Cacoal/RO, 18 de abril de 2024 – 12:55
Search
Search
18 de abril de 2024 – 12:55

Alex Redano assegura cursos de qualificação profissional a região do Vale do Jamari

Além de Ariquemes, outros oito municípios serão contemplados pelo programa

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) visitou na tarde da última quarta-feira (20) a unidade móvel do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), por meio da “Escola de Frigorífico e Piscicultura” que assegura cursos técnicos e de qualificação profissional para a região do Vale do Jamari. Serão contemplados os municípios de Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Machadinho do Oeste, Monte Negro e Rio Crespo.

A ação tem o objetivo de fortalecer a capacidade produtiva da região. Serão contemplados os seguintes eixos tecnológicos: Produção Alimentícia, com aulas sobre Panificação e Confeitaria; Processamento de Pescado, com curso de Piscicultura e Frigorífico; Ambiente e Saúde, com aulas sobre Imagem Pessoal; e Processos Industriais, com curso de Manutenção de Máquinas Pesadas.

Para o deputado estadual Alex Redano, é essencial garantir essa conexão aos precisam se qualificar para o mercado de trabalho. “Através do Idep, são ofertados cursos de habilitação técnica, qualificação profissional e formação inicial nas diversas regiões do Estado. Com isso não poderíamos deixar o Vale do Jamari de fora e nosso pedido foi prontamente atendido pelo governador, coronel Marcos Rocha (União Brasil), visando a elevação de empregabilidade e oportunidade de empreender em nosso estado”, destacou Alex Redano.

O parlamentar ressaltou a importância de garantir cursos de capacitação aos moradores da região. “Diante do avanços tecnológicos e a exigência do mercado de trabalho por mão-de-obra cada vez mais qualificada, muitos trabalhadores ou mesmos jovens, que tentam ingressar em seu primeiro emprego, se deparam com o obstáculo da escassez de cursos de qualificação profissional, muitas vezes por estarem distantes dos grandes centros urbanos ou pela insuficiência de centros de treinamento em seu munícipio”, frisou o deputado estadual.

O secretário Municipal de Agricultura, Industria e Comércio (Semaic), Antônio Marcos, comemorou essa mão amiga para Ariquemes e para a região do Vale do Jamari. “As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de março pelo site do Idep, o qual constam todas as informações dos cursos: Segurança nas Operações Frigoríficas, Introdução à Inspeção Sanitária de Carnes e Suínos e Atendimento ao Público, agradecemos o deputado Alex Redano por interceder junto ao Governo do Estado para mais essa ação no Vale do Jamari”, celebrou.

De acordo com o presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, o trabalho desempenhado pelo deputado estadual Alex Redano garantiu a disponibilidade para a aplicação de cursos profissionalizantes que irão assegurar a capacitação dos moradores da região por meio das unidades móveis “Educação Sobre Rodas”.

Alex Redano concluiu lembrando que “a parceria entre o Idep e a prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Industria e Comércio (Semaic) tem um papel importante para garantir que esses importantes cursos sejam levados aos que mais precisam”, encerrou.

Fonte: ALE/RO

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp