A COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA DE 2022 POSSA SIGNIFICAR A RESSURREIÇÃO DO MUNDO PARA A PAZ E PARA O AMOR.
*Prof. Dr. Valmor Bolan
Depois de dois anos de restrições, devido a pandemia do coronavírus, os cristãos poderão celebrar a Semana Santa. Muitas paróquias, do mundo todo, especialmente aonde as medidas sanitárias foram abrandadas, estão preparadas para uma Semana Santa intensa de atividades, celebrações, confissões, e todos os eventos litúrgicos que rememoram a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e a Sua ressurreição, no Domingo de Páscoa. É um tempo de orações e meditação sobre o sentido da Páscoa. À luz da fé, Cristo venceu a dor e a morte, para nós dar o testemunho de amor a todos, para a nossa salvação. Por isso o tempo da Páscoa é o mais importante na vida dos cristãos.
Em sua mensagem durante a Quaresma desse ano, o Papa Francisco afirmou que “a ressurreição de Cristo anima as esperanças terrenas com a ‘grande esperança’ da vida eterna e introduz, já no tempo presente, o germe da salvação (cf. Bento XVI, Spe salvi, 3; 7). Perante a amarga desilusão por tantos sonhos desfeitos, a inquietação com os desafios a enfrentar, o desconsolo pela pobreza de meios à disposição, a tentação é fechar-se num egoísmo individualista e, à vista dos sofrimentos alheios, refugiar-se na indiferença. Com efeito, mesmo os recursos melhores conhecem limitações: ‘Até os adolescentes se cansam, se fatigam, e os jovens tropeçam e vacilam’ (Is 40, 30). Deus, porém, ‘dá forças ao cansado e enche de vigor o fraco. (…) Aqueles que confiam no Senhor, renovam as suas forças. Têm asas como a águia, correm sem se cansar, marcham sem desfalecer’ (Is 40, 29.31). Precisamos, portanto, viver a Páscoa com a disposição para “repor a nossa fé e esperança no Senhor” (cf. 1 Ped 1, 21), “pois só com o olhar fixo em Jesus Cristo ressuscitado (cf. Heb 12, 2) é que podemos acolher a exortação do Apóstolo: ‘Não nos cansemos de fazer o bem’ (Gal 6, 9)”.
Esta é, portanto, a mensagem da Páscoa – passagem para uma vida renovada pela esperança, com a fé e a verdadeira caridade para com o próximo. É assim que estaremos vivendo melhor a Semana Santa, reafirmando a fé, em Jesus Cristo nosso Salvador. Feliz Páscoa para todos.