Brasil Paralelo revela verdadeira história do fim trágico da Varig

Date:

Tribuna Popular

Coluna Ponto Crítico – Marcos Rocha indica indecisão na candidatura ao Senado

Coluna Ponto Crítico – Por Felipe Corona Marcos Rocha indica...

Cruzeiro enfrenta Corinthians e ainda sonha com liderança do Brasileirão

O Corinthians visita o Cruzeiro neste domingo, em duelo...

Leila chega a 43 conquistas em 4 anos de mandato à frente do Palmeiras

Alviverde conquistou seu primeiro título da Copa do Brasil...
spot_img

Em novo documentário, produtora investiga os motivos que provocaram falência da maior empresa aérea do país


Documentário investigou os motivos por trás da queda da empresa de aviação brasileira | Foto: Reprodução/ Brasil Paralelo

 

A produtora Brasil Paralelo (BP) lançou na segunda-feira 12 seu mais novo filme-documentário originalVarig: A Caixa-Preta do Brasil, exclusivo para assinantes da plataforma de streaming.

A produção conta a história da Varig (“Viação Aérea Rio Grandense”), uma das maiores empresas aéreas do Brasil de todos os tempos. A Varig tinha um padrão de qualidade equivalente às principais empresas aéreas do mundo e chegou ao seu fim em 2006. Quase duas décadas depois do desastre, a Brasil Paralelo investigou os motivos por trás da falência enfrentada pela empresa.

Depois de entrevistar 19 especialistas, como profissionais da área de aviação, ex-funcionários da empresa e historiadores, o documentário propõe que a instabilidade do Estado brasileiro foi um dos fatores que contribuíram para a extinção da Varig.

“O fim trágico da precursora — e promissora — empresa Varig representa bem o nosso país: um Brasil que promete ser potência, sem jamais decolar”, afirmou a BP, em nota divulgada à imprensa. “Assistimos à queda da ‘estrela brasileira’ e à falência (ou sabotagem?) de nossa primeira multinacional”.

Segundo a produtora, as consequências da falência foram milhares de pessoas sem emprego e uma nação que entrou em um caos aéreo. O novo documentário sugere ainda que os cenários econômicos da época e as ações de gestão levaram à derrocada da empresa.

“Tal como a companhia, por anos o Brasil tem sido tratado como a grande aposta do futuro. Mas nos tornamos o país do amanhã que ficou no passado”, continua. “Conhecer a trajetória da primeira multinacional brasileira é conhecer a história do Brasil.”

(Fonte: Revista OESTE)

Mias notícias