros elevados do financiamento e encontrar formas mais estratégicas de adquirir bens e realizar investimentos.
A busca pelo consórcio tem sido motivada tanto por consumidores interessados na compra de imóveis e veículos quanto por investidores que utilizam a modalidade como estratégia de construção patrimonial.
Cooperativas ganham protagonismo – Destaque para o Sicoob Fronteiras!
No contexto desse crescimento, as cooperativas de crédito têm assumido papel de destaque na oferta e democratização do acesso aos consórcios. Um exemplo disso é o Sicoob Fronteiras, que tem registrado ampliação significativa de sua carteira de consorciados ao oferecer condições mais vantajosas, suporte consultivo e fortalecimento da educação financeira entre seus associados.
“O Consórcio do Sicoob tira os seus projetos do papel. Você pode conquistar o imóvel próprio, o veículo dos sonhos, ou também adquirir equipamentos e serviços de alto custo. Temos uma equipe preparada para sanar qualquer dúvida e também o Simulador de Consórcio, no qual você pode descobrir o potencial de rentabilidade do seu investimento financeiro em diferentes cenários e começar a planejar o seu futuro”, destaca o presidente do Sicoob Fronteiras, Carlos Biazi.
Com a combinação de juros altos no crédito tradicional, instabilidade econômica e maior consciência financeira do consumidor brasileiro, o mercado de consórcios se consolida como um dos principais movimentos do setor financeiro em 2025. Neste sentido, cooperativas como o Sicoob Fronteiras surgem como protagonistas nesse processo de expansão e inclusão econômica.
“O consórcio se tornou alternativa previsível para planejamento financeiro de longo prazo, com parcelas acessíveis e sem cobrança de juros, apenas taxa de administração”, reforça Carlos Biazi.
(Giliane Perin p/ Sicoob Fronteiras)
